CEAD-UFOP forma gestores e dá boas vindas a coordenadores pedagógicos

Nos dias 22 e 23 de março, o Centro de Educação Aberta e a Distância promoveu o I Encontro de Formação de Coordenação Pedagógica, com aproximadamente 480 alunos presentes e, simultaneamente, o III Encontro de Formação de Gestão Escolar, com a participação de aproximadamente 150 discentes. Ambos os cursos são ofertados pelo Cead, com duração de 18 meses.

O professor Breynner Ricardo de Oliveira, que coordena o curso de Gestão Escolar, afirma que os encontros durante a capacitação são importantes, já que é uma oportunidade para o aluno reconhecer o espaço universitário. "O curso é benéfico para a UFOP, já que confirma uma vocação regional. O conhecimento é disseminado por mais de 120 municípios, lugares onde a Universidade se faz presente”.

Público confere a palestra do professor Breynner de Oliveira durante o curso de Formação de Gestores - crédito Paula Bamberg

Os alunos se encontram três vezes durante o percurso, sendo uma vez no início, outra no meio do curso e, por fim, na etapa final. No primeiro encontro há uma apresentação do curso, no segundo há uma prova, atividades e/ou palestras e, no último encontro, os alunos apresentam seus Trabalhos de Conclusão de Curso, além de realizarem uma prova.

“O curso foi muito bom e atendeu às minhas expectativas. Consegui a especialização que tanto buscava”, disse Maria Helena Gonçalves dos Santos, de Novorizonte, aluna do curso de Formação de Gestores.

Já o I Encontro de Formação do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, coordenado pela professora Adriana Maria Tonini, apresentou a capacitação e as disciplinas aos alunos. A professora destacou que o curso tem o objetivo de promover a refelexão sobre o trabalho pedagógico. “Escolhi fazer o curso para me capacitar e aprimorar a prática pedagógica”, relata Ana Maria da Silva, de Santa Luzia.

Público confere a palestra da professora Adriana Maria Tonini - crédito Lídia Martins

Cerimônia de abertura do I Encontro de Formação de Coordenação Pedagógica - crédito Paula Bamberg

Fonte: Amanda Sereno (
Site UFOP)