Professor Milton Rosa e Professora Marger Conceição Ventura Viana participaram da RELME28

Os professores Milton Rosa e Marger Conceição Ventura Viana participaram da XXVII Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa – RELME28, no período de 28 de julho de 2014 a 01 de agosto de 2014, em Barranquilla, na Colômbia.

Professor Milton Rosa foi convidado para participar da mesa redonda intitulada Modelación Matemática y la Formación Matemática en Algunas Carreras Profisionales composta por pesquisadores do México, Venezuela, Brasil e Colômbia. Prof. Milton discutiu sobre a formação de professores de matemática e a ação pedagógica necessária para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem baseada nos aspectos culturais da matemática por meio da etnomodelagem. Essa abordagem foi discutida por meio da apresentação intitulada La Matematización de las Prácticas Matemáticas a través de la Etnomodelación. O tema proposto para essa mesa foi amplamente debatido por um público de aproximadamente 50 pessoas.

Professora Marger Conceição Ventura Viana foi convidada para ministrar o minicurso intitulado El Matrimônio del Cine y el Aula de Matemáticas, que proporcionou aos participantes as ferramentas necessárias para a autilização do cinema como uma ação pedagógica para o ensino e aprendizagem em matemática. Prof. Marger é uma das pioneiras com relação ao uso do cinema em sala de aula, tendo ministrado vários minicursos relacionados com este tema. Prof. Marger também apresentou o Relatório de Investigação intitulado História de las Matemáticas en la Práctica de Enseñanza de las Matemáticas en Linea discutindo sobre a utilização da História de Matemática no processo de ensino e aprendizagem em matemática em cursos de formação de professores na modalidade a distância.

Por outro lado, os professores Milton e Marger apresentaram em conjunto o Relatório de Investigação intitulado La História de las Matemáticas en el Currículo para la Formación de Profesores de Matemática discutindo sobre a necessidade da inclusão dessa tendência educacional para o ensino e aprendizagem em matemática nos cursos de formação de professores nas modalidade presencial e a distância.