Professores do DEGEP/CEAD participam do VII Encontro Mineiro de Educação Matemática – VII EMEM

De 09 a 12 de Outubro de 2015, foi realizado na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o VII Encontro Mineiro de Educação Matemática, com mais de 600 participantes.

Os professores do DEGEP/CEAD Prof. Dr. Milton Rosa, Prof. Dr. Daniel Clark Orey e a Prof. Dra. Marger da Conceição Ventura Viana, participaram ativamente das atividades programadas pela comissão científica do evento:

• Prof. Dr. Daniel Clark Orey proferiu a palestra intitulada Etnomodelagem no dia 10/10/2015.

• Prof. Dr. Milton Rosa participou da mesa redonda sobre a Modelagem Matemática.

• Profa. Dra. Marger da Conceição Ventura Viana participou da mesa redonda sobre a Formação a Distância de Professores que Ensinam Matemática. Com a palestra "É possível formar professores de Matemática a distância?".

• O orientando Diego Pereira de Oliveira Cortes do Prof. Daniel Clark Orey apresentou a comunicação científica intitulada Rumo à Ação Pedagógica: Um Panorama da Produção de Pesquisas em Etnomatemática.

• A orientanda Joelma de Fátima Rodrigues Batista Freitas dos professores Daniel Clark Orey e Milton Rosa apresentou a comunicação científica intitulada "Um Estudo de Caso para Entender a Abordagem Crítica e Reflexiva da Modelagem Matemática: Trabalhando o Tema Poluição do Ar e da Água com os Alunos de um Curso de Matemática a Distância".

• O ex-orientando Evandro Alexandre da Silva Costa dos professores Milton Rosa e Marger da Conceição Ventura Viana apresentou a comunicação científica intitulada "Fragmentos Históricos do Desenho Geométrico no Currículo Matemático Brasileiro".

• O orientando Rodrigo Carlos Pinheiro do Prof. Milton Rosa apresentou o pôster intitulado "O Programa Etnomatemática na Sala de Aula: Uma Experiência com Alunos Surdos".

• O orientando Pedro Henrique Silva da Profa. Marger da Conceição Ventura Viana apresentou a comunicação científica intitulada "Levantamento de Dissertações e Teses sobre a História da Educação Matemática e Geometria das Transformações".

• A Profa. Marger da Conceição Ventura Viana apresentou a comunicação cientifica intitulada "As Avaliações Externas e a Escola: Possibilidades e Desafios para a Sala de Aula", que foi escrita em conjunto com o seu orientando Roberto Arlindo Pinto.

O Encontro Mineiro de Educação Matemática (EMEM) é um importante evento acadêmico e científico na área de Educação Matemática em Minas Gerais. Esse encontro têm como objetivos promover o intercâmbio de conhecimentos na área de Educação Matemática, divulgar os resultados de pesquisas realizadas em Minas Gerais e aproximar as pesquisas acadêmicas das práticas educacionais escolares e estimular o intercâmbio de experiências de sala de aula nos distintos níveis de ensino. As atividades programadas para esse evento foram palestras, minicursos, oficinas, pôsteres, comunicações científicas, divulgações de produtos educacionais e mesas redondas.