MiniCurso de Extensão do Projeto "A Presença Negra na Ouro Preto Oitocentista:Educação Patrimonial através de um mapa digital"

A invisibilidade da História e subalternização da cultura negra em Ouro Preto mostram o quanto o conhecimento sobre a cidade é incompleto, sendo exaltado sobretudo a presença dos colonizadores portugueses. O Projeto de Extensão “A Presença Negra em Ouro Preto do século XIX: Educação Patrimonial através de um mapa digital” tem identificado e registrado num mapa digital as experiências urbanas vivenciadas pela população de homens e mulheres negros ao longo dos oitocentos, numa perspectiva de decolonizar o olhar sobre a cidade e sua população.

Nosso principal objetivo, é construir coletivamente, com professores e estudantes de licenciatura, conhecimento e metodologias de ensino para divulgar a história e a cultura negra na cidade, além de produzir projetos de educação patrimonial centrados no afropatrimônio material e imaterial.

Projeto “A Presença Negra na Ouro Preto Oitocentista: Educação Patrimonial através de um mapa digital”
Coordenação: Profa. Dra. Janete Flor de Maio Fonseca (DEETE/UFOP)
Bolsista: Marina Sampaio de Oliveira ( Aluna de Graduação do DEHIS)
Voluntárias: Iany Maia (Aluna de Graduação DEHIS/UFOP) e Jéssica Duarte Batista Guimarães ( Graduada DEHIS)

A oficina terá duração de 3 horas, dividida em duas turmas de 30 alunos:
Turma 1 – de 9 às 12 horas;
Turma 2 – de 18 às 21 horas;
Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição.
Inscrições: https://forms.gle/3e2kSnb1HPfJ9AxA7

25-11-2021 Minicurso Projeto Extensao