+ Estrutura Curricular

A proposta curricular do curso busca favorecer reflexões e produzir melhorias nas práticas cotidianas das coordenações pedagógicas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica pública. Isso requer dos Coordenadores Pedagógicos a compreensão sobre sua função e sobre a importância de seu papel para o desenvolvimento da educação e da escola. Requer ainda justa percepção do alcance de suas ações, das dificuldades e alternativas que se lhe apresentam no dia-a-dia das instituições educativas.

O currículo do curso é estruturado em torno do eixo Organização do Trabalho Pedagógico. A opção por essa denominação para o eixo integrador do curso justifica-se pelo fato de que ela sintetiza a dupla abrangência da função de Coordenação Pedagógica numa instituição educacional: o âmbito da escola compreendida como local social de formação crítica e cidadã e o âmbito da sala de aula, espaço em que a prática educativa acontece de forma planejada e intencional.

Situar o Trabalho Pedagógico no eixo estruturante do currículo deste curso significa concebê-lo, não apenas como o domínio sobre o qual incidirão os estudos e reflexões propostas, mas também como uma indicação do caminho a seguir neste processo de formação. Trata-se de promover a reflexão sobre os diferentes âmbitos de atuação do Coordenador Pedagógico, dando realce àquilo que nos espaços educativos se constituem como ferramentas para sua intervenção. Trata-se, pois, de valorizar a teoria e a prática educativas, interligando-as no decorrer do processo de formação de modo a promover uma reflexão problematizadora da realidade escolar. Em outras palavras, a articulação teoria-prática buscará promover a análise fundamentada e crítica de questões do cotidiano escolar que configurem e, ao mesmo tempo, promovam transformações no trabalho da coordenação pedagógica, fortalecendo-o no interior da escola.

Nesse sentido, a matriz curricular do curso foi organizada por temáticas que se relacionam aos dois níveis de abrangência do trabalho pedagógico do profissional em questão, às quais serão desenvolvidas em Salas Ambientes. Nessas salas, abaixo apresentadas, os conteúdos serão estudados à luz do eixo central, de modo a proporcionar oportunidades de sínteses integradoras e promotoras de melhorias na prática dos Coordenadores Pedagógicos.