Curso de extensão: Portfólio/webfólio de aprendizagem: inovação no processo de ensinar, aprender e avaliar

Neste Webcurso e Webprosas aprendentes discutiremos a avaliação, a mediação pedagógica e as suas interfaces didáticas desenvolvidas no ensino presencial, híbrido ou a distância. Evidenciaremos ações investigativas e criativas, por meio de novas metodologias, procedimentos e registros didáticos interdisciplinares que podem ser sistematizados em portfólios/webfólios de aprendizagem.

Webcurso e Webprosas aprendentes

As Webprosas aprendentes temáticas e as salas virtuais estão abertas para todos(as) estudantes da UFOP, outras IES, docentes da Educação Básica e demais profissionais da educação interessados nos temas. As atividades do evento estarão disponibilizadas por meio de duas salas virtuais, na plataforma da UFOP ABERTA, a partir da seguinte organização:

Sala 1: Webcurso: Portfólio/webfólio de aprendizagem: inovação no processo de ensinar, aprender e avaliar – 45 h

Esta sala será mediada por uma equipe polidocente articulada à autogestão dos(as) cursista(s). Para tanto, os(as) participantes, ao acessarem as plataformas, poderão assistir às Webprosas aprendentes de forma síncrona ou assíncrona, receber sugestões de textos para leituras, realizar atividades de aprendizagem, fóruns virtuais, videoaulas etc..

Para participar do curso poderão se inscrever todos(as) as pessoas interessados(as) até o limite de 100 vagas, em cada oferta.

Sala 2: Webprosas aprendentes – 2h

Esta sala virtual será preparada para autogestão dos(as) cursista(s). Para tanto, os(as) participantes, ao acessarem as plataformas, poderão assistir às Webprosas aprendentes de forma síncrona ou assíncrona, receber sugestões de textos para leituras, videoaulas e baixar os certificados.

As Webprosas aprendentes serão disponibilizadas, gradativamente, nas salas virtuais da plataforma UFOP ABERTA. Portanto, para participar, é necessário que os(as) interessados(as) se inscrevam nesta plataforma, usando uma conta de acesso (login), conforme orientação a seguir.

Carga Horária: Será definida de acordo com as atividades propostas para cada Webprosa, que, em geral, será de 2 horas.


Período de Inscrição e Webprosas aprendentes:
As inscrições iniciam em 05 de abril/2021, e podem ser feitas a qualquer momento, por meio da plataforma da UFOP ABERTA, até a finalização das Webprosas, em 30 novembro/2021.


Turmas:

1ª turma: 9/4 a 15/05 a 30/6 (inscrições abertas)

2ª turma: 9/8 a 24/9 a 19/11


Inscrição no Webcuso e nas Webprosas aprendentes (UFOP ABERTA)

Para participar das atividades propostas – Webcurso e Webprosas aprendentes -, você deve criar sua conta na UFOP ABERTA, seguindo as orientações apresentadas nos passos indicados a seguir:

1º passo: Entre no site da UFOP ABERTA, usando o navegador Mozilla Firefox. Clique no link https://moodle.aberta.ufop.br/login/signup.php e preencha os campos indicados.

Atenção! Você receberá a confirmação da criação de sua conta pelo e-mail que usou para fazer o cadastro. Caso não receba a confirmação do procedimento após 24 horas, verifique a caixa de spam e, se não houver a confirmação, entre em contato com ufopaberta@ufop.edu.br, informando seus dados.

2º passo: Depois de ter sua conta de acesso criada (login), você poderá se inscrever no Webcurso e/ou nas Webprosas aprendentes. Para tanto, deverá clicar nos respectivos links, abaixo listados:

1. Webcurso - https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=58

2. Webprosas aprendentes - https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=62

3º passo: Faça seu login e confirme sua autoinscrição.

Certificação: A declaração de participação no Webcurso (45 horas) e Webprosas aprendentes (2 horas, cada uma), será emitida pelo(a) próprio(a) participante, após a finalização das ações, de acordo com a orientação disponível na sala virtual de cada webevento.

Temas: Os temas serão variados, de acordo com a proposta de cada sessão. Você deve, pois, acompanhar a programação.

 


Folder - Curso de Extensão: Portfólio/webfólio de aprendizagem