UFOP em destaque no III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa

De 07 a 11 de Julho de 2015 diversos países e comunidades de Língua Portuguesa estiveram reunidos em Torreira-Murtosa, Portugal, para a realização do III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa.

Dentro das mais diversas discussões referentes a Educação Ambiental foi fomentado o amplo debate no fórum promovido pela Rede Lusófona sobre o tema “Educação ambiental e participação social: travessias e encontros para os bens comuns”.

Dentro dessa perspectiva a equipe da UFOP participa de forma efetiva, ao compor a comissão cientifica através da Profª Dulce Maria Pereira, assim como no desenvolvimento de simpósio, atividades orais, rede de diálogos, banner, participação como proponentes e facilitadores em mesas redondas, além de integrar a equipe de relatoria do Congresso.

Os trabalhos apresentados são resultado de diversas ações e parcerias realizados através do Processo Formativo em Escolas Sustentáveis e COM-VIDA CEAD-UFOP. A equipe liderada pela Porfa. Dulce Pereira foi integrada pelo Professor Gilberto Fernandes (DECIV), Dra. Teresa Vilella da AGU e colaboradora do curso, Jacqueline Guerreiro , professora do processo formativo, Jéssica Santos, tutora e Rodrigo Farias, aluno. Entre as instituições apoiadoras estão a ONU Mulheres, a Fundação Gorceix e a FEOP.

Na abertura do evento a professora Dulce Maria Pereira compôs a mesa oficial, representando o Brasil, e ressaltou em sua fala os desafios e avanços vivenciados e construídos através da educação ambiental brasileira e do contexto Latinoamericano. Foi, ainda a responsável pela apresentação do relatório final do III Congresso Internacional de Educação ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa.

Segundo o professor Gilberto Fernandes, que atua diretamente no ensino de referências de sustentabilidade para as construções e reformas da escolas, no curso que se dedica à formação continuada de professores, “...um ponto alto do Congresso foi a discussão com participantes da África, da Galícia e de Portugal sobre as mudanças necessárias na formação acadêmica, e precisamente na engenharia e na arquitetura. As premissas da sustentabilidade aplicadas na organização do espaço, para que as escolas e as cidades sejam realmente sustentáveis, exigem a formação de profissionais com percepção do todo e prontos a aplicar e desenvolver tecnologias de baixo impacto ambiental. Demanda que considerem a diversidade humana e cultural local, os conflitos, interesses e os potenciais das localidades. Para se formar este ou esta profissional, o ensino superior precisa romper com sua própria história cartesiana e incorporar a ética da responsabilidade com visão holística.”





 

 


Secretaria do Curso

(31) 3559.1306

Supervisão Pedagógica do Curso

Prof.ª Tatiana Gomes Ferreira

Supervisão do Curso

Prof. Hudson Augusto Silva

Coordenação do curso

Prof.ª Dulce Maria Pereira

(31) 3559.1306

Núcleo Docente Estruturante

Presidente

Prof.ª Dulce M. Pereira

(31) 3559.1306


Coordenador

Prof. Jorge Luiz Brescia Murta

(31) 3559.1306