Lançamento do livro “Uma nova democracia para o século XXI?”

31-05-2021 Livro Uma-Nova-Democracia-para-o-seculo-XXI

 

O Prof. Wellington Tavares, do Departamento de Gestão Pública (DEGEP), participou da produção e lançamento do livro “Uma nova democracia para o século XXI?”, por meio da tradução de artigos para o português e com a autoria de um dos capítulos que formam o livro.

O livro é resultado da colaboração de acadêmicos brasileiros e espanhóis, e foi organizado pelos professores Joaquin Brugué Torruella (Universidade de Girona - Espanha), Simone Martins (UFV - Brasil) e Carmen Pineda Nebot (Pesquisadora – Espanha), como fruto do trabalho de diversos pesquisadores ligados ao Grupo de Pesquisa em Administração Pública e Políticas Públicas (GIGAPP) e ao Grupo de Pesquisa em Espaços Deliberativos e Governança Pública (GEGOP), que fez parte da rede de grupos de trabalho do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), ligado à UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

De acordo com a apresentação feita pelos organizadores, não há a possibilidade vislumbrar o futuro em relação à democracia, “mas podemos apontar elementos de análise do que aconteceu durante essas três décadas de crise do modelo representativo e emergencial de formas democráticas alternativas. Trata-se, portanto, de um texto em tempos de transformação”. Além disso, os organizadores chamam a atenção para o fato de que existe “uma crise que, além de sua estrita manifestação de saúde, pode afetar nossa economia, nosso modelo social, nossa forma de nos relacionarmos e, claro, nossos modelos de governança democrática. Diante desta situação angustiante, perguntas e dúvidas se aglomeram. E parece haver uma única certeza, semelhante à que estávamos pedindo no início desta introdução, que está relacionada com a impressão de viver momentos de profunda transformação. A democracia tem sido o que nos permitiu viver juntos sendo diferentes, escreveu o filósofo Daniel Innerarity, mas nada nos garante que ela possa continuar a desenvolver esse papel crucial no futuro. Devemos nos preparar para tempos turbulentos e devemos trabalhar para que essas turbulências não eliminem os princípios de igualdade e liberdade que caracterizam o ideal democrático”.

O capítulo de autoria do Prof. Wellington Tavares e do Prof. Claudio Penteado (UFABC) é intitulado de “Democracia em Sociedades Digitais”, no qual os professores incorporam a dimensão digital na análise sobre a democracia, fator que, sem dúvida, impacta muito significativamente nesses momentos de transformação democrática. De acordo com os autores, “o propósito desse capítulo está centrado na discussão sobre o desenvolvimento de ambientes online e ferramentas digitais que tem permitido uma nova configuração da esfera pública e, por sua vez, novas oportunidades de ações políticas por parte dos usuários, sejam eles cidadãos comuns que exercem seus interesses políticos a partir do uso das ferramentas e espações disponíveis, bem como candidatos e políticos que se utilizam de tais fatores para exercerem seus interesses e certo tipo de controle informacional que afetam os processos democráticos. Para melhor entendimento, são apresentadas duas sessões principais: na primeira coloca-se em discussão a relação entre internet e democracia, defendendo que nessa relação ocorre um certo tipo de inovação política a partir do ambiente virtual que permite o aumento de experiências de participação; já na segunda, o enfoque se dá sobre as falhas no sistema que apresentam riscos à democracia, especialmente pela forma como são configurados os espaços das redes sociais e os tipos de afiliação que propiciam, bem como pelo risco do uso de fake news (notícias falsas) que impactam no direcionamento e resultado de campanhas eleitorais e na governabilidade”.

O livro pode ser encontrado nas versões em português e espanhol, conforme os links que seguem abaixo:

Versão em português: http://www.ippds.ufv.br/wp-content/uploads/2020/11/LIVRO-UMA-NOVA-DEMOCRACIA-PARA-O-SECULO-XXI-revis%C3%A3o-final-12-11-2020.pdf

Versão em espanhol: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20201130040300/Una-nueva-democracia.pdf

 

Secretaria do Departamento:

Martinelly Martins

(31) 3559.1355

 

Chefe do Departamento:

Profa. Mírian Assumpção e Lima

(31) 3559.1942

 

Vice-chefe do Departamento:

Prof. Helton Cristian de Paula

(31) 3559.1448