Professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicam capítulo de livro

Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey do DEGEP/CEAD-UFOP publicaram o capítulo intitulado A Pedagogia Culturalmente Relevante: algumas reflexões sobre a relação entre a Lei 10.639/03 e as suas diretrizes para o ensino e aprendizagem em matemática por meio da etnomatemática no livro intitulado Pensando Áfricas e suas Diásporas: aportes teóricos para a discussão negro-brasileira, organizado por Clézio Roberto Gonçalvez, Janaína Damaceno Gomes e Kassandra da Silva Muniz, pela Editora Nandyala.

O livro foi lançado no dia 31 de Outubro de 2015 durante a programação do evento IV Pensando Áfricas e Suas Diásporas. Nesse capítulo, os professores Milton e Daniel mostram estudos referentes às práticas matemáticas realizadas no continente africano que podem revelar as possibilidades de inserção da cultura africana na elaboração das atividades matemáticas curriculares nos planos de aula. Essa abordagem tem como principal objetivo contribuir para que os alunos possam valorizar e aprender a ideias, as noções, os procedimentos e as práticas matemáticas que foram desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos e que possuem raízes nas culturas ancestrais africanas do povo brasileiro por meio de atividades culturalmente relevantes com fundamentação teórica na etnomatemática.

Confira!