Professores Daniel Clark Orey e Milton Rosa publicam artigo intitulado "Aproximando diferentes campos de conhecimento em educação: a Etnomatemática, a Etnobiologia e a Etnoecologia"

Professores Daniel Clark Orey e Milton Rosa publicam o artigo intitulado APROXIMANDO DIFERENTES CAMPOS DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: A ETNOMATEMÁTICA, A ETNOBIOLOGIA E A ETNOECOLOGIA no periódico VIDYA de Quales/Capes B3 da UNIFRA.

Nesse artigo, os professores discutem sobre a importância do interrelacionamento de saberes locais com diversas áreas de conhecimento para que possamos obter informações precisas e estruturadas sobre um determinado campo do conhecimento. Para que tenhamos condições de abordar com clareza essas interrelações, necessitamos compreender conceitos específicos encontrados em grandes áreas de conhecimento como, por exemplo, a Biologia, a Ecologia e a Matemática, que podem estar respaldadas em campos de pesquisa recentes denominados de Etnobiologia, Etnoecologia e Etnomatemática.

Um dos principais objetivos da etnobiologia, bem como da etnoecologia é promover um embasamento teórico capaz de integrar diferentes ramos das ciências naturais a outros campos de conhecimento científico, servindo como um elo entre diferentes culturas para aclarar a compreensão e o respeito mútuo entre os membros desses grupos.

Nesse contexto, o Programa Etnomatemática visa estimular reflexões mais abrangentes sobre a natureza do pensamento matemático no âmbito cognitivo, histórico, social e cultural.

 


Faça o download do artigo