Professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicam o artigo "Um estudo Etnomatemático da influência da linguagem no ensino e aprendizagem em matemática"

Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicam o artigo intitulado UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO DA INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA nos Anais do Sétimo Seminário de Educação e Leitura: Desafios e Criatividade, com ISBN 978-85-425-0115-5.

O congresso ocorreu em Natal, Rio Grande do Norte, no período de 11 a 14 de Novembro de 2013. Os professores Milton e Daniel participaram do Simpósio 6: Educação Etnomatemática como Leitura de Mundo, investigando como as diferenças linguísticas podem ser consideradas como fatores que podem influenciar o ensino e a aprendizagem em Matemática. Assim, o estudo das dificuldades linguísticas enfrentadas pelos alunos é uma questão educacional que deve ser pesquisada e debatida. Nesse sentido, a diversidade linguística e cultural das salas de aula oferece possibilidades por meio do estudo da perspectiva etnomatemática para que possamos compreender a influência que a linguagem tem sobre a matemática e como essa influência resulta nas diferentes maneiras pelas quais os conteúdos dessa disciplina são utilizados, comunicados, transmitidos e difundidos entre os membros da comunidade escolar. Sendo assim, a investigação discute a possibilidade da conexão entre a etnomatemática e a linguística, fornecendo elementos importantes para pesquisas colaborativas entre esses dois campos do conhecimento.

Faça o download do artigo