O ensino a distância é caracterizado como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios que utilizam a tecnologia de informação e comunicação por meio dos quais os alunos, tutores presenciais e a distância e os professores desenvolvem atividades curriculares em lugares e tempos diversos.
Além das comunicações realizadas virtualmente por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a plataforma Moodle, os alunos estão vinculados a um polo de apoio presencial, que é o espaço apropriado para a realização de encontros presenciais com os professores, tutores, e colegas.
No polo, os alunos realizam as provas presenciais, os exames especiais, os seminários e outras atividades presenciais de acordo com o proposto pelo calendário acadêmico. No ensino a distância, os alunos administram a própria aprendizagem, pois são os responsáveis pelo processo de ensino que é desencadeado no AVA, construindo o seu próprio método para melhor aproveitarem os conteúdos disponibilizados nesse ambiente de estudo.
Nesse contexto, como o currículo e o conhecimento devem ser percebidos como produtos de relações sociais e históricas, que são orientados por meio da perspectiva crítica do ciclo ação-reflexão-ação, então, quatro conceitos servem de elo entre as diferentes áreas e núcleos do conhecimento e, também, como um fio condutor para a base metodológica do curso:
De uma maneira geral, metodologicamente, o projeto pedagógico do curso explicita de um modo detalhado a ação didático-pedagógica desenvolvida no processo de ensino e aprendizagem, como por exemplo, o funcionamento da tutoria, a utilização dos materiais instrucionais e os processos de avaliação interna e externa do curso. No entanto, é importante reexaminar constantemente a metodologia definida para o desenvolvimento das atividades desenvolvidas para que se possa contemplar a interdisciplinaridade com o desenvolvimento do espírito científico e com a formação de alunos autônomos e cidadãos.