Graduandas em Administração Pública do CEAD participam de Congresso no Chile

As alunas Jéssica Cristina Oliveira e Marta Regina Ramos (da direita para a esquerda, na foto), do oitavo período do curso de graduação, a distância, em Administração Pública do Polo de Araguari, participaram do 30º Congreso Nacional de Estudantes de Administración Pública realizado no período de 5 a 7 de outubro na cidade de Santiago, Chile.

No Congresso foram abordadas diversas temáticas, tais como a descentralização regional nas dimensões política, fiscal e administrativa; conflitos sócio ambientais; o papel do Estado a partir da perspectiva da sustentabilidade ambiental; políticas direcionadas para os idosos; equidade de gênero; políticas de imigração; diversidade nas escolas; associativismo e outras.

Para as alunas, "a experiência trouxe conhecimentos importantes envolvendo a cidadania, sociedade, economia entre os países, direitos públicos, relações internacionais, planejamento, gestão pública e política, dentre outros. Essa oportunidade nos proporcionou um grande aprendizado, não só de cultura, diversidade com outros países e pelo contato com alunos de diferentes regiões, mas pela ideia científica que tivemos sobre o congresso. A participação no evento nos permitiu melhor compreender a importância dos estudos envolvendo a administração pública como meio de desenvolvimento político, econômico e social. Sugerimos que alunos e alunas do curso organizem e participem de eventos acadêmicos regionais, nacionais e internacionais”.

Secretaria do Curso

Josemary Oliveira