Professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicar artigo na RLE

Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey do DEGEP-CEAD publicaram o artigo intitulado Three Approaches in the Research Field of Ethnomodeling: Emic (local), Etic (global), and Dialogical (Glocal) na Revista Latinoamericana de Etnomatemática: Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática cujo Quales Capes é B5.

Nesse artigo, os autores discutem que a aquisição de ambos conhecimentos êmico e ético é um objetivo alternativo para a implementação da pesquisa em etnomodelagem. O conhecimento êmico (local) é essencial para o entendimento intituitivo e empático das ideas, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos. Esse conhecimento também é essencial para a condução de trabalho de campo etnográfico. Além disso, o conhecimento êmico é uma fonte valiosa de inspiração para hipóteses éticas. O conhecimento ético (global) é essencial para a comparação entre as culturas, que é baseada nos componentes da etnologia. Nesse sentido, essas comparações demandam unidades e categorias padronizadas para facilitar a comunicação. A dialógica (glocal) é a terceira abordagem para a pesquisa em etnomodelagem que utiliza as tradições e os conhecimentos êmico e ético por meio de processos de diálogo em interação. Finalmente, a etnomodelagem é definida como o estudo de fenômenos matemáticos dentro de uma cultura porque é um contruto social e culturalmente enraizado.

 


Confira o artigo!