Professores do CEAD-UFOP Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicam artigo

Os professores do DEGEP/CEAD Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram o artigo intitulado Etnomodelagem: A Abordagem Dialógica na Investigação de Saberes e Técnicas Êmicas e Éticas no periódico Contexto & Educação de classificação Qualis/Capes B2.

Nesse artigo, os professores discutem sobre a aplicação da etnomatemática em conjunto com as ferramentas da modelagem para fornecer por meio da etnomodelagem uma visão holística do conhecimento matemático desenvolvido pelos membros de grupos culturais distintos. Assim, a etnomodelagem procura conectar os aspectos culturais da Matemática com os seus aspectos acadêmicos.

Nesse contexto, o principal objetivo deste artigo é alertar os pesquisadores e investigadores para a necessidade do desenvolvimento de pesquisas e investigações em etnomodelagem com a utilização das abordagens êmica, ética e dialógica. Essas abordagens permitem que esses profissionais adquiram uma compreensão ampla do conhecimento matemático desenvolvido pelos membros de grupos culturais distintos. Os professores concluem que no processo da etnomodelagem a promoção do diálogo entre os conhecimentos locais e acadêmicos é importante para aproximá-los por meio da elaboração de atividades curriculares matemáticas contextualizadas.

 


Confira o artigo!