Profa. Marger Viana participa do Encontro Iberoamericano de História da Educação Matemática

A professora Marger da Conceição Ventura Viana, do DEGEP/CEAD participou do Encontro Iberoamericano de História da Educação Matemática que aconteceu em Belém - Pará, no período de 04 a 07 de Novembro de 2015, apresentando a Comunicação Científica DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX AO SÉCULO XXI: a formação de professores de Matemática na UFOP.

O Congresso Ibero-Americano de História da Matemática (CIHEM) foi realizado pela primeira vez em Covilhã - Portugal e o segundo em Cancún - México quando se constatou a que a produção de pesquisa em História da Educação Matemática tem crescido significativamente nos últimos anos.

A realização do III CIHEM complementa e aprofunda o intercâmbio entre pesquisadores e a produção de conhecimento ligada à história da Educação Matemática na América Latina, em Portugal e na Espanha, espelhando as diversas perspectivas e metodologias que vêm sendo seguidas.

Pesquisadores têm focado temas distintos, com fundamentações diversificadas em abordagens profícuas e criativas. Edições temáticas em História da Educação Matemática têm sido produzidas por conceituados periódicos nacionais e internacionais e, além dos inúmeros grupos de pesquisa que, embora criados mais recentemente, apresentam produção consistente.

O interesse pela temática tem crescido no âmbito da Educação Matemática nesses diversos países. Comissões internacionais, revistas com números especiais sobre o assunto, grupos de trabalho, de pesquisa e tantos outros indicadores mostram o quanto se justifica este evento.