Lançamento do livro "Mediação tecnológica e formação docente" no dia 19/05 no auditório do CEAD

Com imenso prazer convidamos para o lançamento do livro Mediação tecnológica e formação docente, organizado pelos professores Hércules Tolêdo Corrêa e Márcia Ambrósio, no dia 19 de maio de 2017, às 15h30 no auditório do CEAD.

Teremos uma mesa-redonda com a presença dos organizadores e também o lançamento de outras obras.

Este livro reúne textos de diferentes autores da área em um debate sobre a mediação tecnológica e a formação docente, dialogando com as diretrizes para a educação básica, na busca de possibilidades metodológicas para a EaD.

Tem como propósito desvelar o avanço das práticas pedagógicas na Educação a Distância, procurando melhorias na qualidade da educação oferecida nas escolas da rede pública de educação básica do Brasil e contribuindo para a formação de professores, nos cursos de licenciatura mediados pelas tecnologias digitais. Ademais, enfatiza práticas exitosas e estimula novas experiências acadêmicas em ambientes virtuais de aprendizagem. Desse modo, focaliza os seguintes aspectos:

1. A mediação tecnológica na formação docente;

2. A importância da linguagem e suas disciplinas na formação de pedagogos;

3. A questão dos letramentos na produção de materiais didáticos para uso na EaD;

4. A avaliação na EaD, em diferentes áreas do conhecimento e o uso do portfólio/webfólio no ensino superior;

5. O ensino da História por meio de jogos digitais em rede e por meio de projetos coletivos de conhecimento na EaD;

6. A sala virtual de coordenação pedagógica como espaço de cogestão dos tutores e do professor;

7. A docência/trabalho na EaD, no contexto do ensino superior, da alienação e da estrutura social. A obra procura estimular o leitor a refletir sobre trabalhos que apresentam estudos e pesquisas, nos quais se articulam vivências de prática pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem, e que permitem o confronto entre os conhecimentos cotidianos dos indivíduos e os conceitos científicos desenvolvidos nos últimos anos e que trazem reflexões sobre a formação do professor em cursos a distância e que vão preparar os alunos de hoje para o mundo de amanhã (Márcia Ambrósio e Hércules Tolêdo Corrêa).

Confira abaixo o sumário da obra:

Apresentação: Discutindo diretrizes para a educação básica e buscando possibilidades para a EaD

Hércules Corrêa e Márcia Ambrósio

1. Sistemas de Educação a Distância: materiais didáticos e tecnologias de suporte como elementos constitutivos

Daniel Mill (UFSCar) e Rubens Yutaka Yamaguchi (UFSCar)

Parte I – Linguagens e letramentos

2. Contribuições do ensino da(s) linguagem(ns) para a formação de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Hércules Tolêdo Corrêa (UFOP)

3. Os letramentos na elaboração do material didático para a EaD

Regina Cláudia Pinheiro (UECE) e Júlio César Araújo (UFC)

4. Relação com a escrita de estudantes de graduação no ensino on-line de graduação

Messias Dieb (UFC)