Convite: 15/10 Aula inaugural do Curso de Pedagogia do CEAD-UFOP traz a premiada escritora e ilustradora Ângela Leite de Souza

O curso de Pedagogia do CEAD-UFOP convida todos os seus alunos e demais membros da comunidade acadêmica para a aula inaugural de 2014 2, com a premiada escritora e ilustradora ÂNGELA LEITE DE SOUZA, a realizar-se às 19 horas do dia 15 de outubro, na sala de videoconferência do CEAD-UFOP, com transmissão para todos os polos de apoio presencial que ofertam o curso.

Ângela Leite de Souza nasceu e mora em Belo Horizonte. Viveu, porém, grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde se formou em Jornalismo pela PUC. De 1969 a 1975,exerceu regularmente a profissão, trabalhando em alguns dos principais jornais e revistas da imprensa brasileira, como VEJA, O GLOBO, JORNAL DO BRASIL, entre outros. Faz crítica literária, especialmente de literatura infanto-juvenil, área em que se especializou em 1992, na PUC/MG, tornando-se mestre em literatura.

Mãe de três filhos, a carreira literária iniciou-se em 1982 quando, de volta com a família a Belo Horizonte, seu livro de poemas Amoras com açúcar foi premiado e publicado pela Imprensa Oficial de Minas Gerais. Seus quinze anos de literatura foram comemorados com um outro prêmio - desta vez internacional - e também para um livro de poesia: Estas muitas Minas, livro de poesia voltado para o público adulto no qual a autora canta sua terra. Estas muitas Minas venceu o Prêmio Casa de Las Américas de Literatura Brasileira, de Cuba, em 1997, conquistando unanimemente o júri, entre mais de 200 concorrentes de diversos gêneros literários.

Ângela é também ilustradora e com Os elefantes e Medo de Escola participou da Bienal de Ilustração de Bratislava em 1997 e 1999. Uma das técnicas que mais tem empregado em seu trabalho é o bordado e/ou colagem em tecido. Foi assim que ilustrou o livro Meus Rios, um canto de amor à Cidade Maravilhosa, que foi um dos vencedores do Prêmio Carioquinha de Literatura Infantil de 1997.

Em 2013, o livro Entre Linhas, autoria e ilustração de Ângela Leite de Souza, ganhou o prêmio de MELHOR LIVRO DE POESIAS para crianças da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil!

Além do trabalho de criação, participa de júris de concursos literários, congressos, workshops, projetos culturais, dentro e fora do Brasil.

Convidamos todos a conhecer um pouco mais do trabalho de Ângela Leite de Souza, para melhor participação na aula inaugural, lendo seus livros e conhecendo mais o seu trabalho pelo site http://www.caleidoscopio.art.br/angelaleite/

Prof. Dr. Hércules Tolêdo Corrêa