CONVITE: 2º Seminário Práticas Pedagógicas, intitulado "Escre(Vidas docentes): as rochas do conhecimento"

O evento ocorrerá no Auditório do CEAD-UFOP Campus Morro do Cruzeiro - Ouro Preto - MG no dia 01 de julho, das 9h às 17h.

O seminário terá como destaque o lançamento da Coletânea Práticas Pedagógicas, composta por 18 obras que apresentam diversas perspectivas e análises embasadas em pesquisa empíricas e revisões da literatura.
As obras que serão lançadas, são:

Por meio dessas obras, buscamos promover uma educação inclusiva e multicultural, abordando temas relevantes e atuais da pesquisa em educação. Entre os assuntos contemplados estão:

• Tendências da pesquisa em educação
  • Inquietudes e quietudes na pesquisa em educação
  • Projeto Político Pedagógico transdisciplinar: abordagem hipertextual e multimodal
  • Formação histórica e historiografia da formação
  • Boas práticas pedagógicas
  • Inovação tecnológica
  • Corpo e movimento
  • Ludicidade, jogos, brincadeiras e visualidades
  • Letramento acadêmico e literário
  • Avaliação, registros e uso do portfólio
  • Narrativas docentes e memorial
  • tecnologias educacionais
  • Currículo, didáticas e saberes
  • Inclusão e diversidade étnico-racial

Através desses temas, buscamos ampliar o horizonte de conhecimento dos profissionais da educação, incentivando práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas, além de promover o respeito à diversidade e a preservação das múltiplas formas de expressão e aprendizado.

Espero que essas obras contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento da educação, fortalecendo a formação de professores e impactando positivamente a aprendizagem dos alunos.

Segue a programação sintética:

9h15: Africanidades: um roteiro histórico pela Ouro Preto Negra.
Coordenação: Dra. Janete Flor de Maio Fonseca, do DEETE/UFOP, com o apoio de bolsistas de extensão da PROEX. Nessa atividade, realizaremos uma caminhada exploratória pelo centro da cidade de Ouro Preto, refletindo sobre as marcas da presença negra nos espaços de trabalho, lazer, religiosidade, cultura, entre outros.

14h30-17h: A Ciranda das "Escre(Vidas) docentes" - Lançamento das obras da Coletânea de Práticas Pedagógicas

Autoridades presentes e professores(as) convidados(as):

Reitora e Pró-Reitoras da UFOP, Diretora do CEAD (Centro de Educação Aberta e a Distância), Secretárias de Educação, representantes dos municípios do Rio Doce, Santa Cruz do Escalvados, Presidência da Samarco, entre outros(as).
Prof. Convidado: Dr. Alexandre Gomes Soares (UFVJM) e outros(as).

WebPronunciamentos:

Prof. Dr. Paulo Brazão da Universidade da Madeira.
Profa. Dra. Adriana Hoffmann da UNIRIO.
Profa. Dra. Dagmar de Mello e Silva da UFF.

Durante a ciranda, os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e vivências como docentes, promovendo um espaço de troca de conhecimentos, narrativas e práticas pedagógicas. Também será possível apreciar e discutir as obras lançadas, promovendo uma interação ativa entre os participantes e as obras. Teremos ainda um momento de prosa com os(as) autores(as), possibilitando diálogos informais, perguntas, compartilhamento de ideias, troca de experiências e aprofundamento nas temáticas abordadas.

Encerraremos a tarde com uma apresentação musical e uma sessão de autógrafos, proporcionando momentos de descontração e interação entre os presentes.

A programação detalhada segue em abaixo.

2º Seminário Práticas Pedagógicas - 1º Momento

2º Seminário Práticas Pedagógicas - Programação