Webinário de Pesquisa em Educação

O Departamento de Educação e Tecnologias, do CEAD/UFOP, por meio de seus cursos - Práticas Pedagógicas (especialização), de Licenciatura em Pedagogia(EAD) e Geografia(EAD), abriu inscrição para o “Webinário de Pesquisa em Educação”, com o intuito de debater as seguintes temáticas ligadas à pesquisa em educação: 1. Abordagem qualitativa na pesquisa em educação; 2. Pensamentos, inquietações e quietude na pesquisa; 3. Conhecimento científico, pesquisa participativa, pesquisa-ação, formação e identidade docente; 5. Instrumentos de pesquisa qualitativa; 6; Das narrativas do ensino e das aprendizagens, às narrativas produtoras de conhecimento; 7. Os trabalhos acadêmico-científicos finais como uma produção audiovisual; 8. Escre(vidas) docentes: análises de diferentes textos dissertativos – especialização, mestrado e doutorado.

 

Webinários temáticos e as salas virtuais

As Webconferências temáticas e as salas virtuais estão abertas para todos(as) estudantes e docentes interessados(as) nos temas. As atividades do evento estarão disponibilizadas por meio de duas salas virtuais, na plataforma da UFOP ABERTA, com os seguintes focos:

● Sala 1: Webinários de Pesquisa em Educação: Foco 1: Tendências da Pesquisa em Educação e linhas de pesquisa;

● Sala 2. Webinários de Letramento Acadêmico: Foco 2: Letramento Acadêmico.(para consulta).

As salas foram preparadas para autogestão dos(as) cursista(s). Para tanto, os(as) participantes, ao acessarem as plataformas, poderão assistir às Webconferências de forma síncrona ou assíncrona, receber sugestões de textos para leituras, realizar atividades de aprendizagem, fóruns virtuais, videoaulas.

Durante o “Webinário de Pesquisa em Educação”, 15 webconferências serão disponibilizadas, gradativamente, nas salas virtuais da plataforma UFOP ABERTA. Portanto, para participar, é necessário que os(as) interessados(as) se inscrevam nesta plataforma, usando uma conta de acesso (login), conforme orientação a seguir.

 

Inscrição nas salas virtuais 

Para participar do webevento, você deve criar sua conta na UFOP ABERTA, seguindo as orientações apresentadas nos passos indicados a seguir:

1º passo: Entre no site da UFOP ABERTA, usando o navegador Mozilla Firefox. Clique no link https://moodle.aberta.ufop.br/login/signup.php e preencha os campos indicados.

Atenção! Você receberá a confirmação da criação de sua conta pelo e-mail que usou para fazer o cadastro. Caso não receba a confirmação do procedimento após 24 horas, verifique a caixa de spam e, se não houver a confirmação, entre em contato com ufopaberta@ufop.edu.br, informando seus dados.

2º passo: Depois de ter sua conta de acesso criada (login), e se inscrever no Webinário de Pesquisa em Educação, você deve clicar no link https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=60, fazer seu login e confirmar sua autoinscrição.

Certificação: A declaração de participação será emitida de acordo com a carga horária de cada Webconferência, pelo(a) próprio(a) participante, após a finalização da atividade, de acordo com a orientação disponível na sala virtual do webevento.

Carga Horária: Será definida de acordo com as atividades propostas para cada Webconferência, que, em geral, será de 2 horas.

Período de Inscrição: As inscrições iniciam em 10 de março/2021, e podem ser feitas a qualquer momento, por meio da plataforma da UFOP ABERTA, até a finalização do evento, em 30 de junho/2021.

Transmissão: Canal do You Tube da Professora Márcia Ambrósio.

Horário: Geralmente, a transmissão das Webconferências acontecerá às 19 horas.

Programe-se para acompanhar as Webconferências

Nossas Webconferências iniciaram no dia 10 de março e continuarão a partir do dia 22 de março até 30 de junho de 2021.

Para que você possa se organizar, não perdendo nenhuma atividade do Webevento, segue, abaixo, a programação detalhada. Uma vez que estiver cadastrado(a) na UFOP ABERTA, será enviado um lembrete, por email, um dia antes do início de cada Webconferência.

Para ser avisado(a) pelo YouTube, defina o lembrete clicando no link (apertando aqui) https://www.youtube.com/playlist?list=PLg1jB-y3yIBlJFXsvxypRu3qtbcHc7II4 e depois, em "definir lembrete" em cada videoconferência.

Participem e compartilhem!

 


Programação do Webinário de Pesquisa e Educação Download