Professores do DEETE participam da Mostra Multi: Interações

A partir do dia 08 até 26 de julho de 2020 acontecerá a Mostra Multi: Interações, organizada pela UFOP como um “espaço virtual de produção e compartilhamento de obras artísticas”, que “busca reunir trabalhos e produções elaboradas pela comunidade acadêmica da UFOP e por artistas, palestrantes e debatedores convidados pelas curadorias” de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Culturas Digitais, Memória e Música.

 

Os professores do Departamento de Educação e Tecnologias do CEAD  André Felipe Pinto Duarte e Janete Flor de Maio Fonseca integram, respectivamente, as curadorias de Culturas Digitais e de Memória.

 

A curadoria de Culturas Digitais abordará a cibercultura como um conjunto de valores, técnicas, práticas, modos de pensamento e de comportamento que têm sido construídos no ciberespaço ao longo dos anos. ‘Entre a Utopia e a Distopia’ é o eixo central do recorte. A ideia é apresentar uma mostra de documentários, realização de fóruns e promoção de debates com especialistas. O debate será feito pontuando fenômenos que envolvem as culturas digitais, tais como a discussão sobre a universalização do acesso (inclusão), pirataria, ativismo hacker, software livre x software proprietário, redes descentralizadas, capitalismo de vigilância e educação pública e as disputas sobre diferentes representações da realidade, dentre outros.

 

A curadoria de Memória pretende abordar as relações entre a história, a identidade social, o território e a memória dos povos das Minas Gerais, bem como o reconhecimento identitário de seus diferentes grupos. Baseada na diversidade da cultura mineira, procura articular as lembranças e os esquecimentos dos diferentes sujeitos sociais em diferentes tempos e espaços. A programação se dividirá em mesas redondas, seminários, oficinas, entrevistas, documentários, exposições, entre outras atividades culturais.

 

As atividades das curadorias de Culturas Digitais e de Memória acontecerão pela plataforma UFOP Aberta. Para participar os interessados devem se inscrever nas salas:

 

Você pode conferir a programação completa de todas as curadorias na página da Mostra Multi: Interações.

 

Participe!

 

08-07-2020 Capa FB Mostra Multi