resep masakan




Palestrantes convidados


DR. JOÃO CARLOS RELVÃO CAETANO

Licenciado em Direito (1994) pela Faculdade de Direito de Coimbra e Mestre em Economia Europeia (1997) pela Faculdade de Economia da mesma Universidade. Estudos de pós-graduação em Direito Constitucional Comparado (1996) pela Universidade de Tilburg, nos Países Baixos. Doutorado em Ciências Políticas pela Universidade Aberta, com a tese intitulada “A Harmonização de Direitos no Direito Europeu”. Na sequência do seu trabalho como membro da Assembleia de Revisão e da Comissão de Redação dos Estatutos da Universidade Aberta (2007-2008), foi nomeado pró-reitor da Universidade Aberta com o pelouro do Reordenamento Institucional (2009-2010), cargo em que foi reconduzido no redenominado pelouro do Reordenamento Institucional e Académico (2010-2011). É atualmente pró-reitor para os Assuntos Jurídicos da Universidade Aberta de Portugal. Além das suas atividades acadêmicas e de investigação, tem intervenção regular na imprensa nacional e internacional, com mais de duas centenas de artigos publicados, nomeadamente no Expresso, Público, Jornal de Letras, Jornal de Negócios, A Capital, Diário de Coimbra, Correio de Coimbra e Açoriano Oriental; e ainda Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Jornal de Angola.  Nomeado pelo Estado Português para a Agência Europeia dos Direitos Fundamentais (2012-2017), com sede em Viena.

DR. WAGNER JOSÉ CORRADI BARBOSA

Ingressou no Curso de Física da UFMG em 1987, tendo terminado a Graduação em 1990. Mestre em Astrofísica concluído em 1993. doutorado sanduiche, com estágio no Copenhagen University Observatory do Niels Bohr Institute for Astronomy, Physics and Geophysics (Dinamarca) e no European Southern Observatory (ESO no Chile e na Alemanha), concluido em abril de 1998. Professor do DF/UFMG desde agosto de 1998. Atua tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação. Desde o ano de 2000 é um dos responsáveis pelo Ensino a Distância (EAD) no Departamento de Física na UFMG. Desenvolveu várias ferramentas de apoio didático na modalidade EAD, incluindo um livro de fundamentos de física na modalidade EAD. Orientou vários estudantes nos mais diversos níveis da Pós-Graduação e da Graduação na UFMG. Coordeno vários projetos de pesquisa na linha de Física do Meio Interestelar e da Formação Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: nuvens interestelares, formação estelar, variabilidade estelar, pulsações, bandas interestelares difusas, aglomerados estelares e também em instrumentação astronômica. Dos trabalhos mais relevantes estão a publicação, em 2003, do maior catálogo de estrelas jovens de massa intermediária do Hemisfério Sul. Membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da International Astronomical Union (IAU). Em agosto de 2007 foi convidado para a Coordenação do Centro de Extensão do Instituto de Ciências Exatas ICEx/UFMG. Desde outubro de 2010 é o Coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES ) na UFMG e atua como avaliador de instituições pelo MEC. Vice-Presidência de EaD do Programa Inglês sem Fronteiras (SESU/MEC) e em março de 2014 fui nomeado Diretor de Educação a Distância da UFMG.

DR. FERNANDO SELMAR ROCHA FIDALGO

Fernando Selmar Rocha Fidalgo concluiu o doutorado em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1999. Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. É membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG. Foi pesquisador visitante no Institut de Recherches Economiques et Sociales. É Editor da revista Trabalho & Educação. Orienta atualmente quatro alunas de mestrado e cinco alunos de doutorado. Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordena Projetos de Pesquisas. Pós- doutorou-se na Université Paris X (2004) e, também, na Universidade do Porto (2010).

DR. EUCÍDIO PIMENTA ARRUDA

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestre e Doutor em Educação pela UFMG (2002 e 2009). Trabalhou na Universidade Estadual de Minas Gerais entre 2002 e 2005, nas áreas de Educação, Tecnologia e Metodologia do Ensino de História. Trabalhou na Universidade Fumec entre 2002 e 2008, onde desenvolveu atividades como diretor de EaD, Coordenador do Projeto Veredas, Coordenador do setor de Especialização e desenvolvi diversos projetos de pesquisa e extensão. Trabalhou na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entre julho de 2008 e agosto de 2012, como professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED/FACED/UFU), professor nos cursos de Pedagogia e Comunicação, coordenador do curso de Pedagogia a Distância FACED/UAB/UFU e como responsável pela área de Tecnologia do Centro de Educação a Distância da UFU. Membro da Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH). Membro da Associação Nacional de História (ANPUH). Desde agosto de 2012 trabalha na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), na área de Políticas Públicas em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. É atualmente o coordenador do sistema Universidade Aberta do Brasil na UFMG . Autor dos livros: Ciberprofessor: Novas Tecnologias, Ensino e Trabalho Docente (Autentica, 2004), Aprendizagens e jogos digitais (Alinea, 2011) e Fundamentos para o desenvolvimento de jogos digitais (Tekne, 2014). Possui diversos capítulos de livro publicados, bem como artigos em periódicos científicos. Desenvolve projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e FAPEMIG na area de modelagem computacional, formação de professores e ensino e aprendizagem por meio de museus.

DR. DANIEL RIBEIRO SILVA MILL

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) e, como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição e Educação a Distância.

DR. HELTON CRISTIAN DE PAULA

Doutor em Administração pelo CEPEAD/UFMG (2015), Mestre (2009) e Graduado (2006) em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, e técnico em Administração (1999) pela Escola Técnica de Formação Gerencial do SEBRAE-MG. Professor Assistente do Centro de Ensino a Distância - CEAD da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, leciona disciplinas no curso de Bacharelado em Administração Pública e Licenciatura em Matemática. Atuou como consultor na área de Controladoria e softwares de gestão empresarial (ERP), aplicados ao setor de produção e logística em diversas empresas industriais e trabalhou por cinco anos no Banco do Brasil no setor de operações de crédito para grandes grupos empresariais. Ministrou aulas no curso de graduação em Ciências Contábeis e também Administração da UFMG e graduação em Ciências Contábeis e também Economia e em cursos de especialização na área de Gestão no Centro Universitário UNA. Interesse em desenvolver pesquisas na área de Administração Pública, Contabilidade e Transferência de Tecnologia. 

DR. ADÉRITO FERNANDES MARCOS

É professor catedrático de nomeação definitiva da Universidade Aberta, Departamento de Ciências e Tecnologia, tendo assumido a direcção deste departamento desde Set. 2010 a Out. 2012. Foi professor associado da Universidade Aberta (set. 2009-fev.2013) e da Universidade do Minho (jan. 2000- ago. 2009).  Foi (co) fundador de diversas séries de workshops e conferências, destacando-se, série de Simpósios Ibero-Americanos de Computação Gráfica (SIACG - First Ibero-American Symposium on Computer Graphics); série de conferências internacionais denominada "Artech - International Conference in Digital Art", na sua quinta edição, sendo chairman do respectivo steering committee. Participa nos órgãos sociais de diversas instituições científicas e tecnológicas na área da Computação Gráfica, onde se destacam a associação europeia EUROGRAPHICS, o Grupo Português de Computação Gráfica, do qual foi presidente desde Outubro 2008 a Fev. 2013. É presidente da Artech-Int - Associação Internacional de Arte Computacional desde jan. 2013.  Foi mentor e coordenador de diversos projectos nacionais e europeus, donde se destacam, projeto PostCaVET (Post-Graduate Systems Development in Cape Verde and East Timor), financiado pelo programa Edulink ou o projecto VirtualActor - Development of a software framework for animating 3D virtual characters, employing partially autonomous virtual actors, financiado pela FCT. Tem sido avaliador de diversas instituições, de onde se destaca a Comissão Europeia, como avaliador permanente da rede de excelência EPOCH e do projecto integrado CASPAR. É autor ou co-autor de mais de cinco dezenas de publicações nacionais e internacionais sujeitas a recensão pelos pares. Participou na comissão de programa de mais de duas dezenas de conferências. É membro do Corpo de Revisores das revistas Computers & Graphics (Elsevier) e VIRTUAL (Grupo Português de Computação Gráfica), integrando a equipa de revisores da revista Computer Graphics and Applications (IEEE). Desde Outubro 2010 é editor chefe do International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, editado pela IGI Global, ISSN: 1947-3117:DOI: 10.4018/ijcicg.20100101; http://www.igi-global.com/IJCICG.