Práticas Pedagógicas

MODALIDADE: Pós-Graduação Lato Sensu

DURAÇÃO: 18 meses

CARGA HORÁRIA: 360h


O curso de Especialização em Práticas Pedagógicas obedece a  toda a legislação regulatória de cursos de especialização e cursos a distância do país. No que diz respeito a cursos a distância, atende o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB), Decreto Nº 2.494 de 10 de fevereiro de 1998, Decreto 2.561 de 27 de abril de 1998 e Portaria do MEC Nº 301 de 7 de abril de 1998.

 

Calendário 2017/2018 (Oferta 5)
Calendário 2014/2015 (Oferta 4)
Calendário 2022/2023/2024 (Oferta 6)

 

Atenção!
Informações sobre os prazos para a defesa
das monografias


+ Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso

 

+ Perfil do Profissional

O Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas da UFOP/CEAD enseja condições para que o especialista contribua na tarefa de democratizar o acesso aos conhecimentos visando, entre outros objetivos, a promoção da melhoria nas condições de vida das pessoas. De modo mais específico isso implica em ser um profissional capaz de ensinar, tanto no âmbito escolar como em espaços não-escolares, assim como investigar, refletir, gerar conhecimento, gerir variáveis relacionadas a atividade docente.

Nosso curso procura formar profissionais que incluem um conjunto de competências e habilidades, de forma a garantir uma base consistente no exercício de sua função.

+ Objetivos Gerais

O curso tem como objetivo ampliar as perspectivas de atuação docente e dar continuidade à formação profissional, proporcionando reflexões críticas sobre a prática pedagógica e o processo educativo.

+ Objetivos Específicos

  • Contribuir para a formação continuada de professores;

  • Promover reflexões sobre os fundamentos da educação, da escola e da prática pedagógica, bem como sobre os sentidos do processo educativo, contemplando a educação inclusiva.

+ Metodologia

O curso é formado por módulos sequenciais. Eles serão ofertados através da metodologia em Educação a Distância utilizando:

  • Orientações através de vídeoconferência;

  • Materiais didáticos produzidos em Linguagem Dialógica;

  • Ferramentas de interação online;

  • Os alunos terão assistência pedagógica de tutores presenciais nos polos de origem e tutores a distância através do ambiente virtual de aprendizagem, a plataforma Moodle.

+ Formas de avaliação

A avaliação do desempenho do cursista poderá ser realizada por meio de quatro instrumentos: atividades propostas durante as etapas a distância; atividades propostas nas etapas presenciais, avaliações e auto-avaliações escritas, e projetos de investigação desenvolvidos em contexto escolar.

+ Requisitos para Diplomação

Após a integralização curricular e defesa de monografia, seguir as orientações das secretarias dos polos ou da secretaria de cursos de Pós-Graduação para expedição do diploma.

+ Polos Presenciais

Curso ofertado nos polos:

Barão de Cocais – MG

Barueri – SP

Bom Despacho – MG

Caratinga – MG

Passos – MG

Vitória - ES

+ Tutores

Lista de Tutores

+ Membros do Colegiado

Presidente

Profa. Drª. Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

Professores

Prof. Dr. Adriano Sérgio Lopes da Gama Cerqueira

Profa. Drª. Gláucia Maria dos Santos Jorge

Representantes dos alunos

Marilane de Cascia Silva Santos

Thiago Nascimento Daniel

 

 

 

 

Secretaria de cursos Pós-Graduação

Luciana Alves

 

Coordenação de Tutores

Profa. Viviane Raposo Pimenta

 

Coordenação do curso

Profa. Márcia Ambrósio

(31) 3559.1915

 

Presidente

Profa. Márcia Ambrósio

(31) 3559.1915