Professora do CEAD apresenta trabalho em Simpósio da ESALQ-USP, em Piracicaba

A professora do CEAD, Dulce Maria Pereira, apresenta trabalho completo, que inclui exposição oral de artigo, pôster e desenvolvimento de atividade autogestionada, no Simpósio Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, na ESALQ-USP em Piracicaba, nos dias 7, 8 e 9 de maio.

O trabalho da UFOP expõe as metodologias, ferramentas pedagógicas inovadoras, processos e pesquisas transdisciplinares – com resultados produzidos nos diferentes territórios, em 24 municípios de 7 estados – desenvolvidos e aplicados pelo Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM VIDA.

O processo inclui currículo fenomenológico, gestão pautada na colaboração e espaço escolar poético-significativo, bem como a aplicação de técnicas referenciadas, sendo a escola compreendida como unidade de aprendizagem coletiva na comunidade. A implementação de ecotecnologias adaptadas às realidades das escolas em municípios nos estados de Minas Gerais, Acre, Amapá, Bahia, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo, assim como a complementaridade e colaboração entre universidades, escolas do ensino público – especificamente as 50 mil que aderiram ao Programa Mais Educação, do MEC – e a comunidade, no cumprimento do Programa Nacional de Educação Ambiental, são temas contemplados no trabalho aprovado da UFOP, sob o título Projetos e Processos Construtivos de Espaço Educador Sustentável.

Educadores como Antonio Donato Nobre, Jaqueline Moll, Michele Sato, Carlos Brandão, Rachel Trajber e José Vicente participam do encontro acadêmico, coordenado por Marcos Sorrentino.

A professora Dulce Maria Pereira participa das atividades do Simpósio da ESALQ juntamente com um dos professores do projeto da UFOP, Herman Hudson de Oliveira, da UFMT. Estudantes de graduação, bolsistas do Programa Agenda 21, do DEPRO, e professores do curso Escolas Sustentáveis são co-autores em todas as etapas do trabalho.

Secretaria do Curso

Supervisão Pedagógica do Curso