DEETE e NEABI convidam para palestra "História da Educação de Negros no Contexto da Lei 10.639/03" no dia 05 de abril às 19h30.

É com muita satisfação que o Departamento de Educação e Tecnologias da Universidade Federal de Ouro Preto convida todos a participarem do evento "online" em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas em que o professor Marcus Vinícius Fonseca ministrará palestra com tema "História da Educação de Negros no contexto da lei 10.639/03".

O objetivo é abordar o processo de construção da educação das relações raciais a partir de uma perspectiva analítica que tem como elemento central a história da educação dos negros, no Brasil. Dessa forma, trataremos de diferentes momentos em relação ao processo de incorporação dos negros à sociedade brasileira. O ponto culminante da análise é o processo de aprovação da Lei 10.639/2003 e a construção de uma política pública voltada para reconfiguração da educação das relações raciais. Destacamos esse processo como uma das mais importantes transformações pela qual passou a educação brasileira, sobretudo no que diz respeito ao reconhecimento da democracia, da diversidade e do combate às desigualdades raciais.

O palestrante, professor Marcus Vinícius Fonseca, possui Graduação em Filosofia pela PUC-MG, Mestrado em Educação pela UFMG, Doutorado em Educação pela USP e Pós-doutorado em Educação pela UFMG e também pela USP. É Professor Associado do Departamento de Educação da UFOP. É membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia da Educação - GERAES-UFOP e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena - NEABI-UFOP. É autor de vários artigos e livros tratando das questões relativas à educação das relações raciais no Brasil, destacadamente sobre a história da educação da população negra.

A Professora Janete, que fará a mediação do evento possui Pós-doutorado em História pela Université Libre de Bruxelles, Doutorado em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Profa. Associada do Departamento de Educação e Tecnologias da Universidade Federal de Ouro Preto.
Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História. Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Patrimônio Cultural, Educação e Tecnologias". Vice Coordenadora do GT Emancipações e Pós Abolição em Minas Gerais (ANPUH/MG). Membro do GT Educação Mediada por tecnologias. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação das Relações Étnico Raciais: História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/UFOP).

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do DEETE no Youtube: https://www.youtube.com/@deete_ufop no dia 05 de abril de 2023 às 19 horas e 30 minutos.

Será emitida declaração de participação.

30-03-2023 EventoDEETE