DEETE - Departamento de Educação e Tecnologias
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) será elaborado por coparticipação dos membros do DEETE. Na oportunidade, haverá discussão sobre os elementos educativos (princípios e finalidades da educação) importantes na confecção de um projeto vivo de educação superior, na modalidade a distância.
Questões que devem ser debatidas e deliberadas e que são pontos norteadores de um PPP: igualdade nas condições de acesso e permanência dos estudantes na universidade, qualidade de ensino, gestão democrática, liberdade e autonomia e valorização do magistério.
Para a elaboração do PPP, do ponto de vista de uma "nova" construção curricular, destaca-se que um dos desafios está em trazer contribuições a respeito da mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e de desencadeamento na prática docente e discente, por intermédio das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC). Entre a manutenção do modelo broadcast (transmissão de conhecimento) e a adoção do modelo interativo (estar-junto virtual), muitos desafios têm de ser enfrentados.
O Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE), do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), tem por objetivo desenvolver, de maneira indissociável, as atividades universitárias de ensino, pesquisa e extensão, na área de Educação e Tecnologias, tendo sob a sua responsabilidade o oferecimento de disciplinas para os cursos de Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia e outros, além da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu.
- Elaboração de planos de trabalho no seu âmbito regimental e estatutário;
- Atribuição de encargos didáticos;
- Proposição aos colegiados de curso de ementa, programa e carga horária das disciplinas oferecidas;
- Definição de linhas de pesquisa em sua área de conhecimento e afins;
- Definição de projetos pedagógicos em sua área de conhecimento e afins;
- Definição de propostas de extensão em sua área de conhecimento e afins;
- Proposição de políticas de recursos humanos em sua área de conhecimento;
- Elaboração do plano de capacitação de docentes na sua área de conhecimento;
- Aprovação de ações interdepartamentais de ensino, de pesquisa e de extensão;
- Proposição das demais atribuições definidas no Estatuto e Regimento da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
O DEETE funciona no prédio do CEAD, situado no Campus Universitário, Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, MG. No momento, estão sendo desenvolvidos concomitantemente dois projetos para reorganização do espaço físico, elaborados pela Prefeitura do Campus (PRECAM): layout do novo pavimento destinado ao CEAD e reorganização / adequação dos espaços já ocupados. São projetos que visam a atender a necessidades dos departamentos e respectivos cursos, bem como dos corpos docente e técnico-administrativo. A expansão física vai ao encontro da constituição de espaços destinados ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, como grupos de pesquisa, salas de atendimento e orientação, gabinetes de professores, secretarias de departamento e de colegiados de curso.
Os materiais e equipamentos necessários, como mobiliário, microcomputadores, recursos audiovisuais, rede de acesso à internet, telefonia, são fornecidos pela UFOP, com perspectiva de melhoria das condições atuais.
- GRUPO: "Patrimônio Cultural, Educação e Tecnologias Digitais"
LÍDER: Profª. Janete Flor de Maio Fonseca
Profª. Clotildes Madalena Avelar Teixeira (CITCEM/Universidade do Porto/ PT)
- GRUPO: TÉCHNE - Educação e Mediação Tecnológica
LÍDER: Profª. Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira - GRUPO: GHisemahcc-História da Educação Matemática: aspectos históricos, curriculares e culturais
LÍDERES: Profª. Marger da Conceição Ventura Viana e Prof. Milton Rosa
PESQUISAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Orientadora: Profa. Dra. Janete Flor de Maio Fonseca
Pesquisa 1. História e memória de comunidades e movimentos populares na internet - PIBIC / CNPq
Pesquisa 2. A História Online: Analisando sites de conteúdo de História do Brasil - PIP / UFOP
Orientador: Prof. Dr. Milton Rosa (DEETE)
Orientando: Sérgio Ricardo Gaspar (DEGEP)
Curso: Bacharelado em Administração Pública - Polo de Jandira
Pesquisa 1. Políticas Públicas em Tecnologia e Inovação Farmacêutica no Brasil: Uma abordagem Schumpeteriana
Edital: 02/2013 - PIVIC-1S-2013/2014
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Vigência: 01/04/2013 a 31/03/2014
Pesquisa 2. Política Farmacêutica Brasileira: Análise da Produção Estatal de Medicamentos
Edital: 12/2013 - PROBIC / FAPEMIG / UFOP
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Vigência: 01/03/2014 a 28/02/2015
PROJETOS DE PESQUISA
Orientadora: Profa. Dra. Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
Projeto 1. Portfolio de aprendizagem no ambiente virtual: metodologia, avaliação, conhecimento, inovação didática e criatividade
Projeto 2. Webfolio brincante: desvelando possibilidades
Projeto 3. Debatendo a educação do corpo e do movimento em ambientes virtuais
Coordenadores e participantes: Prof. Dr. Milton Rosa / Prof. Dr. Daniel Clark Orey
Projeto 1. Etnomodelagem: Um conceito de pesquisa para a etnomatemática e a modelagem
Linha de Pesquisa: Educação Matemática e Cultura
Início: 2011
Coordenadores e participantes: Prof. Dr. Milton Rosa / Prof. Dr. Maria do Carmo Domite
Projeto 1. Projeto de Pós-doutorado - USP: Explorando Sistemas de Conhecimento Matemático Local por meio da Etnomodelagem: As Abordagens Êmica, Ética e Dialética
Linha de Pesquisa: Educação Matemática e Cultura
Início: 01/10/2013 - Término: 31/03/2014
Coordenador: Prof. Dr. Daniel Clark Orey
Projeto 1. A Trilha da Matemática de Ouro Preto
Linha de Pesquisa: Etnomatematica, etnomodelagem
Ano: 2005 - Atual
Descrição: O projeto Trilha da Matemática (Math Trail) envia professores e alunos para fora das salas de aulas, para criar problemas que são baseados no que eles encontram no âmbito escolar ou no âmbito das comunidades. Em nossa trilha matemática, os alunos trabalharão em times. Eles documentarão o trabalho desenvolvido através de narrativas, fotografias, desenhos e mapas, que possui como objetivo, criar trilhas que comecem e terminem numa placa localizada numa das paredes do edifício escolar em que eles estudam. As trilhas se enredarão pelas ruas das vizinhanças de Ouro Preto, que conterão paradas em locais específicos, nos quais os alunos encontrarão exemplos de aplicação da matemática. Cada time elaborará um portfolio matemático de trilhas que poderá ser compartilhado com os pais e também com os demais alunos da escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: 25 da graduação
Participantes: Comunidade de Ouro Preto, alunos da UFOP e alunos e professores da rede pública municipal de Ouro Preto.
Projeto 2. The Algorithm Collection Project (ACP)
Linha de Pesquisa: Educação Matemática e Cultura
Ano: 1999 – Atual
Descrição: The Algorithm Collection Project (ACP) is Coordinated by Professor Daniel Clark Orey California State University, Sacramento The purpose of the Algorithm Collection Project is to collect and disseminate alternative algorithms in mathematical problem solving from all over the world. We are honored to have received a Pedagogy Enhancement Award for 2003-2004 from the the Center for Teaching and Learning at California State University. Currently, at this stage of the project, participants are gathering and studying the four basic operations (addition, subtraction, multiplication and division) in arithmetic. We are interested in the unique links between language and the algorithms we use to solve problems. Much of the data collected has been gleaned from interviews from newly arrived immigrant adolescent high school students to Northern California. The next stage of the Algorithm Collection Project will look at other aspects of classroom mathematics as done by teachers and students in many countries. We are extremely interested in learning how immigrants have learned and do the basic arithmetic operations of addition, subtraction, multiplication and division; Memorization of basic facts; Algebra; and Geometry.
Link: Please see at this link
Participantes: Alunos da California State University, Sacramento e alunos imigrantes da escola Encina Preparatory High School.
Projeto 3. Projeto Piloto: My 100m / Meu 100m / Mi 100m / मेरो 100m
Link: Acesse aqui o Facebook
Partipantes: Qualquer pessoa interessada (professores, alunos, pesquisadores, investigadores em modelagem e etnomatematica em diversos países do mundo.
TÍTULO: "O Corpo Brincante, as Brincadeiras, as Histórias infantis e o Uso do Portfolio como Processo Avaliativo"
CATEGORIA: Projeto de Extensão para os polos UAB de apoio presencial
DEPARTAMENTO: DEETE/CEAD
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Márcia Ambrósio
PÚBLICO-ALVO: Estudantes das Licenciaturas da UFOP, docentes das Redes Municipais e Estadual de Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Belo Horizonte e outras unidades escolares que solicitarem as ações do projeto.
REALIZAÇÃO: DEETE / PROEX
INFORMAÇÕES: Secretaria do DEETE (31) 3559.1354
WEBSITE:www.cead.ufop.br/portfoliobrincante
DESCRIÇÃO: O Projeto de Extensão “O corpo brincante e o uso do portfólio no processo educativo”, tem como objetivo principal qualificar os participantes para desenvolver experiências corporais brincantes interdisciplinares, registrando-as em portfólios de aprendizagens, unindo teoria/prática, vivenciadas da seguinte forma: 1. As dimensões técnicas e científicas que fundamentam o debate sobre a recreação, os jogos e as brincadeiras na escola no ensino fundamental; 2. O portfólio de aprendizagem como elemento de reflexão e articulação da prática pedagógica e a serviço das aprendizagens. O projeto conta com minicursos e oficinas.
TÍTULO: “UFOP Entrevista”
CATEGORIA: Ação de Extensão veiculada pela Rádio UFOP Educativa FM
DEPARTAMENTO: Assessoria de Comunicação Institucional
COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Antonio Marcelo Jackson Ferreira da Silva
PÚBLICO-ALVO: Estudantes e interessados da população da cidade de Ouro Preto e demais que acessam o programa Via Internet
INFORMAÇÕES: Coordenação da Rádio UFOP Educativa FM
WEBSITE: http://ufopentrevista.blogspot.com.br/
DESCRIÇÃO: O Programa UFOP Entrevista, na Rádio UFOP Educativa FM, tem como objetivo transformar temas de demanda e/ou interesse na sociedade - em concomitância aos assuntos debatidos nos diversos cursos universitários - numa conversa informal entre o apresentador e um convidado, podendo este convidado ser um docente da UFOP ou especialista de reconhecida atuação. Frente a isso, o formato da apresentação deve ser tal que os diversos assuntos abordados em cada programa possam ser devidamente compreendidos pelo grande público com mínima objeção e, conjuntamente, servirem de fomento aos assuntos debatidos em aula.
TÍTULO: “No tempo do Samba”
CATEGORIA: Ação de Extensão veiculada pela Rádio UFOP Educativa FM
DEPARTAMENTO: Assessoria de Comunicação Institucional
COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Antonio Marcelo Jackson Ferreira da Silva
PÚBLICO-ALVO: Estudantes e interessados da população da cidade de Ouro Preto e demais que acessam o programa Via Internet
INFORMAÇÕES: Coordenação da Rádio UFOP Educativa FM
WEBSITE: www.notempodosamba.com.br /
www.facebook.com/notempodosamba
DESCRIÇÃO: O Programa No tempo do Samba, na Rádio UFOP Educativa FM, tem como objetivo a produção de uma história social, política e musical do samba brasileiro, desde suas matrizes africanas até suas principais personagens.
TÍTULO: “Polos de Cinema”
CATEGORIA: Projeto de Extensão para os polos UAB de apoio presencial
DEPARTAMENTO: DEETE/CEAD
COORDENAÇÃO: Prof. Me. André Felipe Pinto Duarte
PÚBLICO-ALVO: Estudantes das Licenciaturas da UFOP e toda comunidade.
INFORMAÇÕES: polosdecinema@gmail.com
WEBSITE: https://polosdecinema.ufop.br/
DESCRIÇÃO: Polos de Cinema é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Educação e Tecnologias da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem como objetivo contribuir para a promoção de uma parceria institucional entre a Universidade e os Polos de Apoio Presencial (PAPs) nos quais há oferta dos cursos de graduação do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP (Alterosa, Araguari, Barão de Cocais, Bom Despacho, Caratinga, Divinolândia de Minas, João Monlevade, Lagamar e Passos). Para tanto, propõe-se que os PAPs possam servir de locais para exibição de sessões comentadas de filmes e documentários disponibilizados por plataformas de exibição independentes, tais como Taturana, Libreflix, Bombozila e Videocamp. Tais sessões são abertas à comunidade e visam contribuir para a ampliação da formação cultural de alunos dos PAPs e comunidade em geral.
O projeto acontece desde 2018, sob a coordenação do Prof. André Duarte.
TÍTULO: “A Presença Negra na Ouro Preto do Século XIX: Educação Patrimonial através de um mapa digital”
DEPARTAMENTO: Departamento de Educação e Tecnologias - DEETE
COORDENADORA: Profa. Dra. Janete Flor de Maio Fonseca
BOLSISTA: Marina Sampaio de Oliveira Silva Matrícula 18.1.xxxx (DEHIS)
BOLSISTA VOLUNTÁRIA : Jéssica Duarte Batista Guimarães – Matrícula 16.2.xxxx (DEHIS)
RESUMO: Onde está a população negra de Ouro Preto na segunda metade do Século XIX? Quais espaços urbanos habitava, trabalhava e construía sua existência? Como homens e mulheres negros se divertiam? O que produziam? Quais eram os seus rituais religiosos? Essas são algumas das perguntas que sustentam o projeto de Extensão “A Presença Negra em Ouro Preto no Século XIX: Educação Patrimonial através de um mapa digital”. Nosso objetivo central é realizar um levantamento da presença negra no espaço urbano da cidade de Ouro Preto, e através de um mapa digital identificar, visibilizar e ressignificar os territórios ocupados e construídos por homens e mulheres negros. A partir daí, pretendemos realizar oficinas de Educação Patrimonial para professores do Ensino Fundamental e Médio do município de Ouro Preto, e alunos dos cursos de licenciatura da UFOP, tanto para compartilharmos as informações, metodologias de investigação, quanto também a realização colaborativa do mapa digital.
TÍTULO: Projeto PIDIC – “Roda de Conversa, Memória de Negros”
DEPARTAMENTO: Departamento de Educação e Tecnologias - DEETE
COORDENADORA: Profa. Dra. Janete Flor de Maio Fonseca
BOLSISTAS: Denilson Silva Dia dos Passos (19.2.xxxx - Museologia) / Polyana Pereira de Sousa (19.2.xxxx- Museologia)
RESUMO: O Projeto “Roda de Conversa: Memórias de Negros” vem trabalhando desde 2018 na organização de eventos públicos dentro da UFOP, nos quais são apresentadas e debatidas experiências de preservação da memória da População Negra em Minas Gerais, e em especial em Ouro Preto.
Ao mesmo tempo procuraremos refletir sobre como a comunidade universitária pode colaborar pesquisando, divulgando, organizando e valorizando lugares da memória negra, em sua maioria idealizados, planejados, e mantidos por moradores periféricos e de comunidades de vilas e favelas.
Em 2018 foram realizados 04 (quatro) eventos abertos ao público no auditório do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD /UFOP) nos quais as mesas de debate foram compostas por pesquisadores, líderes comunitários, professores, estudantes, capoeiristas, poetas, historiadores, ativistas culturais etc. A Plateia, bastante participativa, foi formada por estudantes, professores, e membros da comunidade ouropretana. Procuramos registrar o evento através de vídeos e fotografias. Toda a programação foi transmitida online pelo Youtube antes mesmo de virar um dos principais recursos em tempo de pandemia.
Depois de uma pausa para o pós-doutorado em 2019, retomamos em 2020 as rodas de conversa no formato online, quando realizamos 04 entrevistas com pesquisadores sobre a História Negra, Cigana e Indígena em Minas Gerais. Esse material foi selecionado pela Curadoria de Memória da Ia Mostra Multi Interações realizado pelo PROEX, e que obteve um expressivo número de acessos.
O Projeto foi apresentado em vários eventos promovidos por instituições acadêmicas como I Congresso Internacional “Pensando Áfricas e suas Diásporas (11/2020), A Semana de
Já para 2021 pretendemos realizar uma série de entrevistas sobre a trajetória de professores pesquisadores da UFOP que compõem o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). No processo de compartilhar suas vivências, pretendemos inspirar outras pessoas, alunos ou não, negros e não negros, a construírem suas próprias experiências para sua formação e na luta antirracista.
A estrutura do DEETE inclui técnicos administrativos (secretário/a e assistente administrativo/a) e bolsista.
DOCENTES
O DEETE possui 16 docentes lotados no CEAD que atuam nas Licenciaturas em Geografia, na Licenciatura em Matemática e na Licenciatura em Pedagogia. À medida que forem surgindo necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento, para suprir demandas dos cursos existentes ou criar cursos de Graduação e Pós-Graduação, serão realizados planejamentos e estudos.
Profa. Dra. Adriana Maria Tonini
Prof. Me. André Felipe Pinto Duarte
Prof. Dr. Antônio Marcelo Jackson Ferreira da Silva
Profa. Dra. Cláudia Raquel Martins Correa
Prof. Dr. Exzolvildres Queiroz Neto
Profa. Dra. Gláucia Maria dos Santos Jorge
Prof. Me. Haroldo Luiz Bertoldo
Prof. Dr. Hércules Tolêdo Corrêa
Profa. Dra. Inajara Salles Viana Neves
Profa. Dra. Janete Flor de Maio Fonseca
Profa. Dra. Kátia Gardênia Henrique da Rocha
Profa. Dra. Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
Prof. Dr. Melliandro Mendes Galinari
Profa. Dra. Rosângela Marcia Magalhães
Profa. Dra. Sandra Augusta de Melo