resep masakan

Geografia

MODALIDADE: Licenciatura

DURAÇÃO: 4 anos

CARGA HORÁRIA: 

Matriz 1 - 2015/2 (2.895h)
Matriz 2 - 2019/1 (3.275h)
Matriz 3 - 2020/1 (3.305h)
Matriz 4 - 2023/2 (3.260h)

 

O Curso de Geografia - Licenciatura a distância do DEETE/CEAD-UFOP visa contribuir para a formação de profissionais para o ensino nos níveis Fundamental e Médio, enfatizando suas conexões interdisciplinares e focando a avaliação da ação antrópica e a apropriação dos recursos naturais, os impactos que esta ação provoca, além de fornecer subsídios para a compreensão dos processos de construção do mundo através de referenciais teóricos de concepção crítica e, principalmente, participar do processo de educação integral do aluno.

O público-alvo desta proposta é representado por pessoas que buscam superar as limitações impostas pela dificuldade de acesso ao curso superior presencial e da disponibilidade de tempo e também aqueles interessados em dar continuidade à sua formação acadêmica através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação.

A matriz curricular 2015/2 (Currículo 1) do Curso de Licenciatura em Geografia, modalidade a distância, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, pela Resolução CEPE Nº. 4.183, de 15/10/2010 e Reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC pela Portaria Nº 348, de 24/04/2017. O conceito 3 foi dado pela Avaliação feita pelo INEP em 2016.

Considerando as indicações dispostas no Relatório de Avaliação do Curso – reconhecimento e a necessidade de reforma curricular e atualização do Projeto Pedagógico do Curso, conforme as Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, pela Resolução CEPE Nº. 7.220, de 21/07/2017, aprovou a matriz curricular 2017/2 (Currículo 2), com carga horária de 3.305h.

O Curso de Geografia - Licenciatura teve sua Renovação pela Portaria MEC nº 913 em 27 de dezembro de 2018, publicada no DOU de 28 de dezembro de 2018.

A Portaria nº13/2019/PROGRAD, de 19 de fevereiro de 2019 aprovou a alteração curricular na matriz 2 da carga horária de 3.305h para 3.275h.

Com a Resolução CEPE N°7.978, de 05 de março de 2020 houve a aprovação e a atualização do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, matriz curricular 2020/1 (Currículo 3), com carga horária de 3.305h.

A partir da Resolução CONGRAD N°84 , de 12 de julho de 2023 houve a aprovação e a atualização do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, matriz curricular 2023/2 (Currículo 4), com carga horária de 3.260h, sendo 330h extensionista.

 

bt docente semestre
bt matriz curricular 03

 

+ Programa de Disciplinas - Licenciatura Geografia
+ Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso(MC01)
Projeto Pedagógico do Curso(MC02)
Projeto Pedagógico do Curso(MC03)
Projeto Pedagógico do Curso(MC04)

+ Perfil do Profissional

Ao concluir o elenco de componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Geografia, o docente deverá demonstrar, de modo crítico e reflexivo, capacidade de promover a integração entre os saberes científicos da Geografia e a prática pedagógica inserida na realidade sócio-espacial e cultural. Espera-se, ainda, que o educador egresso do curso em questão seja conhecedor das Diretrizes Curriculares vigentes e da Base Nacional Comum Curricular que norteiam as formas de trabalho docente e a prática pedagógica cotidiana.

+ Objetivos Gerais

Habilitar professores para o exercício na Educação Básica das redes oficiais de ensino por meio de Licenciatura, de forma competente e comprometida com uma visão crítica e inovadora, incluindo domínio do conhecimento específico e a reflexão sobre a própria prática em função dos princípios e fundamentos da Geografia.

+ Objetivos Específicos

  • Habilitar os estudantes para atuarem como professores de Geografia, fundamentando-se teoricamente em uma visão teórico-histórica, social, filosófica, política, cultural e econômica;

  • Possibilitar aos estudantes a aprendizagem e a construção dos seus conhecimentos e habilidades de forma interdisciplinar e colaborativa, fundamentados na prática da pesquisa, nos estudos teóricos e experimentações práticas;

  • Formar um corpo docente capaz de desenvolver nos alunos a compreensão das questões que envolvem a Geografia de um modo geral, desenvolvendo a conscientização sobre a realidade social, política, econômica, cultural e ambiental de forma crítica;

  • Capacitar o docente para a utilização das mídias e das novas tecnologias como meios no processo de ensino e aprendizagem de forma crítica e contextualizada.

+ Metodologia

O curso é formado por 8 módulos sequenciais, seguindo a metodologia de ensino a distancia por meio de:

  • Ferramentas de interação onLine, tais como fórum, wiki, chat e e-mail;

  • Orientações através de videoconferências, webconferências  e videoaulas;

  • Materiais Didáticos produzidos em Linguagem Dialógica.

Os alunos terão assistência pedagógica de tutores presenciais nos pólos de origem e tutores a distância através do ambiente virtual de aprendizagem, a plataforma moodle. Contarão ainda com a colaboração de coordenador de tutores e professores.

+ Portarias e Resoluções do Colegiado
+ Formas de avaliação

O sistema de avaliação proposto visa a apropriação do conhecimento e construção de projetos de pesquisa em educação aplicada à sala de aula. Os instrumentos para avaliar podem ser: grupos de estudo, seminários, elaboração de resenhas, debates, utilização de recursos de diferentes mídias, avaliações presenciais, além dos recursos disponíveis na Plataforma Moodle quais sejam: fórum, chat e wiki.

Para cada disciplina do curso corresponderão atividades específicas propostas na Plataforma Moodle pelos professores/especialistas, acompanhadas e corrigidas pelos Tutores Presenciais e a Distância.

Para aprovação em cada disciplina, o aluno deverá atingir os requisitos de aproveitamento e freqüência. O aproveitamento mínimo para aprovação corresponde a 60% dos pontos distribuídos e a freqüência obrigatória de 75% das atividades desenvolvidas.

+ Requisitos para Diplomação

Após a integralização curricular (Disciplinas Obrigatórias; Disciplinas Eletivas; Módulos Interdisciplinares de Formação, Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais - AACC e depósito do Trabalho de Conclusão de Curso na Biblioteca Digital de TCC`s ), seguir a orientação contida no portal Minha UFOP para colação de grau e expedição do diploma.

+ Estágio

Coordenador de Estágio de Geografia

Profa. Marta Bertin

marta.bertin@ufop.edu.br

(31) 3559.1945

+ Polos Presenciais

Polos Presenciais (Atualizado Julho de 2023)

+ Tutores

Lista de Tutores

+ Membros do NDE
+ Membros do Colegiado
+ Produções Acadêmicas

Obras organizadas pelos professores do curso:

A Formação de Professores de Geografia: contribuições para mudança de concepção de ensino (2016)

capa livro

Reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem: as tecnologias no ensino de Geografia (2018)

II SEMANA ACADMICA

 E-book: Desafios e estratégias para a educação a distância: vol 3

- Participação  dos professores Marta Bertin, Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo e Jacks Richard de Paulo com o capítulo 20: Relato de experiências com o processo de ensino  e de aprendizagem e um curso de formação de professores na modalidade a distância (2018)

Capa E-book

Livro: Diálogos da formação docente com diferentes sujeitos e espaços educativos.

- Participação  dos professores Marta Bertin, Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo e Jacks Richard de Paulo com o capítulo 4: Foco no trabalho docente: reflexões sobre a formação e sustentabilidade ambiental (2018)

Livro

Livro: Mapas Mentais: dialogismo e representações

- Participação da professora Marta Bertin, com o capítulo 16: O mapa mental como possibilidade de reflexão das representações espaciais para o ensino de Geografia (2018)

07-12-18-Capa do livro Mapas Mentais-images

Compartilhando experiências: Geografia, Sustentabilidade e Formação de Professores (2020)

Estão reunidos estudos de autores sobre a formação docente na área de Geografia.

25 05 2020-Capa

 

Livro: IFMG Extramuros: Educação, Tecnologias e Gestão

- Participação dos professores Marta Bertin, Maria Antônia T. de O. Endo, Jacks Richard de Paulo, Stela Maris M. S. Araújo e do aluno Rafael Venâncio Silva com o capítulo 4: O conceito de lugar em livros didáticos: análises das contribuições para leitura de mundo. (2020)

 29-09-2022 IFMG Extramuros

 

 

Livro: Diálogos Interdisciplinares em Educação e Ensino

- Participação das professoras Marta Bertin e Soraia Aparecida Gama Costa (tutora) com o capítulo 4: Do outro lado - o Estágio Supervisionado Remoto em tempos de pandemia (2022).

28-09-2022 Livro Dialogos interdiciplinares

 

 

Artigo: Revista PEERW (A3 - CAPES)

https://peerw.org/index.php/journals/issue/view/24

- Participação dos professores Marta Bertin e  Jacks Richard Paulo, com o artigo: As diferentes linguagens no ensino de geografia: desafios e práticas com a formação de professores. (82-90), 2023.

14-09-2023 peer review

+ Banners das Semanas Acadêmicas

VII Semana Acadêmica da Geografia

01-12-2022 Banner-VII-Semana-Academica-2022

 

VI Semana Acadêmica da Geografia

banner-VI-Semana-Academica-2021

 

V Semana Acadêmica da Geografia 

banner V Semana  Acadmica

 

IV Semana Acadêmica da Geografia

banner - IV Semana Acadmica 

 

III Semana Acadêmica da Geografia

banner - III Semana Acadmica

 

II Semana Acadêmica da Geografia

banner - II  Semana Academica

 

 

 

Presidente

Prof. Wellington Tavares

(31) 3559.1915

Secretaria do curso

secretaria.geografia.cead@ufop.edu.brJosemary Oliveira

(31) 3559.1461

 

Coordenação do curso

coordenacao.geografia.cead@ufop.edu.brProf.ª Marta Bertin

(31) 3559.1945

 

Vice-Coordenador do curso

 Prof. Jorge Luis Costa

Núcleo Docente Estruturante

Prof. Jacks Richard de Paulo

(31) 3559.1945

 

Presidente

Profa. Marta Bertin

(31) 3559.1945