Geografia
MODALIDADE: Licenciatura DURAÇÃO: 4 anos CARGA HORÁRIA: Matriz 1 - 2015/2 (2.895h) |
O Curso de Geografia - Licenciatura a distância do DEETE/CEAD-UFOP visa contribuir para a formação de profissionais para o ensino nos níveis Fundamental e Médio, enfatizando suas conexões interdisciplinares e focando a avaliação da ação antrópica e a apropriação dos recursos naturais, os impactos que esta ação provoca, além de fornecer subsídios para a compreensão dos processos de construção do mundo através de referenciais teóricos de concepção crítica e, principalmente, participar do processo de educação integral do aluno.
O público-alvo desta proposta é representado por pessoas que buscam superar as limitações impostas pela dificuldade de acesso ao curso superior presencial e da disponibilidade de tempo e também aqueles interessados em dar continuidade à sua formação acadêmica através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação.
A matriz curricular 2015/2 (Currículo 1) do Curso de Licenciatura em Geografia, modalidade a distância, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, pela Resolução CEPE Nº. 4.183, de 15/10/2010 e Reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC pela Portaria Nº 348, de 24/04/2017. O conceito 3 foi dado pela Avaliação feita pelo INEP em 2016.
Considerando as indicações dispostas no Relatório de Avaliação do Curso – reconhecimento e a necessidade de reforma curricular e atualização do Projeto Pedagógico do Curso, conforme as Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, pela Resolução CEPE Nº. 7.220, de 21/07/2017, aprovou a matriz curricular 2017/2 (Currículo 2), com carga horária de 3.305h.
O Curso de Geografia - Licenciatura teve sua Renovação pela Portaria MEC nº 913 em 27 de dezembro de 2018, publicada no DOU de 28 de dezembro de 2018.
A Portaria nº13/2019/PROGRAD, de 19 de fevereiro de 2019 aprovou a alteração curricular na matriz 2 da carga horária de 3.305h para 3.275h.
Com a Resolução CEPE N°7.978, de 05 de março de 2020 houve a aprovação e a atualização do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, matriz curricular 2020/1 (Currículo 3), com carga horária de 3.305h.
A partir da Resolução CONGRAD N°84 , de 12 de julho de 2023 houve a aprovação e a atualização do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, matriz curricular 2023/2 (Currículo 4), com carga horária de 3.260h, sendo 330h extensionista.
Ao concluir o elenco de componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Geografia, o docente deverá demonstrar, de modo crítico e reflexivo, capacidade de promover a integração entre os saberes científicos da Geografia e a prática pedagógica inserida na realidade sócio-espacial e cultural. Espera-se, ainda, que o educador egresso do curso em questão seja conhecedor das Diretrizes Curriculares vigentes e da Base Nacional Comum Curricular que norteiam as formas de trabalho docente e a prática pedagógica cotidiana. Habilitar professores para o exercício na Educação Básica das redes oficiais de ensino por meio de Licenciatura, de forma competente e comprometida com uma visão crítica e inovadora, incluindo domínio do conhecimento específico e a reflexão sobre a própria prática em função dos princípios e fundamentos da Geografia. O curso é formado por 8 módulos sequenciais, seguindo a metodologia de ensino a distancia por meio de: Os alunos terão assistência pedagógica de tutores presenciais nos pólos de origem e tutores a distância através do ambiente virtual de aprendizagem, a plataforma moodle. Contarão ainda com a colaboração de coordenador de tutores e professores. COLEGIADO Portaria Colegiado de Geografia Nº029, de 18 de outubro de 2023 - Designar representante discente Portaria Colegiado de Geografia Nº002, de 25 de julho de 2023 - Desligamento de alunos Resolução CONGRAD N.º 84, 12 de julho de 2023 Resolução Colegiado de Geografia/CEAD/UFOP - Nº001, de 03 de Fevereiro de 2023. Portaria de Desligamento dos discentes referente ao segundo semestre letivo de 2022. Portaria N° 029/2022 - Reconduzir membro discente como membro Colegiado Geografia Portaria N° 007/2022 - Reconduzir professora como membro Colegiado Geografia Portaria N° 033/2021 - Designar membro discente Colegiado Geografia Portaria N° 013/2021 - Designar professora como presidente Colegiado Geografia Portaria N° 011/2021 - Designar membro do Colegiado Geografia Portaria Reitoria N° 500 SEI_UFOP - Vice-Coordenador Curso Geografia NDE Ofício N° 007/2021 - Solicitação Expedição de Portaria NDE Portaria CEAD/UFOP N.º 013 de 06 de junho de 2023 de recondução no NDE. Portaria N° 014/2021 - Designar professor como presidente NDE Geografia Portaria N° 015/2020 - Recondução membros NDE Geografia O sistema de avaliação proposto visa a apropriação do conhecimento e construção de projetos de pesquisa em educação aplicada à sala de aula. Os instrumentos para avaliar podem ser: grupos de estudo, seminários, elaboração de resenhas, debates, utilização de recursos de diferentes mídias, avaliações presenciais, além dos recursos disponíveis na Plataforma Moodle quais sejam: fórum, chat e wiki. Para cada disciplina do curso corresponderão atividades específicas propostas na Plataforma Moodle pelos professores/especialistas, acompanhadas e corrigidas pelos Tutores Presenciais e a Distância. Para aprovação em cada disciplina, o aluno deverá atingir os requisitos de aproveitamento e freqüência. O aproveitamento mínimo para aprovação corresponde a 60% dos pontos distribuídos e a freqüência obrigatória de 75% das atividades desenvolvidas. Após a integralização curricular (Disciplinas Obrigatórias; Disciplinas Eletivas; Módulos Interdisciplinares de Formação, Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais - AACC e depósito do Trabalho de Conclusão de Curso na Biblioteca Digital de TCC`s ), seguir a orientação contida no portal Minha UFOP para colação de grau e expedição do diploma. Coordenador de Estágio de Geografia Profa. Marta Bertin marta.bertin@ufop.edu.br (31) 3559.1945 Presidente
Prof. Dr. Jacks Richard de Paulo
Professores
Profa. Dra. Katia Gardênia Henrique da Rocha
Prof. Dr. Exzolvildres Queiroz Neto
Portarias
Portaria N° 014/2021 - Designar professor como presidente NDE Geografia
Ofício N° 007/2021 - Solicitação Expedição de Portaria NDE
Portaria N° 015/2020 - Recondução membros NDE Geografia
Portaria CEAD/UFOP N.º 013 de 06 de junho de 2023 de recondução no NDE.
Presidente
Professores
Prof. Dr. Exzolvildres Queiroz Neto
Prof. Me. André Felipe Pinto Duarte
Profa. Dra. Inajara de Salles Viana Neves
Discente
Talles Jhonattan Elias de Souza
Obras organizadas pelos professores do curso: A Formação de Professores de Geografia: contribuições para mudança de concepção de ensino (2016) Reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem: as tecnologias no ensino de Geografia (2018) E-book: Desafios e estratégias para a educação a distância: vol 3 - Participação dos professores Marta Bertin, Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo e Jacks Richard de Paulo com o capítulo 20: Relato de experiências com o processo de ensino e de aprendizagem e um curso de formação de professores na modalidade a distância (2018) Livro: Diálogos da formação docente com diferentes sujeitos e espaços educativos. - Participação dos professores Marta Bertin, Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo e Jacks Richard de Paulo com o capítulo 4: Foco no trabalho docente: reflexões sobre a formação e sustentabilidade ambiental (2018) Livro: Mapas Mentais: dialogismo e representações - Participação da professora Marta Bertin, com o capítulo 16: O mapa mental como possibilidade de reflexão das representações espaciais para o ensino de Geografia (2018) Compartilhando experiências: Geografia, Sustentabilidade e Formação de Professores (2020) Estão reunidos estudos de autores sobre a formação docente na área de Geografia. Livro: IFMG Extramuros: Educação, Tecnologias e Gestão - Participação dos professores Marta Bertin, Maria Antônia T. de O. Endo, Jacks Richard de Paulo, Stela Maris M. S. Araújo e do aluno Rafael Venâncio Silva com o capítulo 4: O conceito de lugar em livros didáticos: análises das contribuições para leitura de mundo. (2020) Livro: Diálogos Interdisciplinares em Educação e Ensino - Participação das professoras Marta Bertin e Soraia Aparecida Gama Costa (tutora) com o capítulo 4: Do outro lado - o Estágio Supervisionado Remoto em tempos de pandemia (2022). Artigo: Revista PEERW (A3 - CAPES) https://peerw.org/index.php/journals/issue/view/24 - Participação dos professores Marta Bertin e Jacks Richard Paulo, com o artigo: As diferentes linguagens no ensino de geografia: desafios e práticas com a formação de professores. (82-90), 2023. E-book: Estudos sobre políticas públicas de desenvolvimento regional. - Participação dos professores Exzolvildres Queiroz Neto e Gilson Batista de Oliveira na parte III - A renda da terra e o problema da governança na interface rural-urbana em Foz do Iguaçu (2021). E-book: Três décadas de planejamento em áreas rurais: balanços e perspectivas. - Participação dos professores Exzolvildres Queiroz Neto, Gilson Batista de Oliveira e Rafael Aldighieri Moraes com o capítulo 4 - Reflexões sobre Planejamento Rural: Elementos Teórico-Conceituais e a Práxis Acadêmica na Interface Rural-Urbana no Município de Foz do Iguaçu-PR (2021). VIII Semana Acadêmica da Geografia VII Semana Acadêmica da Geografia VI Semana Acadêmica da Geografia
V Semana Acadêmica da Geografia
IV Semana Acadêmica da Geografia III Semana Acadêmica da Geografia II Semana Acadêmica da Geografia
Projeto Pedagógico do Curso(MC01)
Projeto Pedagógico do Curso(MC02)
Projeto Pedagógico do Curso(MC03)
Projeto Pedagógico do Curso(MC04)