+ Programa de Disciplinas - Licenciatura Geografia
+ Projeto Pedagógico do Curso
Projeto Pedagógico do Curso(MC01) |
 |
Projeto Pedagógico do Curso(MC02) |
 |
Projeto Pedagógico do Curso(MC03) |
 |
Projeto Pedagógico do Curso(MC04) |
 |
+ Perfil do Profissional
Ao concluir o elenco de componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Geografia, o docente deverá demonstrar, de modo crítico e reflexivo, capacidade de promover a integração entre os saberes científicos da Geografia e a prática pedagógica inserida na realidade sócio-espacial e cultural. Espera-se, ainda, que o educador egresso do curso em questão seja conhecedor das Diretrizes Curriculares vigentes e da Base Nacional Comum Curricular que norteiam as formas de trabalho docente e a prática pedagógica cotidiana.
+ Objetivos Gerais
Habilitar professores para o exercício na Educação Básica das redes oficiais de ensino por meio de Licenciatura, de forma competente e comprometida com uma visão crítica e inovadora, incluindo domínio do conhecimento específico e a reflexão sobre a própria prática em função dos princípios e fundamentos da Geografia.
+ Objetivos Específicos
- Habilitar os estudantes para atuarem como professores de Geografia, fundamentando-se teoricamente em uma visão teórico-histórica, social, filosófica, política, cultural e econômica;
- Possibilitar aos estudantes a aprendizagem e a construção dos seus conhecimentos e habilidades de forma interdisciplinar e colaborativa, fundamentados na prática da pesquisa, nos estudos teóricos e experimentações práticas;
- Formar um corpo docente capaz de desenvolver nos alunos a compreensão das questões que envolvem a Geografia de um modo geral, desenvolvendo a conscientização sobre a realidade social, política, econômica, cultural e ambiental de forma crítica;
- Capacitar o docente para a utilização das mídias e das novas tecnologias como meios no processo de ensino e aprendizagem de forma crítica e contextualizada.
+ Metodologia
O curso é formado por 8 módulos sequenciais, seguindo a metodologia de ensino a distancia por meio de:
- Ferramentas de interação onLine, tais como fórum, wiki, chat e e-mail;
- Orientações através de videoconferências, webconferências e videoaulas;
- Materiais Didáticos produzidos em Linguagem Dialógica.
Os alunos terão assistência pedagógica de tutores presenciais nos pólos de origem e tutores a distância através do ambiente virtual de aprendizagem, a plataforma moodle. Contarão ainda com a colaboração de coordenador de tutores e professores.
+ Portarias e Resoluções do Colegiado e NDE
+ Formas de avaliação
O sistema de avaliação proposto visa a apropriação do conhecimento e construção de projetos de pesquisa em educação aplicada à sala de aula. Os instrumentos para avaliar podem ser: grupos de estudo, seminários, elaboração de resenhas, debates, utilização de recursos de diferentes mídias, avaliações presenciais, além dos recursos disponíveis na Plataforma Moodle quais sejam: fórum, chat e wiki.
Para cada disciplina do curso corresponderão atividades específicas propostas na Plataforma Moodle pelos professores/especialistas, acompanhadas e corrigidas pelos Tutores Presenciais e a Distância.
Para aprovação em cada disciplina, o aluno deverá atingir os requisitos de aproveitamento e freqüência. O aproveitamento mínimo para aprovação corresponde a 60% dos pontos distribuídos e a freqüência obrigatória de 75% das atividades desenvolvidas.
+ Requisitos para Diplomação
Após a integralização curricular (Disciplinas Obrigatórias; Disciplinas Eletivas; Módulos Interdisciplinares de Formação, Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais - AACC e depósito do Trabalho de Conclusão de Curso na Biblioteca Digital de TCC`s ), seguir a orientação contida no portal Minha UFOP para colação de grau e expedição do diploma.
+ Estágio
Coordenador de Estágio de Geografia
Profa. Marta Bertin
marta.bertin@ufop.edu.br
(31) 3559.1945
+ Polos Presenciais
Curso ofertado nos polos:
Alterosa – MG
Bicas – MG
Bom Despacho – MG
Cambuí – MG
Campo Belo – MG
Conselheiro Lafaiete – MG
Coromandel – MG
Ipatinga – MG
João Monlevade – MG
Lagamar – MG
Salinas – MG
Santa Rita de Caldas – MG
Três Marias – MG
+ Tutores
Lista de Tutores |
 |
+ Membros do NDE
+ Membros do Colegiado
+ Produções Acadêmicas
Obras organizadas pelos professores do curso:
A Formação de Professores de Geografia: contribuições para mudança de concepção de ensino (2016)

Reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem: as tecnologias no ensino de Geografia (2018)

E-book: Desafios e estratégias para a educação a distância: vol 3
- Participação dos professores Marta Bertin, Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo e Jacks Richard de Paulo com o capítulo 20: Relato de experiências com o processo de ensino e de aprendizagem e um curso de formação de professores na modalidade a distância (2018)

Livro: Diálogos da formação docente com diferentes sujeitos e espaços educativos.
- Participação dos professores Marta Bertin, Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo e Jacks Richard de Paulo com o capítulo 4: Foco no trabalho docente: reflexões sobre a formação e sustentabilidade ambiental (2018)

Livro: Mapas Mentais: dialogismo e representações
- Participação da professora Marta Bertin, com o capítulo 16: O mapa mental como possibilidade de reflexão das representações espaciais para o ensino de Geografia (2018)

Compartilhando experiências: Geografia, Sustentabilidade e Formação de Professores (2020)
Estão reunidos estudos de autores sobre a formação docente na área de Geografia.

Livro: IFMG Extramuros: Educação, Tecnologias e Gestão
- Participação dos professores Marta Bertin, Maria Antônia T. de O. Endo, Jacks Richard de Paulo, Stela Maris M. S. Araújo e do aluno Rafael Venâncio Silva com o capítulo 4: O conceito de lugar em livros didáticos: análises das contribuições para leitura de mundo. (2020)

Livro: Diálogos Interdisciplinares em Educação e Ensino
- Participação das professoras Marta Bertin e Soraia Aparecida Gama Costa (tutora) com o capítulo 4: Do outro lado - o Estágio Supervisionado Remoto em tempos de pandemia (2022).

Artigo: Revista PEERW (A3 - CAPES)
https://peerw.org/index.php/journals/issue/view/24
- Participação dos professores Marta Bertin e Jacks Richard Paulo, com o artigo: As diferentes linguagens no ensino de geografia: desafios e práticas com a formação de professores. (82-90), 2023.

E-book: Estudos sobre políticas públicas de desenvolvimento regional.
- Participação dos professores Exzolvildres Queiroz Neto e Gilson Batista de Oliveira na parte III - A renda da terra e o problema da governança na interface rural-urbana em Foz do Iguaçu (2021).

E-book: Três décadas de planejamento em áreas rurais: balanços e perspectivas.
- Participação dos professores Exzolvildres Queiroz Neto, Gilson Batista de Oliveira e Rafael Aldighieri Moraes com o capítulo 4 - Reflexões sobre Planejamento Rural: Elementos Teórico-Conceituais e a Práxis Acadêmica na Interface Rural-Urbana no Município de Foz do Iguaçu-PR (2021).

+ Banners das Semanas Acadêmicas
VIII Semana Acadêmica da Geografia
VII Semana Acadêmica da Geografia

VI Semana Acadêmica da Geografia

V Semana Acadêmica da Geografia

IV Semana Acadêmica da Geografia
III Semana Acadêmica da Geografia

II Semana Acadêmica da Geografia
