Coordenação Pedagógica
Esta é uma proposta de um curso de especialização em Coordenação Pedagógica no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação, sob a responsabilidade da Universidade Federal de Ouro Preto.
Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis
O Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA, está estruturado em oferta de curso de Pós-Graduação (na modalidade Especialização com duração de 420h) e de Extensão (com duração de 120h). A estruturação do Processo Formativo em Educação Ambiental é uma demanda dos educadores ambientais do país. O Curso é pioneiro no Brasil e está estruturado num programa formativo amplo, que fornece a capacitação teórica, as diretrizes metodológicas, as ferramentas pedagógicas e os instrumentos didáticos necessários para a formação docente. Tendo como eixo a formação de professores que sejam sujeitos engajados na transição das escolas de ensino fundamental do país em espaços sustentáveis.
Educação das Relações Étnico-Raciais: História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena NEABI-UFOP
A proposta desse curso de especialização está fundamentada em três pilares sobre as relações raciais na escola e na sociedade brasileira em geral. O primeiro pilar diz respeito às lutas dos movimentos sociais negros contra o racismo, o preconceito de cor e a discriminação racial. O segundo pilar tem como base a recente legislação antirracista do Estado Brasileiro com impactos e desafios na sociedade, que reverbera leis internacionais. O terceiro e mais importante pilar refere-se às práticas de promoção da igualdade racial que devem ser empreendidas dentro do ambiente escolar, a fim de promover a educação das relações étnico-raciais, objetivo principal dessa formação. Dessa forma, vamos promover práticas escolares de valorização da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, decorrentes de preceitos legais como a Lei 10.639/03 e 11.6445/08. Em torno desses pilares, o curso pretende contribuir para diminuir a lacuna existente no sistema básico de educação brasileira no que se refere às questões das africanidades e indígenas, no sentido de contribuir para esclarecer as ideias construídas socialmente sobre essas temáticas.
Gestão Escolar
Esta é uma proposta de um curso de especialização em Gestão Escolar no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação, sob a responsabilidade da Universidade Federal de Ouro Preto.
Gestão Pública
O curso de Especialização em Gestão Pública, oferecido pelo CEAD/UFOP, visa proporcionar formação científica ampla e aprofundada, desenvolvendo a criatividade e a capacidade de pesquisas relacionadas à Administração Pública e é ofertado eventualmente como parte do programa da capacitação de pessoal da Universidade Federal de Ouro Preto.
Mídias na Educação
O Curso de Especialização em Mídias na Educação é uma proposta que se caracteriza pela integração das diferentes mídias ao processo de Ensino e Aprendizagem e obedece a toda a legislação regulatória de cursos de especialização e cursos a distância do país. No que diz respeito a cursos a distância atende o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB), Decreto Nº 2.494 de 10 de fevereiro de 1998, Decreto 2.561 de 27 de abril de 1998 e Portaria do MEC Nº 301 de 7 de abril de 1998.
Práticas Pedagógicas
O curso de Especialização em Práticas Pedagógicas obedece a toda a legislação regulatória de cursos de especialização e cursos a distância do país. No que diz respeito a cursos a distância, atende o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB), Decreto Nº 2.494 de 10 de fevereiro de 1998, Decreto 2.561 de 27 de abril de 1998 e Portaria do MEC Nº 301 de 7 de abril de 1998.