Projetos de Pesquisa

 

A História Online: Analisando sites de conteúdo de História do Brasil

Pesquisa de Iniciação Científica

Orientadora: Profa. Dra. Janete Flor de Maio Fonseca

Pesquisa 2. A História Online: Analisando sites de conteúdo de História do Brasil - PIP / UFOP

História e memória de comunidades e movimentos populares na internet

Pesquisa de Iniciação Científica

Orientadora: Profa. Dra. Janete Flor de Maio Fonseca

Pesquisa 1. História e memória de comunidades e movimentos populares na internet - PIBIC / CNPq

Portfolio de aprendizagem no ambiente virtual

Orientadora: Profa. Dra. Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

Projeto 1. Portfolio de aprendizagem no ambiente virtual: metodologia, avaliação, conhecimento, inovação didática e criatividade

Webfolio brincante: desvelando possibilidades

Orientadora: Profa. Dra. Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

Projeto 2. Webfolio brincante: desvelando possibilidades

Debatendo a educação do corpo e do movimento em ambientes virtuais

Orientadora: Profa. Dra. Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

Projeto 3. Debatendo a educação do corpo e do movimento em ambientes virtuais

Políticas Públicas em Tecnologia e Inovação Farmacêutica no Brasil

Pesquisa de Iniciação Científica

Orientador: Prof. Dr. Milton Rosa

Orientando: Sérgio Ricardo Gaspar (DEGEP)

Curso: Bacharelado em Administração Pública

Polo: Jandira

Pesquisa 1. Políticas Públicas em Tecnologia e Inovação Farmacêutica no Brasil: Uma abordagem Schumpeteriana

Edital: 02/2013 - PIVIC-1S-2013/2014

Área: Ciências Sociais Aplicadas

Vigência: 01/04/2013 a 31/03/2014

Política Farmacêutica Brasileira: Análise da Produção Estatal de Medicamentos

Pesquisa de Iniciação Científica

Orientandor: Prof. Dr. Milton Rosa

Orientando: Sérgio Ricardo Gaspar (DEGEP)

Curso: Bacharelado em Administração Pública

Polo: Jandira

Pesquisa 2. Política Farmacêutica Brasileira: Análise da Produção Estatal de Medicamentos

Edital: 12/2013 - PROBIC / FAPEMIG / UFOP

Área: Ciências Sociais Aplicadas

Vigência: 01/03/2014 a 28/02/2015

Etnomodelagem: Um conceito de pesquisa para a etnomatemática e a modelagem

Coordenadores e participantes: Prof. Dr. Milton Rosa / Prof. Dr. Daniel Clark Orey

Projeto 1. Etnomodelagem: Um conceito de pesquisa para a etnomatemática e a modelagem

Linha de Pesquisa: Educação Matemática e Cultura

Início: 2011

Explorando Sistemas de Conhecimento Matemático Local por meio da Etnomodelagem

Coordenadores e participantes: Prof. Dr. Milton Rosa / Prof. Dr. Maria do Carmo Domite

Projeto 1. Projeto de Pós-doutorado - USP: Explorando Sistemas de Conhecimento Matemático Local por meio da Etnomodelagem: As Abordagens Êmica, Ética e Dialética

Linha de Pesquisa: Educação Matemática e Cultura

Início: 01/10/2013 - Término: 31/03/2014

A Trilha da Matemática de Ouro Preto

Coordenador: Prof. Dr. Daniel Clark Orey

Projeto 1. A Trilha da Matemática de Ouro Preto

Linha de Pesquisa: Etnomatematica, etnomodelagem

Ano: 2005 - Atual

Descrição: O projeto Trilha da Matemática (Math Trail) envia professores e alunos para fora das salas de aulas, para criar problemas que são baseados no que eles encontram no âmbito escolar ou no âmbito das comunidades. Em nossa trilha matemática, os alunos trabalharão em times. Eles documentarão o trabalho desenvolvido através de narrativas, fotografias, desenhos e mapas, que possui como objetivo, criar trilhas que comecem e terminem numa placa localizada numa das paredes do edifício escolar em que eles estudam. As trilhas se enredarão pelas ruas das vizinhanças de Ouro Preto, que conterão paradas em locais específicos, nos quais os alunos encontrarão exemplos de aplicação da matemática. Cada time elaborará um portfolio matemático de trilhas que poderá ser compartilhado com os pais e também com os demais alunos da escola..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: 25 da graduação

Participantes: Comunidade de Ouro Preto, alunos da UFOP e alunos e professores da rede pública municipal de Ouro Preto.

The Algorithm Collection Project (ACP)

Coordenador: Prof. Dr. Daniel Clark Orey

Projeto 2. The Algorithm Collection Project (ACP)

Linha de Pesquisa: Educação Matemática e Cultura

Ano: 1999 – Atual

Descrição: The Algorithm Collection Project (ACP) is Coordinated by Professor Daniel Clark Orey California State University, Sacramento The purpose of the Algorithm Collection Project is to collect and disseminate alternative algorithms in mathematical problem solving from all over the world. We are honored to have received a Pedagogy Enhancement Award for 2003-2004 from the the Center for Teaching and Learning at California State University. Currently, at this stage of the project, participants are gathering and studying the four basic operations (addition, subtraction, multiplication and division) in arithmetic. We are interested in the unique links between language and the algorithms we use to solve problems. Much of the data collected has been gleaned from interviews from newly arrived immigrant adolescent high school students to Northern California. The next stage of the Algorithm Collection Project will look at other aspects of classroom mathematics as done by teachers and students in many countries. We are extremely interested in learning how immigrants have learned and do the basic arithmetic operations of addition, subtraction, multiplication and division; Memorization of basic facts; Algebra; and Geometry.

Link: Please see at this link

Participantes: Alunos da California State University, Sacramento e alunos imigrantes da escola Encina Preparatory High School.

Projeto Piloto: My 100m / Meu 100m / Mi 100m / मेरो 100m

Coordenador: Prof. Dr. Daniel Clark Orey

Projeto 3. Projeto Piloto: My 100m / Meu 100m / Mi 100m / मेरो 100m

Link: Acesse aqui o Facebook

Partipantes: Qualquer pessoa interessada (professores, alunos, pesquisadores, investigadores em modelagem e etnomatematica em diversos países do mundo.

Alfabetização e letramento no ensino fundamental de nove anos

Mestrado em Educação - PPG Educação

Orientador: Prof. Dr. Hércules Tolêdo Corrêa
 
Orientanda: Rosângela Márcia Magalhães

Projeto 1. Alfabetização e letramento no ensino fundamental de nove anos - mudanças terminológicas e mudanças na prática pedagógica, observação participante em uma escola da periferia de Ouro Preto-MG.

Letramento digital de professores - A relação ensino-aprendizagem entre alunos e professores

Mestrado em Educação - PPG Educação

Orientador: Prof. Dr. Hércules Tolêdo Corrêa
 
Orientanda: Daniela Dias

Projeto 2.  Letramento digital de professores - A relação ensino-aprendizagem entre alunos e professores com relação aos usos das TDIC

Práticas de letramento em espaços não escolares

Mestrado em Educação - PPG Educação

Orientador: Prof. Dr. Hércules Tolêdo Corrêa
 
Orientanda: Fabina Correia Justo

Projeto 3. Práticas de letramento em espaços não escolares - observação participante de um grupo do movimento hip-hop na periferia de Ouro Preto-MG