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MODALIDADE: Licenciatura
DURAÇÃO: 9 semestres
CARGA HORÁRIA: 2850 h
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O Curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, pela Resolução CEPE No. 2785. O conceito 4 foi dado pela Avaliação feita pelo INEP em 2013.
+ Portarias e Resoluções do Colegiado
+ Ementas Disciplinas - Licenciatura Matemática
+ Projeto Pedagógico do Curso
Projeto Pedagógico do Curso (Matriz 1) |
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Projeto Pedagógico do Curso (Matriz 2) |
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Resolução CEPE 7867 - PPC Matriz 2 |
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+ Perfil do Profissional
Espera-se que o professor formado esteja capacitado para:
- Expressar-se oralmente e por escrito com clareza e precisão;
- Trabalhar em equipes multidisciplinares;
- Compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas;
- Utilizar a prática profissional também como fonte de produção de conhecimento;
- Identificar, formular e resolver problemas na sua área de atuação, utilizando o rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
- Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
- Participar de programas de formação continuada;
- Realizar estudos de pós-graduação e trabalhar na interface da Matemática com outros campos do saber;
- Espera-se ainda que o profissional tenha a percepção correta do papel social do educador, que sua ação possibilite a transformação do meio social da escola e que seja capaz de socializar o conhecimento matemático e utilizá-lo na formação dos indivíduos para o exercício da cidadania.
+ Objetivos Gerais
Formar professores de Matemática criativos, reflexivos e críticos capacitados para atuar no ensino nos diversos níveis, conscientes do significado e da importância social de sua profissão, que deve estar direcionada para a humanização do indivíduo e a preservação de sua liberdade.
+ Objetivos Específicos
Promover a qualificação de profissionais para:
- Exercer atividades de ensino relativas às áreas que integram o currículo do Ensino Médio e das séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvendo reflexão quanto ao fazer pedagógico e suas implicações na realidade social;
- Obter uma formação teórico-prática na área de Matemática suficiente para atuar de forma crítica em diversos campos de atividade educacional;
- Dominar os conteúdos disciplinares relativos à docência das diferentes áreas que integram os currículos da Escola Básica bem como as suas respectivas metodologias, recursos e meios, visando ao preparo de ambientes de aprendizagem e à condução de situações educativas;
- Compreender os fundamentos epistemológicos das teorias que sustentam as propostas pedagógicas para a Escola Básica;
- Demonstrar postura científica ativa, criativa e reflexiva diante de problemas da educação e especificamente da docência na Educação Básica;
- Atuar no planejamento, organização e gestão dos Sistemas de Ensino Fundamental e Médio e nas esferas administrativa e pedagógica com competência técnico-científica e ética e democratização das relações sociais na comunidade escolar e fora dela;
- Contribuir com o desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição onde atua, desenvolvendo atividades pedagógicas em consonância com as atividades coletivas, de forma interdisciplinar e de interlocução com os diversos campos do saber e da cultura;
- Participar de movimentos socio-culturais da comunidade, em geral, e de sua categoria profissional, em particular, exercendo liderança e assumindo compromisso com a transformação social do seu meio.
+ Metodologia
O ensino a distância é caracterizado como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologia de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
Cada aluno, além das comunicações virtuais, estará vinculado a um Polo de Apoio Presencial (PAP) – espaço para encontros com professores, monitores, tutores, e colegas. Neste mesmo PAP o aluno fará periodicamente avaliações, conforme o calendário específico do seu curso.
Nesta modalidade o aluno é sujeito que vai administrar a própria aprendizagem, construindo seu próprio método para melhor aproveitar os conteúdos disponibilizados por meio eletrônico e/ou impresso. Deverá se conscientizar de que estuda para seu próprio aperfeiçoamento profissional e de que é o responsável central neste processo.
+ Formas de avaliação
A cada disciplina corresponderão atividades específicas e provas cujos critérios serão previamente divulgados no AVA pelos professores. Haverá encontros presenciais nos Polos de Apoio Presencial para provas e outras atividades, preferencialmente aos sábados. A média de aprovação em cada disciplina será igual ou superior a seis (6,0), segundo as normas da UFOP.
O processo de Seleção obedece às normas da UFOP/UAB. Atualmente é feito pela nota do ENEM.
+ Requisitos para Diplomação
Após a integralização curricular, seguir a orientação contida no portal Minha UFOP para colação de grau e expedição do diploma.
+ Polos Presenciais
Curso ofertado nos polos:
Alterosa – MG
Apiaí – SP
Araguari – MG
Barão de Cocais – MG
Caratinga – MG
Conselheiro Lafaiete – MG
Ipatinga – MG
Itabira – MG
Itapevi – SP
Jales – SP
João Monlevade – MG
Lagamar – MG
Salinas – MG
São João da Boa Vista – SP
São José dos Campos – SP
+ Tutores
Lista de Tutores |
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+ Membros do NDE
+ Membros do Colegiado