Geografia
![]() |
MODALIDADE: Licenciatura DURAÇÃO: 4 anos CARGA HORÁRIA: matriz 1 - 2015/2 (2.895h) |
O Curso de Geografia - Licenciatura a distância do DEETE/CEAD-UFOP visa contribuir para a formação de profissionais para o ensino nos níveis Fundamental e Médio, enfatizando suas conexões interdisciplinares e focando a avaliação da ação antrópica e a apropriação dos recursos naturais, os impactos que esta ação provoca, além de fornecer subsídios para a compreensão dos processos de construção do mundo através de referenciais teóricos de concepção crítica e, principalmente, participar do processo de educação integral do aluno.
O público-alvo desta proposta é representado por pessoas que buscam superar as limitações impostas pela dificuldade de acesso ao curso superior presencial e da disponibilidade de tempo e também aqueles interessados em dar continuidade à sua formação acadêmica através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação.
A matriz curricular 2015/2 (Currículo 1) do Curso de Licenciatura em Geografia, modalidade a distância, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, pela Resolução CEPE Nº. 4.183, de 15/10/2010 e Reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC pela Portaria Nº 348, de 24/04/2017. O conceito 3 foi dado pela Avaliação feita pelo INEP em 2016.
Considerando as indicações dispostas no Relatório de Avaliação do Curso – reconhecimento e a necessidade de reforma curricular e atualização do Projeto Pedagógico do Curso, conforme as Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, pela Resolução CEPE Nº. 7.220, de 21/07/2017, aprovou a matriz curricular 2017/2 (Currículo 2), com carga horária de 3.305h.
O Curso de Geografia - Licenciatura teve sua Renovação pela Portaria MEC nº 913 em 27 de dezembro de 2018, publicada no DOU de 28 de dezembro de 2018.
A Portaria nº13/2019/PROGRAD, de 19 de fevereiro de 2019 aprovou a alteração curricular na matriz 2 da carga horária de 3.305h para 3.275h.
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ao concluir o elenco de componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Geografia, o docente deverá demonstrar, de modo crítico e reflexivo, capacidade de promover a integração entre os saberes científicos da Geografia e a prática pedagógica inserida na realidade sócio-espacial e cultural. Espera-se, ainda, que o educador egresso do curso em questão seja conhecedor das Diretrizes e dos Parâmetros Curriculares Nacionais que norteiam as formas de trabalho docente e a prática pedagógica cotidiana. Habilitar professores para o exercício na Educação Básica das redes oficiais de ensino por meio de Licenciatura, de forma competente e comprometida com uma visão crítica e inovadora, incluindo domínio do conhecimento específico e a reflexão sobre a própria prática em função dos princípios e fundamentos da Geografia. O curso é formado por 8 módulos sequenciais, seguindo a metodologia de ensino a distancia por meio de: Os alunos terão assistência pedagógica de tutores presenciais nos pólos de origem e tutores a distância através do ambiente virtual de aprendizagem, a plataforma moodle. Contarão ainda com a colaboração de coordenador de tutores e professores. O sistema de avaliação proposto visa a apropriação do conhecimento e construção de projetos de pesquisa em educação aplicada à sala de aula. Os instrumentos para avaliar podem ser: grupos de estudo, seminários, elaboração de resenhas, debates, utilização de recursos de diferentes mídias, avaliações presenciais, além dos recursos disponíveis na Plataforma Moodle quais sejam: fórum, chat e wiki. Para cada disciplina do curso corresponderão atividades específicas propostas na Plataforma Moodle pelos professores/especialistas, acompanhadas e corrigidas pelos Tutores Presenciais e a Distância. Para aprovação em cada disciplina, o aluno deverá atingir os requisitos de aproveitamento e freqüência. O aproveitamento mínimo para aprovação corresponde a 60% dos pontos distribuídos e a freqüência obrigatória de 75% das atividades desenvolvidas. Após a integralização curricular, seguir a orientação contida no portal Minha UFOP para colação de grau e expedição do diploma. Coordenador de Estágio de Geografia Profa. Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo mariantonia@ufop.edu.br (31) 3559.1945 Curso ofertado nos polos: Alterosa - MG Araguari - MG Barão de Cocais - MG Caratinga - MG Carlos Chagas - MG Divinolândia de Minas - MG Governador Valadares - MG Ipatinga - MG João Monlevade - MG Lagamar - MG Ouro Preto - MG Presidente Profa. Ma. Maria Antônia Tavares de Oliveira Endo Professores Prof. Dr. Jacks Richard de Paulo Presidente Profa. Dra. Maria Antônia T. de Oliveira Endo Professores Profa. Dra. Katia Gardênia Henrique da Rocha Profa. Dra. Inajara de Salles Viana Neves Adalton de Souza Pena (representante discente - titular) Obras organizadas pelos professores do curso: A Formação de Professores de Geografia: contribuições para mudança de concepção de ensino (2016) Reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem: as tecnologias no ensino de Geografia (2018) E-book: Desafios e estratégias para a educação a distância: vol 3 - Participação dos professores Marta Bertin, Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo e Jacks Richard de Paulo com o capítulo 20: Relato de experiências com o processo de ensino e de aprendizagem e um curso de formação de professores na modalidade a distância (2018) Livro: Diálogos da formação docente com diferentes sujeitos e espaços educativos. - Participação dos professores Marta Bertin, Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo e Jacks Richard de Paulo com o capítulo 4: Foco no trabalho docente: reflexões sobre a formação e sustentabilidade ambiental (2018) Livro: Mapas Mentais: dialogismo e representações - Participação da professora Marta Bertin, com o capítulo 16: O mapa mental como possibilidade de reflexão das representações espaciais para o ensino de Geografia (2018) Compartilhando experiências: Geografia, Sustentabilidade e Formação de Professores (2020) Estão reunidos estudos de autores sobre a formação docente na área de Geografia.
Projeto Pedagógico do Curso(MC01)
Projeto Pedagógico do Curso(MC02)
Projeto Pedagógico do Curso(MC03)