resep masakan

Geografia

MODALIDADE: Licenciatura

DURAÇÃO: 4 anos

CARGA HORÁRIA: 

matriz 1 - 2015/2 (2.895h)
matriz 2 - 2019/1 (3.275h)

 

O Curso de Geografia - Licenciatura a distância do DEETE/CEAD-UFOP visa contribuir para a formação de profissionais para o ensino nos níveis Fundamental e Médio, enfatizando suas conexões interdisciplinares e focando a avaliação da ação antrópica e a apropriação dos recursos naturais, os impactos que esta ação provoca, além de fornecer subsídios para a compreensão dos processos de construção do mundo através de referenciais teóricos de concepção crítica e, principalmente, participar do processo de educação integral do aluno.

O público-alvo desta proposta é representado por pessoas que buscam superar as limitações impostas pela dificuldade de acesso ao curso superior presencial e da disponibilidade de tempo e também aqueles interessados em dar continuidade à sua formação acadêmica através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação.

A matriz curricular 2015/2 (Currículo 1) do Curso de Licenciatura em Geografia, modalidade a distância, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, pela Resolução CEPE Nº. 4.183, de 15/10/2010 e Reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC pela Portaria Nº 348, de 24/04/2017. O conceito 3 foi dado pela Avaliação feita pelo INEP em 2016.

Considerando as indicações dispostas no Relatório de Avaliação do Curso – reconhecimento e a necessidade de reforma curricular e atualização do Projeto Pedagógico do Curso, conforme as Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, pela Resolução CEPE Nº. 7.220, de 21/07/2017, aprovou a matriz curricular 2017/2 (Currículo 2), com carga horária de 3.305h.

O Curso de Geografia - Licenciatura teve sua Renovação pela Portaria MEC nº 913 em 27 de dezembro de 2018, publicada no DOU de 28 de dezembro de 2018.

A Portaria nº13/2019/PROGRAD, de 19 de fevereiro de 2019 aprovou a alteração curricular na matriz 2 da carga horária de 3.305h para 3.275h.

 

bt docente semestre

 

+ Ementas Disciplinas - Licenciatura Geografia
+ Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso

+ Perfil do Profissional

Ao concluir o elenco de componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Geografia, o docente deverá demonstrar, de modo crítico e reflexivo, capacidade de promover a integração entre os saberes científicos da Geografia e a prática pedagógica inserida na realidade sócio-espacial e cultural. Espera-se, ainda, que o educador egresso do curso em questão seja conhecedor das Diretrizes e dos Parâmetros Curriculares Nacionais que norteiam as formas de trabalho docente e a prática pedagógica cotidiana.

+ Objetivos Gerais

Habilitar professores para o exercício na Educação Básica das redes oficiais de ensino por meio de Licenciatura, de forma competente e comprometida com uma visão crítica e inovadora, incluindo domínio do conhecimento específico e a reflexão sobre a própria prática em função dos princípios e fundamentos da Geografia.

+ Objetivos Específicos

  • Habilitar os estudantes para atuarem como professores de Geografia, fundamentando-se teoricamente em uma visão teórico-histórica, social, filosófica, política, cultural e econômica;

  • Possibilitar aos estudantes a aprendizagem e a construção dos seus conhecimentos e habilidades de forma interdisciplinar e colaborativa, fundamentados na prática da pesquisa, nos estudos teóricos e experimentações práticas;

  • Formar um corpo docente capaz de desenvolver nos alunos a compreensão das questões que envolvem a Geografia de um modo geral, desenvolvendo a conscientização sobre a realidade social, política, econômica, cultural e ambiental de forma crítica;

  • Capacitar o docente para a utilização das mídias e das novas tecnologias como meios no processo de ensino e aprendizagem de forma crítica e contextualizada.

+ Metodologia

O curso é formado por 8 módulos sequenciais, seguindo a metodologia de ensino a distancia por meio de:

  • Ferramentas de interação onLine, tais como fórum, wiki, chat e e-mail;

  • Orientações através de videoconferências, webconferências  e videoaulas;

  • Materiais Didáticos produzidos em Linguagem Dialógica.

Os alunos terão assistência pedagógica de tutores presenciais nos pólos de origem e tutores a distância através do ambiente virtual de aprendizagem, a plataforma moodle. Contarão ainda com a colaboração de coordenador de tutores e professores.

+ Formas de avaliação

O sistema de avaliação proposto visa a apropriação do conhecimento e construção de projetos de pesquisa em educação aplicada à sala de aula. Os instrumentos para avaliar podem ser: grupos de estudo, seminários, elaboração de resenhas, debates, utilização de recursos de diferentes mídias, avaliações presenciais, além dos recursos disponíveis na Plataforma Moodle quais sejam: fórum, chat e wiki.

Para cada disciplina do curso corresponderão atividades específicas propostas na Plataforma Moodle pelos professores/especialistas, acompanhadas e corrigidas pelos Tutores Presenciais e a Distância.

Para aprovação em cada disciplina, o aluno deverá atingir os requisitos de aproveitamento e freqüência. O aproveitamento mínimo para aprovação corresponde a 60% dos pontos distribuídos e a freqüência obrigatória de 75% das atividades desenvolvidas.

+ Requisitos para Diplomação

Após a integralização curricular, seguir a orientação contida no portal Minha UFOP para colação de grau e expedição do diploma.

+ Estágio

Coordenador de Estágio de Geografia

Profa. Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo

mariantonia@ufop.edu.br

(31) 3559.1945

+ Polos Presenciais

Curso ofertado nos polos:

Alterosa - MG

Araguari - MG

Barão de Cocais - MG

Caratinga - MG

Carlos Chagas - MG

Divinolândia de Minas - MG

Governador Valadares - MG

Ipatinga - MG

João Monlevade - MG

Lagamar - MG

Ouro Preto - MG

+ Tutores

Lista de Tutores

+ Membros do NDE
+ Membros do Colegiado
+ Produções Acadêmicas

Obras organizadas pelos professores do curso:

A Formação de Professores de Geografia: contribuições para mudança de concepção de ensino (2016)

capa livro

Reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem: as tecnologias no ensino de Geografia (2018)

II SEMANA ACADMICA

 E-book: Desafios e estratégias para a educação a distância: vol 3

- Participação  dos professores Marta Bertin, Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo e Jacks Richard de Paulo com o capítulo 20: Relato de experiências com o processo de ensino  e de aprendizagem e um curso de formação de professores na modalidade a distância (2018)

Capa E-book

Livro: Diálogos da formação docente com diferentes sujeitos e espaços educativos.

- Participação  dos professores Marta Bertin, Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo e Jacks Richard de Paulo com o capítulo 4: Foco no trabalho docente: reflexões sobre a formação e sustentabilidade ambiental (2018)

Livro

Livro: Mapas Mentais: dialogismo e representações

- Participação da professora Marta Bertin, com o capítulo 16: O mapa mental como possibilidade de reflexão das representações espaciais para o ensino de Geografia (2018)

07-12-18-Capa do livro Mapas Mentais-images

Compartilhando experiências: Geografia, Sustentabilidade e Formação de Professores (2020)

Estão reunidos estudos de autores sobre a formação docente na área de Geografia.

25 05 2020-Capa

 

 

 

 

Secretaria do curso

secretaria.geografia.cead@ufop.edu.brJosemary Oliveira

(31) 3559.1461

 

Coordenação de Tutores

washington.silva@ufop.edu.brWashington Luis Vieira da Silva

(31) 3559.1460

 

Coordenação do curso

coordenacao.geografia.cead@ufop.edu.brProf.ª Marta Bertin

(31) 3559.1945

Núcleo Docente Estruturante

Profa. Maria Antônia T. de Oliveira Endo

(31) 3559.1945

 

Presidente

Profa. Maria Antônia T. de Oliveira Endo

(31) 3559.1945