Prezado(a) cursista e agentes da comunidade escolar, bom dia!
É com muita alegria que lhe convidamos para o 6º encontro do Webinário "Currículo, Didática(s), Multiculturalismo e Saberes" - 2023, que acontecerá no dia 15 de maio, 19h (segunda-feira).
Em nossa 6ª roda virtual conversaremos sobre “Decolonialidade e currículo escolar: diálogos e articualções”
Teremos as ilustres presenças da convidada Dra. Ana Ivenicki (UFRJ) e das mediadoras Dra. Márcia Ambrósio (UFOP) e Dra. Giseli Moura Xavier (FE/UFRJ)
Youtube:https://www.youtube.com/live/TzyG03I3xAg?feature=share
Faça aqui sua inscrição e embarque conosco na jornada do conhecimento!
https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=141
A sala da roda em webRede multicultural está aberta e, também,
aguardando por vocês!
As Webprosas Aprendentes: estão em um novo formato. Para tanto, a Roda em WebRede Multicultural, que será semanalmente, trará as vozes de autoridades no assunto para esse evento.
Nosso objetivo é propiciar a formação docente e discente nas abordagens contemporâneas do currículo. Logo, teceremos prosas, por meio de perguntas e respostas sobre os processos didáticos. Haverá, portanto, uma abordagem baseada na perspectiva multi/intercultural crítica do currículo. Tal abordagem será a partir das seguintes temáticas: currículo decolonial, sexualidades, masculinidades, as relações étnico-raciais (analisando as manifestações que revelam o racismo, os preconceitos, a violência simbólica e os estereótipos. Tudo isso, produzidos no interior das instituições escolares, aos quais estão submetidos os/as estudantes, os/as docentes, sobretudo os/as estudantes negros/as e/ou pertencentes a comunidade LGTBQIA+. Ademais, traremos, para a cena, a discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também, o novo ensino médio e o uso das tecnologias no processo educativo - os lados óbvios e obtusos. No entremeio dessa ciranda de saberes e conhecimentos anunciaremos a constante necessidade da pauta de inclusão e equidade na escola.
Essa é uma ação de formação vinculada ao Programa de Extensão intitulado “Pedagogia Diferenciada: práticas exitosas do ensino e da pesquisa(2022 a 2027)”, coordenado pela Profa. Dra. Márcia Ambrósio (DEETE/PROEX/UFOP) e múltiplos(as) colaboradores(as).
Bora fazer a sua inscrição? Importante: será emitido um certificado de 2 horas para cada evento e um outro de 60 horas para quem participar de todos os encontros. É só seguir as orientações na Plataforma da UFOP ABERTA.
#cursoslivres #cursosgratuitos #pedagogiadiferenciada #horasacademicas
#faculdade #curso #educacao #pedagogia #formaçãodocente
#curriculomulticultural #ufop #cead #sujeitossocioculturais #marciaambrosio
#práticaspedagógicas #deete #ensino #discente
Prezados(as) estudantes e docentes, segue eBook saindo do forno: Projeto Político-Pedagógico do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas
Organizadores: Márcia Ambrósio Coordenadora: Márcia Ambrósio
Sinopse: Esta obra apresenta o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas do DEETE/CEAD/UFOP. É registrado o seguinte: objetivos, concepção pedagógica, organização curricular, módulos disciplinares, seminários de pesquisa, oficinas, processo de avaliação e orientação dos TCCs. Também, equipe polidocente, atividades interdisciplinares e complementares de formação e, além disso, ações de extensão.
Descrição da capa: Capa quadrada em tons de roxo e preto. Ao fundo um grupo de pessoas formam um círculo, mais ao fundo algumas árvores e um prédio com janelas. No topo do lado direito escrito em branco: Coleção Práticas Pedagógicas, abaixo, organizadora - Mácia Ambrósio, mais abaixo, coordenadora - Márcia Ambrósio. O título escrito em branco: "Projeto Político-Pedagógico do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas". No rodapé em branco o selo editorial Pimenta Cultural, o selo da Prefeitura de Rio Doce, o selo da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Escalvado, o selo da mineradora SAMARCO, o selo do Departamento de Educação e Tecnologias e o selo da Universidade Federal de Ouro Preto. Fim da descrição.
Faça o download no link na bio: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2023.96948
E-Book Projeto Político-Pedagógico do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas | ![]() |
#pimentacultural #publiqueseulivro #editoradelivros #qualislivros #ebook #instabooks #bookstagram #doutorado #pesquisaacademica #paratodosverem
O Encontro de Aprendizagens e Tecnologias Digitais 2025: Programação e Robótica na Educação é uma realização do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais na Educação (GPTDE), do Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE) do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
O tema desta edição é Programação e Robótica na Educação e tem como propósito promover a reflexão e o compartilhamento de experiências que representem contribuições significativas da programação e da robótica para os processos educacionais. Este tema é bastante atual e desperta o interesse tanto de professores quanto de estudantes. No entanto, diante dos desafios para a sua implementação nos espaços escolares, considera-se que o compartilhamento de iniciativas exitosas seja fundamental para inspirar e apontar caminhos.
Para tanto, serão realizadas quatro atividades online abertas ao público ao longo do primeiro semestre de 2025. Na terceira atividade, a ser realizada às 19h do dia 14/05/2025, será Tecnologias de Realidade Aumentada e Virtual nas Escolas. Será que pega?
A participação nos eventos é gratuita e dispensa inscrição prévia.
Expediente:
Nome do evento: Encontro de Aprendizagens e Tecnologias Digitais 2025: Programação e Robótica na Educação
Atividade: Tecnologias de Realidade Aumentada e Virtual nas Escolas. Será que pega?
Palestrantes: Dr. Saul Emanuel Delabrida Silva (UFOP) e MSc. Laura Coura (UFOP)
Resumo: Nesta palestra, compartilhamos as experiências e aprendizados adquiridos em projetos de formação de professores da rede básica de ensino, com foco no uso pedagógico de tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV), além de outros projetos que estamos desenvolvendo. Discutimos os principais desafios enfrentados — como limitações técnicas, barreiras pedagógicas — e apresentamos estratégias que têm se mostrado eficazes para promover o engajamento docente e a apropriação crítica dessas tecnologias. A partir de exemplos práticos e relatos de professores participantes, buscamos refletir sobre o papel da RA e da RV na ampliação de repertórios didáticos e na promoção de experiências de aprendizagem mais imersivas e significativas.
Data: 14/05/2025
Horário: 19h
Formato: transmissão ao vivo pelo Youtube
Local: https://www.youtube.com/@gptde
Contato: gptde@ufop.edu.br
Perfil no Instagram: https://www.instagram.com/gptde_ufop/
Certificação: Será fornecida declaração de participação de duas horas.
Por favor, participe e nos ajude a divulgar nosso evento.
![]() |
Convite para 3ª Webprosa E-corpo e Movimento!
No dia 18 de setembro, às 19h, vamos explorar a interseção fascinante entre Educação Física e Cultura Escolar. Junte-se a nós para uma jornada de reflexão e aprendizado. Vamos conversar com a professora, Dra. Márcia Ambrósio, da Universidade Federal de Ouro Preto.
Temas em debate:
"Educação Física e a Cultura Escolar: Notas de Reflexão"
"Educação dos Corpos na Escola"
Participe e convite outras pessoas!
Este projeto articula ensino, pesquisa e extensão. O participante ganha conhecimento e certificado!
Assista em: https://youtube.com/live/jgAJkkwIn94
#EducaçãoFísica #CulturaEscolar #Movimento #Webprosa3 #Aprendizado #Reflexão #Educação #CorposNaEscola #ComunidadeAcadêmica
O tema desta edição é Programação e Robótica na Educação e tem como propósito promover a reflexão e o compartilhamento de experiências que representem contribuições significativas da programação e da robótica para os processos educacionais. Este tema é bastante atual e desperta o interesse tanto de professores quanto de estudantes. No entanto, diante dos desafios para a sua implementação nos espaços escolares, considera-se que o compartilhamento de iniciativas exitosas seja fundamental para inspirar e apontar caminhos.
Para tanto, serão realizadas quatro atividades online abertas ao público ao longo do primeiro semestre de 2025. Na quarta atividade, a ser realizada às 19h do dia 11/06/2025, será apresentada a palestra Tecnologias e inovação nas práticas pedagógicas: a experiência do Centro Juvenil de Ciência e Cultura - Bahia, proferida pela profa. Elmara Souza.
A participação nos eventos é gratuita e dispensa inscrição prévia.
Expediente:
Nome do evento: Encontro de Aprendizagens e Tecnologias Digitais 2025: Programação e Robótica na Educação
Palestra:Tecnologias e inovação nas práticas pedagógicas: a experiência do Centro Juvenil de Ciência e Cultura - Bahia
Descrição: A proposta é compartilhar a experiência do CJCC de Vitória da Conquista - Bahia a partir de um diálogo sobre inovação nas práticas pedagógicas e o uso das tecnologias digitais na educação.
Data: 11/06/2025
Horário: 19h
Formato: transmissão ao vivo pelo Youtube
Local: //www.youtube.com/@gptde
Contato: gptde@ufop.edu.br
Perfil no Instagram: https://www.instagram.com/gptde_ufop/
Certificação: Será fornecida declaração de participação de duas horas.
Por favor, participe e nos ajude a divulgar nosso evento.
Mais artigos...
- Convite para a 17ª Webprosa: 05/10/2022, 19h
- Neste terça-feira, 07 de março de 2023, às 15h30, professor Antonio Marcelo apresentará uma palestra para o Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
- E-BOOK saindo do forno: "Escre(vidas) docentes: as rochas do conhecimento".
- Convite - Webinário "Inteligência Artificial, Mediação Pedagógica e Escrita: Novas Formas de Ensinar e Pesquisar"