Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas da Graduação referente ao 2º semestre letivo de 2015

Prezad@s estudantes e professor@s:

A Pró-Reitoria de Graduação inicia, nesta semana, a Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas da Graduação referente ao 2º semestre letivo de 2015. A pesquisa, que é aplicada semestralmente, convida estudantes e professor@s da Ufop a avaliarem aspectos relevantes da condução pedagógica dos cursos presenciais de graduação.

O formulário estará disponível no sistema MinhaUFOP, até o dia 11 de abril de 2016. Nesse período, o mesmo poderá ser respondido imediatamente ou, se necessário, poderá ser justificada a opção pela não participação. O formulário ficará disponível para novos preenchimentos, no período de aplicação, ainda que tenha sido justificada, inicialmente, a não participação.

Uma vez iniciada a pesquisa, o formulário deve ser integralmente preenchido, isto é, @s estudantes devem avaliar cada uma das disciplinas cursadas no semestre letivo, em todos os 10 itens avaliativos, e @s professor@s devem avaliar cada uma das turmas nas quais ministraram aulas, em todos os 10 itens avaliativos. A não conclusão da pesquisa habilita o sistema a reabrir o formulário em todos os acessos ao sistema MinhaUFOP, até que o mesmo seja preenchido na sua totalidade.

Para facilitar o acompanhamento das questões respondidas, a pesquisa exibe um contador, que indica a passagem das páginas na medida em que todas as avaliações são realizadas. O sistema também destaca em verde, as avaliações registradas e, em vermelho, as avaliações a serem preenchidas (pendentes).

- Os resultados das pesquisas realizadas pela PROGRAD/UFOP são divulgados no endereço:

- Após o fechamento do período de realização da pesquisa, @s professor@s podem visualizar os dados tabulados de sua avaliação, pel@s estudantes, diretamente no acesso restrito ao sistema MinhaUFOP.

- A consulta aos dados da pesquisa, pel@s professor@s, não permite a identificação dos estudantes que @s avaliaram.

Para onde vão esses dados?

Os dados levantados são consolidados em relatórios, que são divulgados à comunidade acadêmica por meio da página da PROGRAD/UFOP http://www.prograd.ufop.br/index.php/nap/avaliacao-disciplinas e são encaminhados aos departamentos, visando subsidiar discussões de aprimoramento das ações pedagógicas. Os resultados da pesquisa geram indicadores para as temáticas do “Programa Sala Aberta: Docência no Ensino Superior”, o qual atua no acompanhamento e na capacitação continuada da docência. Há também apresentações na Câmara de Colegiados para análise dos dados. Cada curso, através do Presidente de seu colegiado, é convidado pelo NAP/PROGRAD para discutir os resultados do ensino-aprendizagem e propor planos de ação para crescimento do curso.

Participe da Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas da Graduação 2015/2.

Avaliar é contribuir para uma UFOP melhor!

UFOP - Pró-Reitoria de Graduação