Professor Milton Rosa profere palestra no XII Encontro Nacional de Educação Matemática

O Prof. Milton Rosa do departamento DEGEP/CEAD participou do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, que aconteceu em São Paulo, de 13 a 16 de Julho de 2016, na Universidade Cruzeiro do Sul. O professor prestou uma homenagem ao Prof. Ubiratan D’Ambrosio, a quem foi conferido o título de Sócio Emérito da SBEM. No dia 15 de Julho, proferiu a palestra intitulada Discutindo as abordagens global (ética), local (êmica) e glocal (dialógica) em investigações em ethnomodelagem.

Prof. Milton também participou da apresentação de comunicações científicas com os seus orientandos: Rodrigo Carlos Pinheiro apresentou a comunicação intitulada O programa etnomatemática como um suporte pedagógico para o ensino e aprendizagem de educação financeira para alunos Surdos de uma escola pública e Diego Pereira de Oliveira Cortes apresentou a comunicação intitulada Ressignificando os conceitos de funções: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem, que foi escrita em coautoria com Prof. Daniel Orey, também do DEGEP/CEAD. Prof. Milton Rosa também apresentou a comunicação científica intitulada Reflexões sobre a relação entre a etnomatemática e a modelagem, que foi escrita em coautoria com o Prof. Daniel Orey.

O evento sobre a educação matemática reuniu, aproximadamente, 2.300 participantes provenientes de todas as regiões do Brasil, em seus 4 dias de realização. Considerado o mais importante no âmbito nacional, este evento congrega um vasto público envolvido com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, Professores e Estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, Estudantes da Pós-graduação e Pesquisadores. A cada encontro constata-se o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo.

Nesta edição o evento teve como tema A Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades e a proposta foi colocar em discussão as novas temáticas e tendências que perpassam a Educação Matemática, seja como campo profissional, seja como campo de pesquisa. Nesse sentido, a parceria formada entre a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) possibilitou a realização do evento nas instalações dessa universidade. Há de se destacar também a participação e o envolvimento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do São Paulo (SBEM/SP) e de outras Instituições estaduais, federais e particulares do Estado de São Paulo que se uniram para a realização desse grande evento de pesquisa e de divulgação profissional-científica da Educação Matemática brasileira.

Maiores informações podem ser obtidas no site do evento

Confira a palestra