Curso de Extensão Virtual "Portfólio/Webfólio de Aprendizagem: Inovação no Processo de Ensinar, Aprender e Avaliar" inscrições até dia 25/10

O curso de extensão virtual "Portfólio/Webfólio de Aprendizagem: Inovação no Processo de Ensinar, Aprender e Avaliar" está aberto para inscrições até o dia 25/10.

>> Acesse aqui o formulário de inscrição

O curso é gratuito e oferece 200 vagas para estudantes universitários e/ou professoras/es da rede básica de ensino de todo o Brasil.

Carga horária: 45 horas
Período de Inscrição: 10/10/2017 até 25/10/2017
Início do curso: 26 de outubro de 2017
Término do curso: 2 de dezembro de 2017

O objetivo principal do curso é debater a preparação da aula, a metodologia de trabalho, os recursos didáticos e a relação pedagógica como geradores de oportunidades formativas gestadas por meio das diferentes propostas de ensino/aprendizagem/avaliação e de uma nova organização curricular que ressignifique os tempos nos espaços escolares.

A proposta curricular do curso objetiva favorecer reflexões e produzir melhorias nas práticas pedagógicas cotidianas, colaborando para a qualidade da educação básica pública.

O Curso será desenvolvido por meio de módulos temáticos, sob uma perspectiva interdisciplinar, a seguir apresentados:

Módulo 1: A avaliação na relação pedagógica de hetero e interestruturação do conhecimento.
Ementa: Saber, conhecer, avaliar, por quê?; Problematizando o campo de estudos da avaliação escolar; A avaliação na relação pedagógica de hetero e interestruturação do conhecimento;
O significado da avaliação como reflexão da prática na formação do professor.

Módulo 2: Práticas Pedagógicas inovadoras
Ementa: Avaliação da Aprendizagem, Registros Escolares e Organização do Trabalho Pedagógica na Escola Plural; Escolas inovadoras - Escola Âncora (SP), Escola da Ponte (Portugal), Escola Balão Vermelho e Escola da Serra (Belo Horizonte/MG); Vivências pedagógicas diferenciadas

Módulo 3: O tempo e o espaço escolar, a relação pedagógica, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e do portfólio/webfólio na prática educativa
Ementa: Projetos criativos/Pedagogia diferencias; Práticas pedagógicas inovadoras;O uso das tecnologias na sala de aula; Avaliação da aprendizagem e o uso do portfólio/Webfólio na prática educativa.

O Curso acontecerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio da plataforma Moodle.

Recursos didático-pedagógicos utilizados: cadernos didáticos e textos contendo orientações de estudo, especialmente preparados para cada módulo oferecido; indicação de textos; livros didáticos e artigos disponibilizados, relacionados aos temas, dinâmicas, trabalhos em grupo e pesquisa colaborativa, vídeos e videoaulas, entre outros.

Instrumentos de avaliação do desempenho do(a) cursista: seminário virtual, ações de aprendizagens (envio de tarefas no AVA); participação nos fóruns, autoavaliações, desenvolvimento do trabalho final de acordo com as orientações disponíveis na plataforma.

Aos que concluírem o curso, o certificado será entregue pela Pró-Reitoria de Extensão da UFOP e Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE/CEAD).

ACESSO A PLATAFORMA VIRTUAL: A partir do dia 26 de outubro/2018

A plataforma Moodle pode ser acessada diretamente pelo link:

Será aberta a página da Plataforma Moodle, onde você deve digitar em usuário o seu cpf e em senha também o seu cpf (Será solicitada a troca de senha no primeiro acesso). Fique atento ao seu e-mail, onde receberá as primeiras informações.

Informações por meio dos e-mails:

portfolio.aprendizagem@gmail.com ou marciaambrosio@oi.com.br