PALESTRA 22/11: São Gabriel da Cachoeira - Vida e Morte na cidade mais indígena do Brasil

Nesta quarta, dia 22 de novembro, das 18h30 às 21h, será transmitida a palestra São Gabriel da Cachoeira: Vida e Morte na cidade mais indígena do Brasil, a ser realizada pelo palestrante Diego Amorim Xavier (Graduado em Ciências Sociais pela PUC-SP e Mestrado em sociologia pela ZhejiangUniversity – China e atualmente membro do Projeto Mawako, que auxilia a formação de cooperativas indígenas em São Gabriel da Cachoeira – Amazonas).

São Gabriel da Cachoeira, a cidade mais indígena do Brasil, ainda guarda elementos culturais milenares dos povos indígenas brasileiro, numa grande luta por sobreviver que dura séculos. As 23 etnias que hoje resistem na região, é um forte retrato do descaso com as populações indígenas no país, e que em São Gabriel da Cachoeira é reforçada pelo isolamento geográfico e ausência do Estado. Atualmente a realidade destes povos é marcada pela mortalidade infantil e pelo suicídio de jovens indígenas. E nesses aspectos, vida e morteno município, é uma constante que reflete os desafios de sobrevivência de povos tradicionais indígenas no Brasil contemporâneo.

>> Clique aqui para ler mais sobre este conteúdo

Locais para participação:

  • Auditório do CEAD
  • Webconferência para os polos de apoio presencial
  • Transmissão simultânea pelo Youtube (acesse aqui)

Obs.: Haverá fornecimento de certificado de para aqueles que participarem do evento no auditório do CEAD ou nos Polos de Apoio Presencial.