Projeto de extensão virtual "Culturas Juvenis, escola e identidade"

O curso de extensão virtual "Culturas Juvenis, escola e identidade", coordenado pela professora Márcia Ambrósio, está finalizando suas atividades referentes ao ano de 2017 com a certeza de que é preciso continuar o debate iniciado. É sempre bom aprender, ensinar e avaliar por meio da amorosidade docente/discente. Este estar-junto-virtual juvenil "rendeu" uma colheita maravilhosa: serão certificados 215 profissionais de educação espalhados pelo Brasil e que irão disseminar as sementes dos novos conhecimentos, das novas relações pedagógicas com os(as) jovens na escola e em outros espaços de encontros. Refletiu-se, durante o desenvolvimento do projeto, sobre os jovens, seus estilos, sua relação com a escola na produção das identidades juvenis.

Os variados temas em debate foram:

1) Juventude(s) Como Um Tempo de Construção da Identidade. O Ciclo da(s) Juventude(s) e Suas Características;

2) O corpo na sociedade globalizada. As máscaras que carrego em mim?;

3) O que os Jovens Esperam da Escola? "Nunca me sonharam?";

4) Os jovens como atores sociais, estilos juvenis, identidades. Ressignificando os espaços educativos no ciclo das juventudes - um estudo de caso.

Por meio das metodologias ativas os sujeitos participantes foram convidados(as) a analisar os diferentes saberes elaborados pelos(as) jovens dentro e fora da escola, sua relação com o mundo do trabalho, com as tecnologias, a cultura, as artes, as ciências, para que possam desfrutar com maior consciência de suas escolhas.

Os resultados foram a construção de novos conhecimentos, habilidades e experiências compartilhadas que permitirão uma inclusão emancipadora dos(as) jovens nesta sociedade, que cabe a todos transformar.

A equipe agradece ao estudante Pedro Ferreira, do curso de Licenciatura em Pedagogia (EAD), do polo UAB de Passos, que exerceu com maestria a jornada de execução do projeto na monitoria do projeto.