Advocacia-Geral apresenta no I CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA iniciativas sustentáveis implantadas pelo órgão

Advocacia-Geral apresenta em MG no I CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA, realizado no Centro de Artes e Convenções da UFOP, iniciativas sustentáveis implantadas pelo órgão:

As diretrizes adotadas pela Advocacia-Geral da União (AGU) para a realização de licitações sustentáveis, para a gestão de resíduos e para a coleta seletiva solidária foram apresentadas em evento promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG (UFOP), na última semana. O "Primeiro Congresso Gestão Pública: os serviços públicos e seus desafios" teve como objetivo discutir metas governamentais que envolvam a implementação de políticas de responsabilidade social.

A primeira participação da AGU ocorreu na sexta-feira (31/10), no painel temático Gestão Pública e Sustentabilidade, que contou com a participação da advogada da União Teresa Villac, integrante do Núcleo Especializado Sustentabilidade, Licitações e Contratos (Neslic), da Consultoria-Geral da União (CGU).

Teresa Villac apresentou ao público presente e aos demais palestrantes as iniciativas adotadas pela Advocacia-Geral e que contribuíram para o uso racional de recursos. Segundo a advogada pública, desde 2008, ano em que o órgão aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, as iniciativas para criar mecanismos de gestão socioambiental têm se multiplicado.

"A AGU tem investido na capacitação de seus agentes públicos e na elaboração de manuais que contribuem para criar essa perspectiva colaborativa. A própria constituição da Neslic, em 2013, para conjugar e inter-relacionar o assessoramento jurídico da CGU com os conceitos de sustentabilidade nas licitações e contratos é considerada uma iniciativa inovadora", diz Teresa Villac.

No sábado (1º/11), a advogada pública ministrou minicurso sobre recursos e métodos para uma gestão pública sustentável, com a apresentação dos atos normativos que norteiam a sustentabilidade no serviço público e sua aplicação no contexto da Administração Pública Federal.

"Pela dinâmica empreendida no congresso, a participação da AGU foi de suma importância para que os participantes pudessem conferir a materialização dos conceitos abordados durante as discussões", destacou a professora Dulce Maria Pereira, coordenadora do curso de pós-graduação "Escolas Sustentáveis Com-Vida" da UFOP.

O congresso foi uma iniciativa do curso de bacharelado em Administração Pública, do Departamento de Gestão Pública e do Centro de Educação Aberta e à Distância da UFOP. Além da advogada da AGU, o evento contou com a participação de representante do Ministério do Meio Ambiente e de especialistas na área ambiental.

A CGU é órgão da Advocacia-Geral da União.

Fonte: Flávio Gusmão

Site: http://www.agu.gov.br/page/content/detail/id_conteudo/305770