Professores Milton Rosa e Marger Viana publicam o artigo "De Oresme a Dirichlet: Um Breve Histórico do Desenvolvimento das Funções"

Os professores Milton Rosa e Marger da Conceição Ventura Viana publicam juntamente com o ex-orientando Prof. Me. Davidson Paulo Azevedo Oliveira, o artigo intitulado De Oresme a Dirichlet: Um Breve Histórico do Desenvolvimento das Funções, na Revista Brasileira de História da Matemática de Qualis Capes B1.

Este artigo teórico apresenta uma breve imersão na história das funções abrangendo a definição atual de Dirichlet por meio de sua concepção a partir das representações gráficas de Oresme e tabular dos Babilônios. Assim, foram discutidos os estágios da evolução histórica da linguagem algébrica, aprofundando-se na escrita retórica, sincopada e simbólica. Nesse direcionamento, do ponto de vista histórico, a distinção entre constantes e variáveis também foi necessária. Os professores argumentaram que o desenvolvimento das funções vem sendo elaborado desde 4.000 a.C. até os tempos atuais, quando a sua definição contemporânea foi proposta no século XIX.

 


Confira o artigo aqui