DEETE participa do I Encontro Regional da Matemática de São João da Boa Vista

O Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE), ligado ao CEAD, entre os dias 26 e 28 de agosto, participou do "I Encontro Regional da Matemática de São João da Boa Vista" oferecendo atividades de formação e os minicursos do projeto de extensão coordenado pela professora Dra. Márcia Ambrósio. O evento foi uma parceria entre Polo UAB de São João da Boa Vista, coordenado pelo Departamento Municipal de Educação e as Universidades Federais de Ouro Preto (UFOP) e Fluminense (UFF).

Ao todo, o Departamento ofereceu três palestras e quatro minicursos que abordaram temas como Avaliação, Registros e Portfólio, Pedagogia da Alegria e o uso de jogos na aprendizagem. De acordo com a professora Dr. Márcia Ambrósio, coordenadora do projeto de extensão, os temas são relevantes na medida em que abordam as práticas pedagógicas de diferentes perspectivas.

“Sabemos o quão as práticas pedagógicas dos educadores ficam restritas aos espaços de sala de aula e das escolas. Muitas vezes, isso não permite a divulgação das boas ideias e ações que são desenvolvidas e realizadas pelos educadores no seu cotidiano. Nesse sentido, neste encontro foi possibilitada a divulgação, integração e disseminação de práticas pedagógicas exitosas. Em espaços dessa natureza, os profissionais podem se reconhecer como membros de uma comunidade específica. Sentem-se semelhantes em relação àquilo que os aproxima ou os afasta em relação às suas práticas cotidianas. Ademais, acolhem-se mutuamente em suas fragilidades, necessidades de crescimento, desenvolvimento e, assim, conseguem formular demandas e projetos novos”, enfatiza a professora.

As três palestras oferecidas pelo DEETE e ministradas pela Professora Dr. Márcia Ambrósio foram: “A semente do conhecimento: “Saber, Conhecer, Avaliar, por quê?”; “A Pedagogia diferenciada, da alegria e da inovação: como vivenciar uma doce docência?” e “Avaliação, os registros e o portfólio: inovações no ensinar, aprender e avaliar”. Já os minicursos ligados ao Departamento foram: “O corpo brincante, a criatividade e o uso do portfólio como processo avaliativo, na educação infantil e ensino fundamental”, também ministrado pela Márcia Ambrósio. “O uso dos jogos, a interdisciplinaridade para as aprendizagens das diferentes áreas do conhecimento na Educação Básica, ministrado pelo Eduardo Mognon. “Ressignificando e discutindo as Diretrizes Curriculares para a Educação infantil: novos olhares sobre cotidiano da Educação Infantil”, ministrado por Mayara Brito e “"Minuto Lumière": Experiências cinematográficas na escola”, oferecido por Renata Ribeiro.

Além disso, os alunos participaram das atividades levadas pela Universidade Federal Fluminense. Houve minicursos envolvendo a aprendizagem de matemática de forma lúdica e o Museu Itinerante Interativo desenvolvido no Laboratório do Ensino da Geometria, da UFF.

O DEETE agradece a Professora Eloisa Rodrigues Matielo Ribeiro, coordenadora do Polo UAB de São João da Boa Vista e toda a equipe de apoio, que tornou o evento possível. É evidente que eventos como esse ampliam a dimensão continuada e processual da formação dos profissionais da educação no município de São João da Boa Vista. Estende os agradecimentos aos colaboradores Eduardo Mognon, Mayara Cruz Brito e Renato Ribeiro, pela disposição em construir conhecimentos.

A seguir, dois vídeos que mostram o "I Encontro Regional da Matemática de São João da Boa Vista", registrado pela TV União.

Vídeo 1:

A professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Márcia Ambrósio, fala das atividades realizadas no I Encontro Regional da Matemática de São João da Boa Vista. Confira a reportagem exibida dia 27 de agosto de 2015:

Vídeo 2:

O Museu Itinerante da Matemática, desenvolvido no Laboratório do Ensino da Geometria da UFF, instalado no auditório do polo UAB, em São João da Boa Vista. Confira a reportagem exibida dia 28 de agosto de 2015: