Professoras Maria Antônia Endo, Márcia Ambrósio e Marilene Andrade participarão do XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD)

Com o trabalho intitulado “Semana Acadêmica em Cursos de Educação a Distância: Espaço de múltiplas possibilidades”, as professoras Maria Antônia Endo, Márcia Ambrósio e Marilene Andrade, do Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE), participarão do XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Confira o resumo do texto:

A Semana Acadêmica é considerada, na maioria dos cursos de graduação presenciais, como espaço de construção e socialização de conhecimentos, troca de experiências, integração entre alunos, docentes e comunidade em geral, um evento regular, previsto no calendário acadêmico. Porém não lhe é concedida a mesma distinção que possuem os cursos ofertados na modalidade a distância. O objetivo do texto é apresentar alguns resultados do processo de realização das Semanas Acadêmicas dos cursos de Geografia e Pedagogia, do Centro de Educação a Distância CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto UFOP, os quais são ofertados, na modalidade a distância, em 21 Polos localizados nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Os resultados permitiram constatar evidências importantes da formação e consolidação de uma comunidade acadêmica mais esclarecida, e identificada com os Cursos de Geografia e Pedagogia; na ampliação dos espaços de formação acadêmica e cultural; na maior participação dos alunos desses cursos em projetos de pesquisa e extensão; no aumento da produção acadêmica dos alunos e professores; na construção de parcerias com outras instituições que promovem formação docente e no fortalecimento de uma identidade dos Cursos de Geografia e Pedagogia da EaD. A realização das Semanas Acadêmicas abriu, também, espaço para se avaliar o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino, aprendizagem e gestão, e para ressignificar tal ação, num movimento que favoreceu a integração dessas Semanas ao currículo do curso de Pedagogia, e, também, aos currículos dos anos iniciais da Educação Básica, rumo à implantação de um web currículo na escola.

O evento acontecerá os entre os dias 30 de novembro a 03 de dezembro de 2015, na cidade de Salvador, e é uma promoção da Associação Universidade em Rede (UniRede).

A UniRede é um consórcio formado por instituições públicas de ensino superior (Universidades Federais, Estaduais e Institutos Federais) que têm por objetivo a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico da Educação a Distância (EaD) no Brasil. O encontro tem contribuído para a discussão e consolidação da modalidade a distância no Brasil desde a criação da UniRede.

Organizado pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, o XII ESUD (2015) busca refletir sobre a cultura digital e inovações tecnológicas que possam contribuir para a educação superior a distância.

Departamento de Educação e Tecnologias - DEETE/CEAD-UFOP