PNAIC 2015 tem previsão de iniciar em agosto

O Pacto de Alfabetização pela Idade Certa tem previsão de iniciar em agosto de 2015. A informação foi confirmada por Mirna França, coordenadora de formação continuada de professores- MEC. O aval para início da formação do PNAIC 2015 foi concedido pela presidência da república. O Encontro de abertura dos trabalhos do PNAIC-UFOP, em Poços de Caldas, está previsto para os dias 10 a 14 de agosto deste ano.

O PNAIC é uma iniciativa do Governo Federal em articulação com Estados e Municípios. Este programa dispõe de quatro eixos: “1. Avaliação em larga escala; 2. Gestão, mobilização e controle social; 3. Material didático e 4. Formação continuada de professores – este considerado o principal deles.” A meta principal do Pacto é “alfabetizar todas as crianças brasileiras de escolas públicas até os 8 anos de idade, ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental, série que encerra – ou deveria encerrar – o chamado ciclo de alfabetização” (extraído do Portal Todos pela Educação).

Ao todo, 142 municípios do Sul de Minas aderiram ao PNAIC e participam da formação coordenada pela UFOP. São cerca de 4.000 (quatro mi) professores alfabetizadores alcançados nos dois anos de execução do programa. O PNAIC- UFOP entra no seu terceiro ano de execução. “O nosso objetivo é promover capacitações focadas em práticas pedagógicas qualitativas. Entendemos que, assim, contribuímos diretamente para o alcance de resultados positivos de ensino-aprendizado na alfabetização dos alunos da rede pública de educação”, destaca Professora Dra. Adriana Maria Tonini, coordenadora geral do PNAIC-UFOP.