Prezado(a) Cursista, você está convidado a participar do nosso seminário, que é um convite para repensar valores e a postura profissional. O objetivo principal da formação continuada é garantir a qualificação dos professores em exercício no magistério com vistas à consolidação e ampliação de seus conhecimentos e à renovação pedagógica.
Nos nossos encontros virtuais e presenciais reuniremos diferentes profissionais para propiciar diálogos com seus pares e, ao mesmo tempo, oportunizar o contato com especialistas e pesquisadores de diferentes áreas de atuação.
Espera-se que os espaços de formação continuada sejam transformados em um espaço privilegiado para debater propostas que ajudem a qualificar a sala de aula, a escola e outros espaços educativos que envolvam as questões da Educação Básica.
Objetivo geral
Favorecer reflexões capazes de provocar melhorias nas práticas pedagógicas cotidianas dos(as) docentes cursistas, colaborando para a qualidade da educação básica pública.
Objetivos Específicos
• Apresentar e debater temas relativos à matriz curricular do Curso de especialização em Práticas Pedagógicas;
• Conhecer as estratégias de pesquisa como suporte para a investigação em educação;
• Subsidiar o(a) cursista na produção de seu trabalho acadêmico-científico final, trabalhando com estratégias de leitura de textos científicos, organização das informações e produção de texto científico e estratégias/procedimentos de pesquisa, necessários na organização do TCC.
Público Alvo
Cursistas/Profissionais que atuam na rede pública de Educação Básica.
Metodologia do seminário
• Abertura com programação cultural;
• Conferência de abertura;
• Mesas Redondas - com a participação de pesquisadores convidados, objetivando oferecer aos participantes a discussão do tema geral do Congresso/Seminário em diferentes abordagens;
• Oficina ministrada por especialistas na área, abordando subtemas que fazem interface com o tema do seminário.
Local de Realização
Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto Campus Universitário Morro do Cruzeiro - (31) 3559.1355 e (31) 3559.1460 - Período: 19 e 20 de maio de 2017
19/05/2017 (sexta-feira) |
|
Manhã |
8h-9h Chegada dos Participantes/Credenciamento/Café com música |
Manhã |
9 horas – Mesa 1- Abertura - Prof.Welligton Tavares - Vice-Diretor do CEAD e Profa. Regina Magna Bonifácio de Araújo, Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação, DEEDU – ICHS – UFOP (a confirmar). Apresentação cultural Apresentação do Curso Projeto Político Pedagógico do Curso de Práticas Pedagógicas (DEETE/CEAD/UFOP) Coordenadora: Márcia Ambrósio e Cláudia Mol (Coordenadora de tutores/as) |
10h às 12h Mesa 2: Roda de conversa com a Profa. Kátia Gardênia e Adriano Cerqueira sobre a disciplina “Sociologia e Cotidiano Escolar” Mesa 3: Roda de conversa com a Profa. Carla Mercês da Rocha Jatobá e Adilson Pereira dos Santos sobre a disciplina “Práticas educativas e inclusão escolar” |
|
12:00 h – Almoço |
|
12h às 13h30 - Almoço |
19/05/2017 (sexta-feira) |
|
Tarde |
13h30 às 14h30 Mesa 4: Roda de conversa com a Profa. Janete Flor de Maio sobre a disciplina “História e Historiografia da Educação” |
14h30 às 15h30 Mesa 5: Roda de conversa com a Profa. Inajara Sales sobre a disciplina “Organização do Trabalho Escolar” |
|
Tarde |
15h30 às 16h30 - Café com poesia e lançamentos de livros |
Lançamentos de livros Livro 1: Mediação tecnológica e formação docente - Organizadores: Hércules Tolêdo Corrêa e Márcia Ambrósio Livro 2: Oficina de Letramento Acadêmico - Hércules Tolêdo Corrêa Livro 3: Avaliação da aprendizagem e o uso do portfólio/webfólio na prática educativa. Márcia Ambrósio Livro 4: EaD: diálogos, compartilhamentos, práticas e saberes Inajara Viana Neves, Salles e Wagner José Barbosa Corardi e Carmem Lúcia Freitas de Castro. 16h30 às 17h30 Mesa 6 - Roda de conversa com a Profa. Márcia Ambrósio sobre a disciplina “Tendências da Pesquisa em Educação” |
|
19h - Jantar por adesão |
20/05/2017 (sábado) |
|
Manhã |
8h30 às 10h30 Mesa 7 - Roda de conversa com os Professores Hércules Toledo e Gláucia Jorge sobre “Letramento acadêmico” |
10h30 - Café |
|
11:00 h – Mesa 8 - Roda de conversa com a Profa. Márcia Ambrósio sobre a disciplina “Profissão e formação docente” |
|
12h às 13h30 - Almoço |
20/05/2017 (sábado) |
|
Tarde |
13h30 às 15h30 - Roda de conversa sobre "A Monografia e a Redação de Trabalhos Acadêmico-Científicos" com a Professora convidada Inês Teixeira de Castro Assunção (UFMG). Mediação: Professora Márcia Ambrósio 15h30 às 16h - Café com prosa 16h às 17h30 - Oficina “Pesquisa em Educação” - Profa. Márcia Ambrósio e Tutores(as) a distância |
17h40 - Encerramento |
Contato: Secretaria de cursos da Pós-Graduação
secretaria.cursos@cead.ufop.br / posgraduacao.ceadufop@gmail.com / (31) 3559.1461 / SALA: 3.04
Hospedagem em Ouro Preto-MG: Rede de hotéis: http://www.ouropreto.org.br/hospedar.php
Rede de Repúblicas - Hospedagem Econômica http://www.cead.ufop.br/index.php/hospedagem-op
Instituição Promotora:
Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE) do Centro de educação aberta e a distância (CEAD)
Coordenação Geral: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende (Presidente do Colegiado e Coordenadora do Curso) e Cláudia Cristina Mól (Coordenadora de Tutores/as)
Comissão Organizadora:
Professor Adriano Cerqueira (Membro do Colegiado)
Professora Carla Mercês da Rocha Jatobá (Membro do Colegiado)
Professora Gláucia Maria dos Santos Jorge (Membro do Colegiado)
Professor Hércules Tolêdo Corrêa (Membro do Colegiado)
Professora Emanoele Lima Abreu (Tutora a Distância do PAP de Vitória)
Professora Fernanda Mara Fonseca da Silva (Tutora a Distância do PAP de Passo/MG)
Professor Juam Carlos Thimótheo (Tutora a Distância do PAP de Baueri/SP)
Professora Karla Daniely Marques Raimundo (Tutora a Distância do PAP de Bom Despacho/MG)
Professora Luciana Bezerra Cota (Tutora a Distância do PAP de Carantiga/MG)
Professora Vivian Walter dos Reis (Tutora a Distância do PAP de Barão de Cocais/MG)
Luciene de Fátima Machado (Secretária do Curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas)
Comunicamos o falecimento de Lucas Souza da Silva, ex-aluno do curso de Geografia, Polo de Governador Valadares - Licenciado em Geografia em 29/04/2016. Deixamos aqui os nossos mais sinceros sentimentos.
A Coordenação do Curso de Geografia - Licenciatura
Prezados,
Informamos que hoje dia 09 de maio de 2017 a Universidade Federal de Ouro Preto estará sem internet das 20h às 23h59. Dessa forma, a Plataforma Moodle não estará em funcionamento neste horário.
Esta interrupção acontece devido a manutenção emergencial no grupo motor-gerador do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Minas Gerais (POP-MG/RNP). Os três campi serão afetados pela suspensão do serviço.
Contamos com sua colaboração!
Confira a entrevista concedida Prof. Antonio Marcelo ao jornal Plano Aberto, da TV UFOP, tratando sobre as reformas trabalhistas e da previdência, bem como sobre a postura do juiz Sérgio Moro.
Com imenso prazer convidamos para o lançamento do livro Mediação tecnológica e formação docente, organizado pelos professores Hércules Tolêdo Corrêa e Márcia Ambrósio, no dia 19 de maio de 2017, às 15h30 no auditório do CEAD.
Teremos uma mesa-redonda com a presença dos organizadores e também o lançamento de outras obras.
Este livro reúne textos de diferentes autores da área em um debate sobre a mediação tecnológica e a formação docente, dialogando com as diretrizes para a educação básica, na busca de possibilidades metodológicas para a EaD.
Tem como propósito desvelar o avanço das práticas pedagógicas na Educação a Distância, procurando melhorias na qualidade da educação oferecida nas escolas da rede pública de educação básica do Brasil e contribuindo para a formação de professores, nos cursos de licenciatura mediados pelas tecnologias digitais. Ademais, enfatiza práticas exitosas e estimula novas experiências acadêmicas em ambientes virtuais de aprendizagem. Desse modo, focaliza os seguintes aspectos:
1. A mediação tecnológica na formação docente;
2. A importância da linguagem e suas disciplinas na formação de pedagogos;
3. A questão dos letramentos na produção de materiais didáticos para uso na EaD;
4. A avaliação na EaD, em diferentes áreas do conhecimento e o uso do portfólio/webfólio no ensino superior;
5. O ensino da História por meio de jogos digitais em rede e por meio de projetos coletivos de conhecimento na EaD;
6. A sala virtual de coordenação pedagógica como espaço de cogestão dos tutores e do professor;
7. A docência/trabalho na EaD, no contexto do ensino superior, da alienação e da estrutura social. A obra procura estimular o leitor a refletir sobre trabalhos que apresentam estudos e pesquisas, nos quais se articulam vivências de prática pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem, e que permitem o confronto entre os conhecimentos cotidianos dos indivíduos e os conceitos científicos desenvolvidos nos últimos anos e que trazem reflexões sobre a formação do professor em cursos a distância e que vão preparar os alunos de hoje para o mundo de amanhã (Márcia Ambrósio e Hércules Tolêdo Corrêa).
Confira abaixo o sumário da obra:
Apresentação: Discutindo diretrizes para a educação básica e buscando possibilidades para a EaD
Hércules Corrêa e Márcia Ambrósio
1. Sistemas de Educação a Distância: materiais didáticos e tecnologias de suporte como elementos constitutivos
Daniel Mill (UFSCar) e Rubens Yutaka Yamaguchi (UFSCar)
Parte I – Linguagens e letramentos
2. Contribuições do ensino da(s) linguagem(ns) para a formação de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Hércules Tolêdo Corrêa (UFOP)
3. Os letramentos na elaboração do material didático para a EaD
Regina Cláudia Pinheiro (UECE) e Júlio César Araújo (UFC)
4. Relação com a escrita de estudantes de graduação no ensino on-line de graduação
Messias Dieb (UFC)
Parte II – História
5. Aprender História com jogos digitais em rede: possibilidades e desafios para os professores
Eucídio P. Arruda (UFMG)
6. Ensino de História na formação de professores: a construção de projetos coletivos de conhecimento na Educação a Distância
Janete Flor de Maio Fonseca (UFOP)
Parte III – Ensino/aprendizagem, avaliação e gestão
7. A avaliação da aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento
Suzana Santos Gomes (UFMG)
8. Avaliação e EaD e os diferentes registros no espelho do portfólio/webfólio
Márcia Ambrósio (UFOP)
9. Sala Virtual da Coordenação: espaço de cogestão, compromisso e liberdade dos tutores e do professor
Marilene Andrade (UFOP)
10. A docência na EaD: o trabalho como elemento fundante da estrutura social
Inajara de Salles Viana Neves (UFOP)
Mais artigos...
- Prof. Dr. Antônio Marcelo participa de debate no Canal Futura com o tema "Como a tecnologia pode contribuir para a política no país?"
- Início do curso de Especialização em Mídias na Educação e Aula Inaugural
- Vaga de Professor Formador para atuar em disciplinas da área de Linguagens
- Nota: Desligamento de energia na UFOP e plataformas indisponíveis neste sábado dia 08/04