O SISBIN disponibiliza um sistema online para a geração automática de ficha catalográfica com o objetivo de agilizar e otimizar os seus serviços. O Sistema gera a ficha catalográfica de seu trabalho pelo preenchimento dos campos do formulário. Devido a sua característica autoexplicativa, são fornecidas orientações ao longo do seu preenchimento.
Acesse o site: www.sisbin.ufop.br. Na aba serviços, escolha o tipo de seu trabalho (Monografia e Especializações ou Teses e Dissertações) e acesse o link para preenchimento do formulário. Ao final é necessário selecionar o e-mail da sua Biblioteca.
Após o recebimento do formulário, a ficha será elaborada no prazo máximo de 10 (dez) dias e encaminhada ao autor via e-mail.
Observe atentamente as orientações e em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: bibcead@sisbin.ufop.br, colocando no assunto o motivo da sua dúvida.
A ficha catalográfica deve constar no verso da folha de rosto de teses, dissertações e TCCs.
O Grupo de Estudos MULTDICS - Multiletramentos e usos de tecnologias digitais na Educação tem como objetivo realizar pesquisas e trabalhos de ensino e extensão sobre os usos da leitura e escrita na sociedade contemporânea, a partir das chamadas múltiplas linguagens. Portanto, o grupo pretende estudar não apenas a linguagem verbal, área de formação de grande parte dos seus membros, mas também linguagens os sons e as imagens, estáticas ou em movimento, a música, dentre outras. Tudo isso relacionado à educação de crianças, jovens e adultos.
O grupo existe na UFOP desde 2012 e é responsável pela formação de cinco mestres em Educação, nesta área. Neste momento, há mais três trabalhos de mestrado em andamento. Além da supervisão de uma pesquisa de pós-doutoramento. Todas as pesquisas e trabalhos do grupo se voltam para a realidade da Região dos Inconfidentes, procurando contribuir para melhorar as condições de educação na região ou para dar visibilidade a projetos bem-sucedidos, que têm acontecido em escolas como a Escola Municipal René Giannetti ou o Instituto Federal de Minas Gerais, no Campus de Ouro Preto. Outro trabalho de destaque realizado no âmbito do MULTDICS foi um estudo sobre as formas de inserção na cultura escrita de um grupo de hip-hop da região de Ouro Preto e Mariana, o coletivo A Rede.
Neste ano, a Jornada contará com a participação da professora e pesquisadora RENATA JUNQUEIRA, da Universidade do Estado de São Paulo - UNESP, de Presidente Prudente, que falará sobre as diferentes linguagens em livros para crianças bem pequenas, de bebês a crianças de dois ou três anos.
O grupo também discutirá questões relativas às neurociências e aprendizagem, com a participação de professores e pesquisadores especialistas no tema, da própria UFOP. Também será apresentado um trabalho de pós-doutorado, pelo coordenador do Grupo MULTDICS, o Professor HÉRCULES CORRÊA, e a educadora do Museu da Inconfidência, CHRISTINE FERREIRA AZZI. As pesquisas de mestrado que estão sendo desenvolvidas, sobre o PNAIC, diferentes linguagens em aula de português, uso de tecnologia móvel e práticas de leitura em bibliotecas escolares também serão apresentadas e discutidas.
A II JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS MULTDICS acontecerá durante todo o dia 07 outubro, no auditório do CEAD-UFOP, no Campus Morro do Cruzeiro. O evento é aberto a toda a comunidade universitária e também são bem-vindas pessoas da comunidade em geral!
DATA: 07 de outubro
LOCAL: Auditório CEAD-UFOP
INSCRIÇÕES: eventomultiletramentos@gmail.com (envie um email com as seguintes informações: "Quero participar da Jornada do Multdics, com nome completo e instituição em que trabalha ou estuda, além de formas de contato: e-mail e telefone.")
Acesse aqui a programação | ![]() |
DATA: 21 e 22 de outubro de 2016
NOVO LOCAL: Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 33,00 (trinta e três reais)
>> Abertas as inscrições para participação em minicursos/oficinas
e relatos de experiência/projetos! Confira abaixo.
Prezado/a professor/a e estudante das Licenciaturas,
Você está convidado a participar do nosso seminário, que é um convite para repensar valores e a postura profissional. Vamos ajudá-lo a se preparar para exercer a docência de forma lúdica. Neste seminário vamos fazer a articulação entre brincadeiras, jogos, histórias infantis, música e artes no processo educativo na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, buscando revelar novas perspectivas metodológicas, de caráter lúdico, que sejam potencializadoras de diferentes formas de registros em portfólios brincantes de aprendizagens. Além disso, vamos realizar intercâmbio de experiências sobre práticas pedagógicas significativas em desenvolvimento nas escolas. É um prazer incomensurável realizar este seminário com a participação de vocês! Este evento trará suporte para a construção de novos conhecimentos por meio de uma metodologia participativa.
Confira nossa organização:
- Abertura com programação cultural com a presença de artista cênico (UFMG);
- Roda de conversa brincante para abertura das atividades com o Professor Eugênio Tadeu (UFMG): "Brincantes professores e o brincar das crianças";
- Uma mesa Redonda - com a participação de pesquisadores convidados, objetivando oferecer aos participantes a discussão do tema geral do seminário em diferentes abordagens;
- Comunicações Orais (relatos de experiências exitosas / projetos de intervenção) – apresentação de professores das escolas que tiveram os trabalhos selecionados pelo Comitê Científico do evento. [Consulte os detalhes na programação];
- Minicursos e oficinas – ministrados por especialistas na área e/ou estudantes das Licenciaturas e projetos de extensão da UFOP, abordando sub-temas que fazem interface com o tema geral do Seminário. [Consulte os detalhes na programação].
Áreas temáticas: O corpo e os jogos e as brincadeiras, as linguagens oral e escrita, as artes visuais e cênicas, a música, a diversidade, a linguagem lógico-matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
INSCRIÇÕES NO SEMINÁRIO
Período de inscrição: 22 de julho a 15 de outubro de 2016 (Últimas vagas! Sujeitas a disponibilidade de número de participantes)
Taxa de inscrição: R$ 33,00 (trinta e três reais)
Informações importantes:
- Todos os participantes do evento devem realizar a inscrição por meio do formulário de inscrição disponível nesta página ou no site do evento: www.cead.ufop.br/portfoliobrincante
- As informações fornecidas através do formulário serão utilizadas para fins de cadastro no ambiente virtual;
- O nome do participante deve ser informado corretamente, já que irá constar nos seus registros oficiais do curso e nos certificados de participação;
- Deve ser informada a categoria da participação.
DÚVIDAS SOBRE SUA INSCRIÇÃO?
Fale com Guilherme (31) 3559.1946 ou mande um e-mail para guilherme.anselmo.cead@gmail.com
1) Inscreva-se como participante no seminário por meio do formulário abaixo:
Formulário para inscrição como participante (até 15 de outubro)
2) Inscreva-se para participar dos minicursos e oficinas:
Formulários para participação em minicursos e oficinas
3) Inscreva-se para participar dos relatos de experiência/projetos:
Formulário para participação em relatos de experiência/projetos
Divulgada a 5ª Chamada para matrícula nos cursos de Graduação a Distância.
O professor Luciano Batista de Oliveira do DEGEP/CEAD, em parceria com o Professor Rafael Alcadipani (EAESP/FGV) e a Professora Cíntia Rodrigues (UFU), participaram do EnANPAD 2016 (Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) e, com o artigo intitulado “Nós Estamos Fazendo o que Deve Ser Feito”, “Nós Não Colocamos a Sociedade e o Meio-ambiente em Risco” e “A Culpa Não é Nossa: Desengajamento Moral em um Crime Corporativo", receberam o prêmio de Melhor Artigo da Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais, tema específico em "Comunicação, Processos Discursivos e Linguagem."
Criada em 1976, a partir da iniciativa dos oito programas de pós-graduação então existentes no Brasil, a ANPAD é hoje o principal órgão de interação entre programas associados, grupos de pesquisa da área e a comunidade internacional. Aliado a sua sólida atuação, o crescimento considerável de cursos de Pós-graduação ofertados fez com que a associação comemorasse seus 40 anos de atividades reunindo mais de 100 programas associados em uma comunidade acadêmica internacionalmente reconhecida.
Em breve, o artigo na íntegra e maiores informações poderão ser obtidas através do anais do evento: http://www.anpad.org.br/
Mais artigos...
- Lançamento do livro "Tradição e Modernidade. A resistência de Ouro Preto a Mudança da Capital" da Profa. Janete Flor de Maio Fonseca
- Termina hoje, dia 29/09/2016, as inscrições para Professor Substituto - Área: Administração Pública
- Prof. Antônio Marcelo publica artigo sobre a conjuntura política brasileira no site "Congresso em Foco"
- Projeto "No Tempo do Samba"