Prezados bolsistas,

A Coordenação UAB comunica a todos que conforme solicitação da CAPES ocorrerá alteração do tipo de conta bancária utilizada para os pagamentos das bolsas.

A CAPES alterará o pagamento das bolsas de conta benefício para conta corrente.

Os tipos de contas correntes para fins de pagamento de bolsa e suas características são:

• Não pode ser conta corrente que possua limite diário para depósitos ou transferências;

• Não pode ser conta corrente exclusiva para recebimento de salário;

• Em caso de conta conjunta, o bolsista deve ser o titular da conta;

• Não pode ser conta poupança.

Solicitamos a todos os bolsistas que informe a Secretaria da Coordenação UAB os dados bancários conforme especificações acima, visto que os pagamentos das bolsas referente ao mês de Outubro, creditados em Novembro estarão disponíveis somente na conta corrente informada pelo bolsista.

Conforme orientações da CAPES: Os bolsistas que já possuam contas correntes em acordo com as especificações informadas poderão utilizá-las para o recebimento das bolsas. Aqueles bolsistas que não possuírem conta corrente deverão providenciá-la no banco de sua escolha.

Clique aqui para enviar os dados bancários

Atenciosamente,

Coordenação UAB

Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey do DEGEP/CEAD participaram do ICME-13: 13th International Congress on Mathematics Education, que aconteceu em Hamburg, Alemanha, no período de 24 a 31 de Julho de 2016, na Universidade de Hamburgo e no Centro de Convenções de Hamburgo.

Prof. Milton Rosa foi um dos coordenadores do TSG35 The Role of Ethnomathematics in Mathematics Education, cujas atividades compreenderam:

- Palestra de Abertura intitulada Ethnomathematics and its Pedagogical Action proferida pelo Prof. Milton Rosa;

- Simpósio intitulado The Critical and Reflective Dimensions of Ethnomodelling conduzido pelo Prof. Daniel Clark Orey;

- Sessões paralelas de apresentação de comunicação científica e de comunicação oral, todas relacionadas com os pressupostos da etnomatemática.

Nesse grupo foram apresentados 24 artigos por 36 pesquisadores de 19 países diferentes como Austrália, Bélgica, Brasil, China, Costa Rica, Grécia, India, Israel, Itália, Mossambique, Nepal, Nova Zelândia, Peru, Filipinas, Portugal, Africa do Sul, Espanha, Tanzânia e Estados Unidos. Para nortear as atividades desse grupo foi publicado em Abril de 2016, o livro intitulado Current and Future Perspectives of Ethnomathematics, da Série ICME-13 Surveys, pela Springer. Os artigos apresentados nesse grupo serão publicados em uma edição especial do Journal of Mathematics and Culture e também em um livro da Série ICME 13 Monographs pela Springer.

 


Confira o artigo do Prof. Daniel Orey

 


Confira o artigo do Prof. Milton Rosa

 

 

Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey do DEGEP/CEAD publicaram o artigo intitulado Humanizing Mathematics through Ethnomodelling no Journal of Humanistic Mathematics do Claremont Center for the Mathematical Sciences em Claremont, na Califórnia - Estados Unidos.

Nesse artigo, os professores Milton e Daniel discutem como o processo de ensino e aprendizagem em matemática pode ser humanizado com a utilização da etnomodelagem em sala de aula ao oferecer exemplos estudados nos Estados Unidos e Brasil.

Maiores informações podem ser obtidas no link da publicação

 


Confira aqui o artigo

 

 

 

O processo seletivo é para ingressar no segundo semestre letivo de 2016, na modalidade a distância. Os interessados podem se inscrever entre os dias 8 e 15 de agosto, clique AQUI para acessar os editais referentes ao processo seletivo.

São ofertadas 880 vagas em quatro cursos — Geografia (licenciatura), Matemática (licenciatura), Pedagogia (licenciatura) e Administração pública (bacharelado) — distribuídos em 15 polos de apoio presenciais, em Minas Gerais e São Paulo.

Ouça aqui a chamada da Rádio UFOP Educativa

As inscrições serão realizadas pelo endereço www.vestibular.ufop.br. Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá informar o número de sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo que pode ser utilizada a edição do exame de 2013, 2014 ou de 2015. Cada candidato poderá realizar apenas uma inscrição no processo seletivo, selecionando o curso e o respectivo Polo de Apoio Presencial. O valor da taxa é de R$ 50,00 e a inscrição será validada após o pagamento do boleto bancário.

As aulas começam no dia 12 de setembro de 2016.

Fique atento ao cronograma:

 

AÇÃO  DATA/PERÍODO
Publicação do edital do processo seletivo  22/07/2016
Inscrições na página do Vestibular/UFOP  08 a 15/08/2016
Data limite para pagamento da taxa de inscrição  16/08/2016
Divulgação do número de inscritos nos cursos  22/08/2016
Consulta da inscrição, pelo candidato A partir de 22/08/2016
Manifestação de interesse pela alteração da inscrição –
exclusivamente para os candidatos inscritos nos cursos que não
registraram o número mínimo de inscrições (item 2.2 do edital)
22 a 23/08/2016
Divulgação do Resultado/Convocação para matrícula (1ª Chamada)  01/09/2016
Realização das matrículas, nos Polos de Apoio Presencial  08 a 09/09/2016
Início das aulas do 2º semestre letivo de 2016 (previsão)  12/09/2016
Convocação para matrícula (2ª Chamada)  13/09/2016
Divulgação do número de matrículas efetivadas, para fins de formação das turmas, nos cursos 
14/09/2016

A Profa. Marger Viana do departamento DEGEP/CEAD participou da XXX Reunión Latinoamericana de Matematica Educativa realizada em Monterrey no México, de 11 a 15 de Julho de 2016, no Tecnológico de Monterrey. No dia 12 de julho das 16h30 às 17h30, pesquisadores de diversos países participaram do debate, muito concorrido, sobre a palestra proferida pela professora: HISTÓRIA DE LAS MATEMÁTICAS EN LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA: USO EXPLÍCITO O IMPLÍCITO? A palestra encontra-se na página 7 do Libro de Resúmenes do evento. Confira aqui

A professora coordenou junto com o pesquisador venezuelano Fredy Gonzalez, o grupo de trabalho e discussão HISTORIA SOCIAL DE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA EM LATINOAMÉRICA. Embora este grupo ainda seja pequeno, as intervenções e relatos foram importantes para a decisão da apresentação de pesquisas sobre o tema na VIII CIBEM, que será realizada em Madrid em 2017.

Profa. Marger também apresentou a comunicação científica escrita em coautoria com seu orientando do Mestrado Pedro Henrique da Silva intitulada: TRANSFORMACIONES GEOMÉTRICAS EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA (neste caso "primária" corresponde ao nosso Ensino Fundamental II). A professora não perdeu a oportunidade de participar de um Taller oferecido pelo eminente pesquisador sobre a Socioepistemologia, o mexicano Ricardo Cantoral.

A XXX RELME, um evento já consolidado conta com pesquisadores provenientes não só da América Latina, mas dos Estados Unidos, Europa e Japão. Além dos pesquisadores participam também estudantes de Pós-Graduação e professores da Educação Básica. A cada encontro constata-se o interesse de pesquisadores brasileiros em participar deste importante evento (as submissões podem ser escritas em espanhol e português). Desta vez participaram 26 brasileiros e brasileiras. A professora Marger, única brasileira que faz parte do CLAME – Comité Latinoamericano de Matemática Educativa, participa da Comissão de Admissão e espera que brasileiros se submetam para aumentar a representação brasileira neste Comitê.

Maiores informações podem ser obtidas na página do evento