Prezados bolsistas,

Segue abaixo o link para emissão da Declaração de Rendimentos de Imposto de Renda referente ao ano de 2015:

http://informerendimentos.capes.gov.br/informerendimentos/informerendimentoForm.jsp

Prezado(a)s Professores,

A Diretoria do CEAD convida os Srs(as) para a Cerimônia Unificada de Colação de Grau dos cursos de Geografia, Pedagogia, Matemática e Administração Pública ofertados pelo CEAD, que ocorrerá dia 29/04/2016, às 14h, no Centro de Convenções - Teatro Ouro Preto.

Contamos com a sua presença!

Prezado usuário, a partir do dia 01/04/2016, os pedidos de agendamento de vídeo ou webconferência e as reservas dos auditórios do CEAD (lados A e B), só serão aceitos se formalizados por email.

A solicitação deve constar os seguintes dados:

- Nome do Solicitante / Responsável:
- Telefone de contato:
- Curso / Departamento UFOP:
- Professor responsável (quando o pedido for feito por discente):
- Motivo da reserva (reunião, seminário, palestra, aula, etc):
- Data do evento:
- Hora início do evento:
- Hora final do evento:
- Precisará do apoio da equipe de informática do CEAD (para vídeo ou web)?

Os emails devem ser encaminhados para:

agendaweb.cead@ufop.edu.br

Confira a lista dos estudantes dos cursos de graduação a distância desligados e jubilados da UFOP, referente ao primeiro semestre letivo de 2016 - PORTARIA REITORIA Nº. 173, DE 04 DE ABRIL DE 2016.

Os interessados poderão interpor recurso contra o desligamento no Polo de Apoio Presencial ou na Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD até o dia 20/04/2016, nos horário de funcionamento dos setores.

 


Lista dos estudantes desligados
e jubilados

 

 

 

Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey, do DEGEP/CEAD publicam capítulos no livro intitulado Current and Future Perspectives of Ethnomathematics as a Program, da série ICME-13 Topic Surveys, do 13th International Congress on Mathematical Education - ICME-13. O congresso acontecerá em Hamburgo na Alemanha de 24 a 31 de Julho de 2016. Este livro foi escrito em coloboração com autores do Brasil, Portugal Estados Unidos, Costa Rica e Filipinas.

"This survey on the modernity of ethnomathematics addresses numerous themes related to both ethnomathematics and mathematics education. It offers a broader view of mathematics, including ideas, procedures, concepts, processes, methods, and practices rooted in distinct cultural environments. In addition, by reflecting on the social and political dimensions of ethnomathematics, another important aspect of this research program is the development of innovative approaches for a dynamic and glocalized society. Ethnomathematics recognizes that members of different cultures develop unique mathematical techniques, methods, and explanations that allow for an alternative understanding and transformation of societal norms. The theoretical basis of ethnomathematics offers a valid alternative to traditional studies of history, philosophy, cognition, and pedagogical aspects of mathematics. The current agenda for ethnomathematics is to continue an ongoing, progressive trajectory that contributes to the achievement of social justice, peace, and dignity for all. The debates outlined in this book share a few of the key ideas that provide for a clearer understanding of the field of ethnomathematics and its current state of the art by discussing its pedagogical actions, its contributions for teacher education, and its role in mathematics education."

Para mais informações, confira: http://www.springer.com/in/book/9783319301198#aboutBook.