A Profa. Marger da Conceição Ventura Viana do DEGEP/CEAD participou do X Simpósio de Formação e Trabalho Docente (X SIMPOED), ocorrido nos dias 24, 25, 26 e 27 de novembro de 2015, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto.

A Profa. Marger apresentou a comunicação oral AVALIAÇÕES EXTERNAS: INFLUÊNCIAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA como resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido com seu orientando Roberto Arlindo Pinto, aluno do Mestrado Profissional em Educação Matemática do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP.

O SIMPOED é um evento cuja primeira edição ocorreu em 2003. Congrega pesquisadores e profissionais da educação, para socialização de pesquisas e trocas de experiências sobre a educação e, em especial, sobre a formação de professores e os desafios da profissão docente. O evento é aberto a brasileiros e estrangeiros. A professora Marger participa desde o primeiro SIMPOED.

Prof. Milton Rosa do DEGEP/CEAD proferiu a palestra intitulada Etnomatemática e a Formação de Professores de Matemática na 3ª Semana Acadêmica do Curso de Matemática (3a. SAMAT) e no I Encontro de Estudantes de Matemática do Sul e Sudeste Paraense (1º EEMASSP), patrocinado pela Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudoeste do Pará, no período de 24 a 26 de Novembro de 2015.

 


Confira a apresentação

Devido ao número de inscritos e para maior conforto de todos(as), o I Simpósio Internacional - Compartilhamento de práticas e saberes em EaD será realizado no auditório do Curso de Engenharia Geológica (DEGEO), situado no Campus do Morro do Cruzeiro Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

O professor Daniel Clark Orey do DEGEP/CEAD concedeu o direito de utilização da foto, de sua autoria, da porta da casa de Elizabeth Bishop em Ouro Preto, tirada em 2005, para utilização como capa do livro intitulado Feijão-Preto e Diamantes: o Brasil na Obra de Elizabeth Bishop, de autoria de Regina Przybycien e publicada pela Editora UFMG, em 2015.

A autora Regina Przybycien é professora de Literatura Brasileira na Universidade de Jaguelônica de Cracóvia, Polônia. Essa autora foi a primeira pesquisadora da obra de Elizabeth Bishop no Brasil.

 

 

Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey do DEGEP/CEAD participaram do VI Seminário Internacional de Educação Matemática (VI SIPEM), que foi realizado na cidade de Pirenópolis, Goiás, no período de 15 a 19 de Novembro de 2015.

Os professores Milton e Daniel participaram do grupo de trabalho GT05 – História da Matemática e Cultura, apresentando os trabalhos intitulados Etnomatemática: um programa de pesquisa lakatosiano e Utilizando as perspectivas êmica, ética e dialógica em pesquisas em etnomodelagem. Prof. Milton também participou como coordenador da sessão intitulada Etnomatemática: pesquisa e reflexão teórica. Prof. Daniel foi eleito para ser um dos autores do capítulo do livro sobre as pesquisas apresentadas no GT05, a ser publicado em inglês, pela Springer, em 2017. Prof. Milton Rosa também foi eleito vice-coordenador do GT05 para o triênio 2015-2018.

Além da participação das atividades propostas no evento, os professores Milton e Daniel também participaram das discussões relacionadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNC), auxiliando na elaboração do relatório do GT05 e, também, do Debate sobre a BNC promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) com a participação do Prof. Ítalo M. Dutra, da Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

O SIPEM tem como finalidade promover o intercâmbio entre grupos de pesquisa que, em diferentes países, se dedicam às investigações na área da Educação Matemática. Esse seminário pretende, dessa maneira, divulgar as pesquisas brasileiras e promover o encontro dos pesquisadores que se dedicam às essas investigações, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer os estudos que estão sendo realizados em diferentes instituições nacionais e internacionais. Além disso, o SIPEM propicia a formação de grupos integrados de pesquisa, ao congregar pesquisadores brasileiros e internacionais, possibilitando o avanço das pesquisas em educação matemática em nosso país e no mundo.