Prezado(a)s Professores,

A Diretoria do CEAD convida os Srs(as) para a Cerimônia Unificada de Colação de Grau dos cursos de Geografia, Pedagogia, Matemática e Administração Pública ofertados pelo CEAD, que ocorrerá dia 29/04/2016, às 14h, no Centro de Convenções - Teatro Ouro Preto.

Contamos com a sua presença!

Confira a lista dos estudantes dos cursos de graduação a distância desligados e jubilados da UFOP, referente ao primeiro semestre letivo de 2016 - PORTARIA REITORIA Nº. 173, DE 04 DE ABRIL DE 2016.

Os interessados poderão interpor recurso contra o desligamento no Polo de Apoio Presencial ou na Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD até o dia 20/04/2016, nos horário de funcionamento dos setores.

 


Lista dos estudantes desligados
e jubilados

 

 

 

Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey, do DEGEP/CEAD publicam capítulos no livro intitulado Current and Future Perspectives of Ethnomathematics as a Program, da série ICME-13 Topic Surveys, do 13th International Congress on Mathematical Education - ICME-13. O congresso acontecerá em Hamburgo na Alemanha de 24 a 31 de Julho de 2016. Este livro foi escrito em coloboração com autores do Brasil, Portugal Estados Unidos, Costa Rica e Filipinas.

"This survey on the modernity of ethnomathematics addresses numerous themes related to both ethnomathematics and mathematics education. It offers a broader view of mathematics, including ideas, procedures, concepts, processes, methods, and practices rooted in distinct cultural environments. In addition, by reflecting on the social and political dimensions of ethnomathematics, another important aspect of this research program is the development of innovative approaches for a dynamic and glocalized society. Ethnomathematics recognizes that members of different cultures develop unique mathematical techniques, methods, and explanations that allow for an alternative understanding and transformation of societal norms. The theoretical basis of ethnomathematics offers a valid alternative to traditional studies of history, philosophy, cognition, and pedagogical aspects of mathematics. The current agenda for ethnomathematics is to continue an ongoing, progressive trajectory that contributes to the achievement of social justice, peace, and dignity for all. The debates outlined in this book share a few of the key ideas that provide for a clearer understanding of the field of ethnomathematics and its current state of the art by discussing its pedagogical actions, its contributions for teacher education, and its role in mathematics education."

Para mais informações, confira: http://www.springer.com/in/book/9783319301198#aboutBook.

Prezado usuário, a partir do dia 01/04/2016, os pedidos de agendamento de vídeo ou webconferência e as reservas dos auditórios do CEAD (lados A e B), só serão aceitos se formalizados por email.

A solicitação deve constar os seguintes dados:

- Nome do Solicitante / Responsável:
- Telefone de contato:
- Curso / Departamento UFOP:
- Professor responsável (quando o pedido for feito por discente):
- Motivo da reserva (reunião, seminário, palestra, aula, etc):
- Data do evento:
- Hora início do evento:
- Hora final do evento:
- Precisará do apoio da equipe de informática do CEAD (para vídeo ou web)?

Os emails devem ser encaminhados para:

agendaweb.cead@ufop.edu.br

Prezad@s estudantes e professor@s:

A Pró-Reitoria de Graduação inicia, nesta semana, a Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas da Graduação referente ao 2º semestre letivo de 2015. A pesquisa, que é aplicada semestralmente, convida estudantes e professor@s da Ufop a avaliarem aspectos relevantes da condução pedagógica dos cursos presenciais de graduação.

O formulário estará disponível no sistema MinhaUFOP, até o dia 11 de abril de 2016. Nesse período, o mesmo poderá ser respondido imediatamente ou, se necessário, poderá ser justificada a opção pela não participação. O formulário ficará disponível para novos preenchimentos, no período de aplicação, ainda que tenha sido justificada, inicialmente, a não participação.

Uma vez iniciada a pesquisa, o formulário deve ser integralmente preenchido, isto é, @s estudantes devem avaliar cada uma das disciplinas cursadas no semestre letivo, em todos os 10 itens avaliativos, e @s professor@s devem avaliar cada uma das turmas nas quais ministraram aulas, em todos os 10 itens avaliativos. A não conclusão da pesquisa habilita o sistema a reabrir o formulário em todos os acessos ao sistema MinhaUFOP, até que o mesmo seja preenchido na sua totalidade.

Para facilitar o acompanhamento das questões respondidas, a pesquisa exibe um contador, que indica a passagem das páginas na medida em que todas as avaliações são realizadas. O sistema também destaca em verde, as avaliações registradas e, em vermelho, as avaliações a serem preenchidas (pendentes).

- Os resultados das pesquisas realizadas pela PROGRAD/UFOP são divulgados no endereço:

http://www.prograd.ufop.br/index.php/nap/avaliacao-disciplinas

- Após o fechamento do período de realização da pesquisa, @s professor@s podem visualizar os dados tabulados de sua avaliação, pel@s estudantes, diretamente no acesso restrito ao sistema MinhaUFOP.

- A consulta aos dados da pesquisa, pel@s professor@s, não permite a identificação dos estudantes que @s avaliaram.

Para onde vão esses dados?

Os dados levantados são consolidados em relatórios, que são divulgados à comunidade acadêmica por meio da página da PROGRAD/UFOP http://www.prograd.ufop.br/index.php/nap/avaliacao-disciplinas e são encaminhados aos departamentos, visando subsidiar discussões de aprimoramento das ações pedagógicas. Os resultados da pesquisa geram indicadores para as temáticas do “Programa Sala Aberta: Docência no Ensino Superior”, o qual atua no acompanhamento e na capacitação continuada da docência. Há também apresentações na Câmara de Colegiados para análise dos dados. Cada curso, através do Presidente de seu colegiado, é convidado pelo NAP/PROGRAD para discutir os resultados do ensino-aprendizagem e propor planos de ação para crescimento do curso.

Participe da Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas da Graduação 2015/2.

Avaliar é contribuir para uma UFOP melhor!

UFOP - Pró-Reitoria de Graduação