A professora Marger da Conceição Ventura Viana, do DEGEP/CEAD participou do Encontro Iberoamericano de História da Educação Matemática que aconteceu em Belém - Pará, no período de 04 a 07 de Novembro de 2015, apresentando a Comunicação Científica DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX AO SÉCULO XXI: a formação de professores de Matemática na UFOP.
O Congresso Ibero-Americano de História da Matemática (CIHEM) foi realizado pela primeira vez em Covilhã - Portugal e o segundo em Cancún - México quando se constatou a que a produção de pesquisa em História da Educação Matemática tem crescido significativamente nos últimos anos.
A realização do III CIHEM complementa e aprofunda o intercâmbio entre pesquisadores e a produção de conhecimento ligada à história da Educação Matemática na América Latina, em Portugal e na Espanha, espelhando as diversas perspectivas e metodologias que vêm sendo seguidas.
Pesquisadores têm focado temas distintos, com fundamentações diversificadas em abordagens profícuas e criativas. Edições temáticas em História da Educação Matemática têm sido produzidas por conceituados periódicos nacionais e internacionais e, além dos inúmeros grupos de pesquisa que, embora criados mais recentemente, apresentam produção consistente.
O interesse pela temática tem crescido no âmbito da Educação Matemática nesses diversos países. Comissões internacionais, revistas com números especiais sobre o assunto, grupos de trabalho, de pesquisa e tantos outros indicadores mostram o quanto se justifica este evento.
Os professores do Milton Rosa, Daniel Clark Orey e Marger da Conceição Ventura Viana, do DEGEP/CEAD participaram do XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática que aconteceu na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, em Juiz de Fora, Minas Gerais, no período de 30 de Outubro de 2015 a 01 de Novembro de 2015.
Professor Milton Rosa participou da mesa redonda intitulada Etnomatemática, proferindo a palestra intitulada Perspectivas Históricas do Programa Etnomatemática, sendo que também coordenou as sessões A5 e B4 do Grupo de Discussão GD5 – História da Matemática e Cultura para discutir os projetos de pesquisa de mestrandos e doutorando nessa área de estudo.
Professor Daniel Clark Orey participou de mesa redonda intitulada Modelagem Matemática, proferindo a palestra intitulada Explorando a Dimensão Crítica e Reflexiva da Modelagem Matemática, sendo que também coordenou a sessão A14 do Grupo de Discussão GD10 – Modelagem Matemática e a sessão B9 do Grupo de Discussão GD7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática para discutir os projetos de pesquisa de mestrandos e doutorando nessas áreas de estudo.
Professora Marger da Conceição Ventura Viana coordenou a sessão A9 do Grupo de Discussão GD7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática para discutir os projetos de pesquisa de mestrandos e doutorando nessa área de estudo.
O Ebrapem é um espaço democrático para discutir as pesquisas em andamento e observar os seus processos de elaboração e tomada de decisões com relação aos projetos de pós-graduandos em mestrado e doutorado, que visa contribuir para o refinamento dos métodos científicos e com a sustentação teórica dos referenciais estudados.
A nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional - Minas Gerais (SBEM-MG), para o triênio 2015-2018, foi eleita no dia 11 de Outubro de 2015, em Assembleia realizada no VII Encontro Mineiro de Educação Matemática – VII EMEM, que aconteceu em São João del-Rei, de 09 a 12 de Outubro de 2015.
A composição da nova diretoria regional é:
Diretor Regional - Prof. Dr. Milton Rosa (UFOP)
Vice-diretora Regional – Profa. Dra. Cristiane Coppe de Oliveira (UFU)
Secretário 1 – Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann (UFJF)
Secretário 2 – Prof. Dr. Daniel Clark Orey (UFOP)
Tesoureiro 1 – Prof. Ms. Vitor Rezende Almeida (PJF)
Tesoureiro 2 – Prof. Ms. Neil da Rocha Canedo Jr. (PJF)
A SBEM-MG é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter científico, cultural, apartidário e sem vínculos religiosos, que tem como escopo congregar profissionais da área de Educação Matemática ou afins. A SBEM-MG congrega, em seu quadro de associados, pesquisadores, professores e alunos, que atuam ou pretendem atuar nos diferentes níveis do sistema educacional brasileiro, da educação básica à educação superior.
A nova diretoria da SBEM-MG tem como finalidade continuar as ações de promoção do desenvolvimento da Educação Matemática nos diversos níveis de ensino, da Educação Básica até o Ensino Superior, no estado de Minas Gerais. Assim, os seus princípios de trabalho estão relacionados com a cooperação entre os professores, os pesquisadores e os demais profissionais com interesses afins para o desenvolvimento de atividades, o compartilhamento de ideias, de materiais didáticos e de propostas didáticas e pedagógicas entre os professores de todos os níveis de ensino, que ensinam matemática no estado, tendo como meta o seu desenvolvimento profissional.
Os professores do DEGEP/CEAD Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram o artigo intitulado Etnomodelagem: A Abordagem Dialógica na Investigação de Saberes e Técnicas Êmicas e Éticas no periódico Contexto & Educação de classificação Qualis/Capes B2.
Nesse artigo, os professores discutem sobre a aplicação da etnomatemática em conjunto com as ferramentas da modelagem para fornecer por meio da etnomodelagem uma visão holística do conhecimento matemático desenvolvido pelos membros de grupos culturais distintos. Assim, a etnomodelagem procura conectar os aspectos culturais da Matemática com os seus aspectos acadêmicos.
Nesse contexto, o principal objetivo deste artigo é alertar os pesquisadores e investigadores para a necessidade do desenvolvimento de pesquisas e investigações em etnomodelagem com a utilização das abordagens êmica, ética e dialógica. Essas abordagens permitem que esses profissionais adquiram uma compreensão ampla do conhecimento matemático desenvolvido pelos membros de grupos culturais distintos. Os professores concluem que no processo da etnomodelagem a promoção do diálogo entre os conhecimentos locais e acadêmicos é importante para aproximá-los por meio da elaboração de atividades curriculares matemáticas contextualizadas.
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O vice-diretor do CEAD-UFOP Prof. Wellington Tavares, solicita reunião com todos os tutores dos cursos de graduação do CEAD-UFOP, a ser realizada:
Dia: 27 de outubro de 2015
Local: Auditórios A e B do CEAD
Horário: 18h30 às 19h30
Público-alvo: Tutores dos cursos de graduação do CEAD-UFOP e será transmitido por web conferência aos polos para os tutores e coordenadores de polo.
Objetivo: Esclarecer o posicionamento atual das bolsas de tutoria e a necessidade de adequação das atribuições da tutoria frente às condições atuais.
Estarão presentes o diretor do CEAD-UFOP Prof. Adriano Cerqueira (coordenador adjunto da UAB), Prof. Wellington Tavares (vice-diretor do CEAD-UFOP) e os coordenadores de tutoria dos referidos cursos.
Contamos com a presença e a participação de todos os tutores!
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