Prezad@s estudantes e professor@s:
A Pró-Reitoria de Graduação inicia, nesta semana, a Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas da Graduação referente ao 2º semestre letivo de 2015. A pesquisa, que é aplicada semestralmente, convida estudantes e professor@s da Ufop a avaliarem aspectos relevantes da condução pedagógica dos cursos presenciais de graduação.
O formulário estará disponível no sistema MinhaUFOP, até o dia 11 de abril de 2016. Nesse período, o mesmo poderá ser respondido imediatamente ou, se necessário, poderá ser justificada a opção pela não participação. O formulário ficará disponível para novos preenchimentos, no período de aplicação, ainda que tenha sido justificada, inicialmente, a não participação.
Uma vez iniciada a pesquisa, o formulário deve ser integralmente preenchido, isto é, @s estudantes devem avaliar cada uma das disciplinas cursadas no semestre letivo, em todos os 10 itens avaliativos, e @s professor@s devem avaliar cada uma das turmas nas quais ministraram aulas, em todos os 10 itens avaliativos. A não conclusão da pesquisa habilita o sistema a reabrir o formulário em todos os acessos ao sistema MinhaUFOP, até que o mesmo seja preenchido na sua totalidade.
Para facilitar o acompanhamento das questões respondidas, a pesquisa exibe um contador, que indica a passagem das páginas na medida em que todas as avaliações são realizadas. O sistema também destaca em verde, as avaliações registradas e, em vermelho, as avaliações a serem preenchidas (pendentes).
- Os resultados das pesquisas realizadas pela PROGRAD/UFOP são divulgados no endereço:
http://www.prograd.ufop.br/index.php/nap/avaliacao-disciplinas
- Após o fechamento do período de realização da pesquisa, @s professor@s podem visualizar os dados tabulados de sua avaliação, pel@s estudantes, diretamente no acesso restrito ao sistema MinhaUFOP.
- A consulta aos dados da pesquisa, pel@s professor@s, não permite a identificação dos estudantes que @s avaliaram.
Para onde vão esses dados?
Os dados levantados são consolidados em relatórios, que são divulgados à comunidade acadêmica por meio da página da PROGRAD/UFOP http://www.prograd.ufop.br/index.php/nap/avaliacao-disciplinas e são encaminhados aos departamentos, visando subsidiar discussões de aprimoramento das ações pedagógicas. Os resultados da pesquisa geram indicadores para as temáticas do “Programa Sala Aberta: Docência no Ensino Superior”, o qual atua no acompanhamento e na capacitação continuada da docência. Há também apresentações na Câmara de Colegiados para análise dos dados. Cada curso, através do Presidente de seu colegiado, é convidado pelo NAP/PROGRAD para discutir os resultados do ensino-aprendizagem e propor planos de ação para crescimento do curso.
Participe da Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas da Graduação 2015/2.
Avaliar é contribuir para uma UFOP melhor!
UFOP - Pró-Reitoria de Graduação
Divulgado o Comunicado PROGRAD Nº 25/2015 sobre o adiamento das novas entradas nos cursos de graduação oferecidos a distância.
Confira o comunicado | ![]() |
Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey do DEGEP/CEAD publicaram o capítulo de livro intitulado Developing Mathematical Modeling in Virtual Learning Environments by Applying Critical and Reflective Dimensions do livro Learning Environments: Emerging Theories, Applications and Future Directions, da série Education in a Competitive and Globalizing World, da editora Nova Sciences Publisher, na cidade de Hauppauge, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Nesse livro, os autores discutem que dentre as metodologias de ensino inovadoras, é importante destacar a utilização das dimensões crítica e reflexiva da modelagem matemática que é utilizada para a resolução de problemas enfrentados pela sociedade contemporânea. Nas últimas três décadas, a investigação relacionada com essas dimensões visa buscar a sua identidade e a definição de seus objetivos para desenvolver um senso de sua própria natureza e de seu potencial dos métodos de pesquisa utilizados visando legitimar a sua ação pedagógica. Nesse sentido, existe a necessidade de debater a importância de perspectivas filosóficas e teóricas encontradas nas dimensões crítica e reflexiva da modelagem matemática, bem como a sua importância para o ambiente virtual de aprendizagem em cursos de licenciatura em matemática na modalidade a distância.
Para mais informações, acesse:
https://www.novapublishers.com/catalog/product_info.php?products_id=57952
Prezados,
Informamos que no dia 23/02/2016 (terça-feira) de 7h às 8h30, a pedido da equipe da elétrica, será realizado um desligamento de energia no Prédio do CEAD para realização de reparo na infraestrutura de distribuição de energia.
A previsão do retorno será a partir das 8h30.
Agradeçemos a compreensão de todos.
Prezado Estudante,
Informamos que o prazo para protocolar o requerimento foi prorrogado novamente, desta vez, até o dia 29/02/2016 no link da Minha UFOP
Sendo assim, pedimos que siga os procedimentos indicados abaixo no guia de renovação.
Caso o seu e-mail esteja desatualizado e não consiga acessar o portal Minha UFOP, entre em contato com o polo de apoio presencial ou a secretaria de ensino do CEAD, através do e-mail secretaria.ensino@cead.ufop.br, para solicitar a troca do e-mail.
Todo estudante de cursos a distância da UFOP deve efetuar a protocolização de renovação e aquele que perder o prazo de renovação de matrículas estará sujeito ao desligamento desta Universidade por não renovação de matrícula, conforme descrito nas normas institucionais.
Lembramos que a manutenção dos dados cadastrais atualizados é de responsabilidade do estudante. Caso necessite atualizar seu cadastro entre em contato com a secretaria de ensino do CEAD pelo e-mail já informado.
A renovação de matrícula é efetuada através do portal MinhaUFOP e não na plataforma moodle.
Verifique sempre a caixa de span e/ou a lixeira de seu e-mail, pois em vários casos o e-mail com a senha de acesso ao portal MInhaUFOP é direcionado para o span ou a lixeira.
Faça o download do guia de renovação | ![]() |
Mais artigos...
- Professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicam artigo
- Prof. Adriano Cerqueira participa como um dos autores do livro "História e memória das ditaduras do século XX - VOL. 1"
- Contato para solicitação de Ficha Catalográfica
- Profa. Marger Viana publica capítulo no livro "Educação Matemática: Diálogos teóricos e metodológicos"