O curso de extensão “O Circuito do Trem em Ouro Preto/Mariana-MG: Contribuições para Alfabetização Cartográfica nos Anos Iniciais da Educação Básica” atende a 25 professores regentes dos Anos Iniciais da Educação Básica dos municípios de Conselheiro Lafaiete, Diogo de Vasconcelos, Mariana, Ouro Preto e SER – Superintendência Regional de Ensino.
Os encontros ocorrem aos sábados, das 08h às 12h, no Laboratório de Práticas Pedagógicas “Profa. Hebe Rôla”, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Os coordenadores do Projeto, Prof. Jacks Richard de Paulo, Profa. Maria Antonia T. de Oliveira Endo e Profa. Marta Bertin, estão vinculados ao Departamento de Educação (DEEDU/ICHS) e Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE/CEAD).
Durante o curso, estão sendo abordados pelos professores aspectos relacionados às noções cartográficas e as contribuições destas para a leitura de mundo em nossas relações cotidianas, visto que, muitas pessoas apresentam dificuldades em usufruir das riquezas de tais tipos de informações, principalmente, por desconhecerem tais conceitos que representam aspectos basilares para os ensinamentos de Geografia. Desta forma, o objetivo principal desta proposta visa proporcionar novas possibilidades metodológicas de ensino e de aprendizagem de Geografia para a alfabetização/letramento cartográfico, pois acreditamos que tais noções devem ser trabalhadas desde os anos iniciais da Educação Básica, com o intuito de promover junto aos alunos a possibilidade de identificar e interpretar signos que viabilizam o (re)conhecimento e a representação do espaço.
Os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey, do DEGEP-CEAD, estiveram presentes no X Festival Internacional de Matemática, em Limón, Costa Rica, no período de 09 a 11 de Junho de 2016.
Os professores participaram da mesa redonda intitulada El Festival como Punto de Encuentro y Fortalecimiento de la Etnomatemática en Costa Rica e também proferiram as palestras intituladas Discussing Mathematical Modeling in a Long Distance Course, An Ethnomathematical Perspective of Symmetrical Freedom Quilts as Cultural Artifacts e Ethnomathematics + Modeling: An Ethnomathematical Approach.
Nesse congresso, os professores também discutiram sobre os resultados de suas pesquisas em Educação Matemática que estão relacionadas com a Etnomatemática, a Modelagem Matemática, a Etnomatemática e o seu inter-relacionamento com a Educação a Distância.
Maiores informações sobre o congresso podem ser encontradas neste endereço online:
http://www.cientec.or.cr/programas/educadores/10-festival-internacional-de-matematica-limon-2016
Professores do CEAD e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP lançam o livro "A Formação de Professores de Geografia - Contribuições para Mudança de Concepção de Ensino".
O livro reúne textos de diferentes autores da área do ensino de Geografia e tem como propósito trazer contribuições para mudanças na concepção de ensino e aprendizagem do objeto de conhecimento nesta área. Ademais, enfatiza a formação inicial e continuada de professores dessa disciplina.
O DEETE - Departamento de Educação e Tecnologias, o DEEDU - Departamento de Educação e os autores Prof. Jacks Richard de Paulo, Profa. Maria Antônia Tavares de Oliveira Endo e Profa. Marta Bertin, convidam para o lançamento:
DATA: 07 de junho de 2016
LOCAL: Auditório do CEAD
HORA: 18h às 19h30
O CEAD e a CGP oferecem o Curso de Capacitação na Plataforma Moodle visando ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem da Graduação Presencial. De acordo com a Portaria MEC 4059, as instituições poderão introduzir disciplinas semi-presenciais através de atividades didáticas mediadas pelos recursos das tecnologias de comunicação. Poderão ser ofertadas integralmente ou parcialmente, desde que não ultrapassem 20% da carga horária total do curso.
O curso irá priorizar em um primeiro momento a comunidade interna de professores da UFOP, visando a capacitação no uso da plataforma Moodle. Para cada disciplina em que o professor atuar, será disponibilizada uma sala na plataforma para a montagem de conteúdo online.
SOBRE O CURSO
Modalidade: Educação à Distância
Público-alvo: Docentes efetivos que atuam no ensino presencial na UFOP
Nº de vagas: 50 servidores
Inscrições: 17/05 a 01/06/2016 >> Faça aqui sua inscrição
Critério de seleção: A ocupação das vagas será realizada a partir da ordem de inscrição.
Realização: 13/06 a 05/08/2016. Haverá um único encontro presencial, a ser realizado no dia 15/06/2016, às 14h, no auditório do CEAD. O restante do curso será online, via plataforma Moodle 2.8.
OBJETIVOS:
- Contribuir com o desenvolvimento de cursos online na UFOP, bem como para a disseminação do ambiente virtual de aprendizagem Moodle na educação presencial.
- Auxiliar professores na utilização da sala virtual como instrumento de apoio às disciplinas presenciais.
ASSUNTOS ABORDADOS:
- Iniciação na Plataforma Moodle
Ambientação dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA
Criação de página web e a inserção de rótulo
Fundamentos de educação a distância e da educação online: conceitos, histórico
Acessibilidade na Web
Netiquetas
- Interação e Colaboração na Plataforma Moodle
Conhecendo grupos, fórum, chat e wiki
A educação na cibercultura: a aprendizagem em rede na perspectiva da construção colaborativa do conhecimento
- Docência online e os materiais digitais
Inserção do conteúdo na Plataforma Moodle
Acompanhamento do curso
Materiais digitais e suas funções: livro, glossário, diário
- Planejamento e Avaliação da aprendizagem na EaD
Proposição de Atividades na Plataforma Moodle: Tarefas e questionários
Avaliação da Aprendizagem em um curso pela Web
Ministrante: Maria Izabel Lage Martins Gomes - CEAD
Prezados,
O CEAD-UFOP conta agora com uma nova Plataforma Moodle, em uma versão mais atual e dinâmica.
Por isso, os endereços de acesso a Plataforma Moodle foram alterados.
Confira abaixo o passo-a-passo para logar em sua plataforma:
1 - Acesse a página inicial do CEAD-UFOP através do endereço www.cead.ufop.br
2 - Do lado esquerdo da página, encontram-se os links para cada tipo de acesso, conforme as categorias abaixo:
- Graduação EaD (link para nova plataforma Moodle para usuários da Graduação a distância – ou acesse diretamente pelo link https://www.moodle.ufop.br/)
- Moodle antigo (link para plataforma Moodle anterior dos cursos de Graduação a distância, contendo as informações que ainda queiram recuperar – ou acesse diretamente pelo link https://www.moodleantigo.ufop.br/login/index.php)
- Moodle 2 antigo (link para plataforma Moodle anterior dos cursos de Pós-Graduação, Extensão e Mestrado, contendo os cursos que ainda estão encerrando – ou acesse diretamente pelo link https://www.moodle2antigo.ufop.br/login/index.php)
- Graduação Presencial (link para plataforma Moodle para usuários da Graduação Presencial – ou acesse diretamente pelo link https://www.moodlepresencial.ufop.br/)
- Pós-Graduação (link para nova plataforma Moodle para usuários da Pós-Graduação – ou acesse diretamente pelo link https://www.salasvirtuais.ufop.br/)
- Extensão (link para nova plataforma Moodle para usuários da Extensão – ou acesse diretamente pelo link https://www.salasvirtuais.ufop.br/)
- Mestrado (link para nova plataforma Moodle para usuários do Mestrado – ou acesse diretamente pelo link https://www.salasvirtuais.ufop.br/)
Mais artigos...
- Ofício circular 001-16 - Especialização e Aperfeiçoamento
- CAINT anuncia primeiro “International Summer Programme” e conta com a participação do Prof. Daniel Clark Orey
- Declaração Imposto de Renda para bolsistas FNDE
- Professor Daniel Clark Orey do DEGEP-CEAD será um dos condutores da Tocha Olímpica em Ouro Preto